Verbos Irregulares e Regulares, como diferenciar? [Q&A]

Olá gente! Esse fim de semana recebi uma pergunta bem interessante do leitor Rafael Moura em nossa comunidade no Twitter (@InglesnaRede). A pergunta é relacionada a identificação correta dos verbos regulares e irregulares em inglês. Ou seja, Rafael que saber identificar quando um verbo é regular e quando ele é irregular, assim ele poderá identificar e usar de forma correta o verbo em inglês.

Acredito que muitas outras pessoas tenham a mesma dúvida, e por isso, resolvi responder a pergunta do Rafael aqui no Blog. Porém antes de responder a pergunta dele, iremos analisa-la e entende-la melhor, veja a pergunta abaixo:

Como recebemos visitantes de diversos níveis de proficiência em inglês aqui no Blog, para responder a essa pergunta do Rafael, primeiro irei explicar um pouco como é um verbo regular e um verbo irregular em inglês e quando eles são usados.

 

Verbos Regulares e Irregulares em Inglês

 

Uma das primeiras coisas que temos que entender e aprender é que todo verbo carrega um sentido de ideia ou ação em uma frase. Essa ideia ou ação pode ser expressada nos seguintes tempos verbais:

– no presente, algo que está acontecendo ou que a pessoa está sentindo naquele exato momento;

– no passado, algo que já aconteceu, sentiu, sofreu, etc. Algo que aconteceu no passado e ficou no passado. Observe que não inclui o passado perfeito (Persent Perfect) aqui.

– no futuro, algo que irá acontecer, algo que você irá sentir, prever, etc.

Obs.: Nessa dica irei focar apenas no passado, assim não perderemos o foco da pergunta do Rafael.

Para expressar essa ideia ou ação em uma frase no passado, em inglês teremos sempre que usar um dos dois verbos, são eles os verbos regulares e os verbos irregulares. Cada um tem uma forma ou o que podemos chamar de estrutura no passado em inglês, vejamos um pouco de cada um:

 

Passado dos Verbos Regulares

Os verbos regulares são usados no passado e particípio passado em inglês com o simples acréscimo do “ed” ou apenas do “d” no final. Essa regra é bem parecida com as dos verbos no presente simples quando estão na terceira pessoa do singular em inglês. (Leia mais sobre a regra do presente simples aqui.)

Vejamos alguns exemplos de verbos usados na forma ou estrutura regular em inglês, os verbos no passado abaixo são respectivamente to honor, to work e to guide.

 

  • This soldier is honored to helping you. – Este soldado está honrado em lhe ajudar.
  • Yesterday they worked all day long. – Eles trabalharam o dia todo ontem.
  • We were guided for his brother. – Nós fomos guiados pelo irmão dele.

 

Acredito que com as frases acima você já tenha entendido como são usados os verbos regulares em inglês e suas terminações no passado. Fizemos apenas acrescentar o “Ed” ou o um “D” no final do verbo deixando o assim no passado.
É importante que você grave essa informação pois o número de verbos irregulares é MUITO MENOR que o de verbos regulares, deixando a maioria dos verbos seguindo essa regra. Agora vejamos onde ele é diferente dos verbos irregulares.

 

Passado dos Verbos Irregulares

Em um mundo perfeito, todos os verbos seriam como os verbos regulares, onde quando fossemos expressar uma ideia ou ação no passado, apenas acrescentaríamos um “ed” ou um “d” no final dos verbos e pronto, estaríamos expressando perfeitamente nossa intenção em inglês.

O problema é que os verbos irregulares não seguem a mesma regra ou ordem dos verbos regulares. Pelo contrário, cada verbo irregular tem uma forma diferente para cada tempo verbal no passado em inglês. Ou seja, existem verbos com maneiras diferentes de escrever nos tempos verbais passado em inglês, veja alguns exemplos deles na tabela abaixo no passado simples e no particípio passado:

 

Verbos Passado Simples (Past Simple) Passado Particípio (Past Participle)
Arise Arouse Arisen
Begin Began Begun
Dream Dreamed/Dreamt Dreamt
Dive Dived/Dove Dived
Draw Drew Drawn
Drink Drank Drunk
Fall Fell Fallen
Fight Fought Fought
Speak Spoke Spoken

 

Como dar para notar da tabela acima, cada verbo irregular tem sua própria maneira de escrever, falar, etc, variando do tempo verbal que está sendo usado. Também é possível notar que um verbo irregular pode assumir tanto a estrutura irregular, como também a estrutura regular ao mesmo tempo, como é o caso do verbo “to dream” em inglês.

Vejamos alguns exemplos simples para você entender, os verbos no passado irregular abaixo são, to drive, to lie, to sit e to run.

 

  • Susan drove to London two weeks ago. – Susan dirigiu (se mudou para, viajou para) até Londres duas semanas atrás.
  • Juan lay on the couch and his sister sat on the floor. – Juan deitou no sofá e sua irmã sentou no chão
  • We run two kilometers yesterday. – Nós corremos dois kilómetros ontem.

 

Se você prestou atenção nos verbos irregulares em seu estado normal e suas formas no passado na tabela e nos exemplos acima, acredito que notou a grande mudança em sua forma de escrever de um tempo verbal para o outro.

É essa mudança que deixa muitos estudantes de inglês confusos e acredito eu que foi essa diferença que deixou Rafael confuso e o que fez ele me perguntar quais são os verbos regulares e quais são os irregulares em inglês?

Isso também nos faz fazer as seguintes perguntas: Quando devemos usar um e quando devemos usar o outro? Como podemos identificar se um verbo é regular ou irregular? E qual passado gramatical está esse verbo irregular, passado simples ou particípio passado?

 

Vamos as Respostas

Agora que já sabemos um pouco como é um verbo irregular e um verbo regular, como eles são usados em inglês e suas diferenças de acordo com o tempo verbal no passado em inglês, podemos responder a pergunta do Rafael, vejamos novamente sua dúvida:

 

 

@RafaelMoura_ – A resposta para essa pergunta é sim e não. Por que? Para identificar se um verbo é irregular ou não é mais fácil. Precisamos apenas olhar para ele e ver se ele não tem a estrutura regular no passado (com o “ed” ou o “d” no final). Quando em um texto/artigo encontrar uma frase onde o verbo não tem essa estrutura, então podemos dizer que ele é irregular.

Da mesma forma é o verbo regular, se em uma frase o verbo estiver com um “ed” ou o “d” no final, é muito provável que ele seja um verbo regular no passado simples.

 

Obs.: Vale salientar que existe certos verbos que também assumem formas irregulares e formas regulares ao mesmo tempo quando estão no passado em inglês. Um bom exemplo dele citado aqui nessa dica é o verbo “to dream“, na tabela mais acima. Por isso, o importante é sempre que ver esses verbos irregulares, anotar em seu caderno de vocabulário e revisar para não esquecer.

 

Outro ponto importante Rafael é que embora tenhamos que de certa forma gravar esses verbos em nossa cabeça, eu particularmente não sou fã e não recomendo decorar lista de verbos em inglês. Prefiro seguir as dicas e conselhos dos grandes gurus no ensino da língua inglesa como Denilso de Lima que pregam que a melhor maneira de aprender verbos, collocations, expressões idiomáticas e gírias em inglês é pelo contexto da frase, ou nesse caso, aprender o significado e uso de um verbo por dia/vez.

Por hoje é só folks! Espero ter ajudado. Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria fazer uma pergunta, deixe um comentário na área abaixo. Até a próxima dica! :D

 

Outras dicas interessantes sobre o assunto:

Tags: , ,

Artigo escrito por:

Renato é estudante de inglês auto-didata, lecionou aulas particulares por dois anos. Atualmente escreve para o Blog Inglês na Rede e apresenta o EnglishCast, podcast voltado para os estudantes de inglês.

  1. Grande Renato..escrevendo otimamente bem como sempre…

    Obrigado por ter mencionado um link meu no seu post. Farei o mesmo sempre que der.

    Ei, me diz como você fez aquele efeito de mudar de cor quando passa o mouse em cima do texto? Eu sei fazer isso só em Flash..hehe

  2. Ótima postagem Renato!

    Ajudou muito até mesmo a esclarecer algumas dúvidas dos meus alunos!

  3. E aí Renato, parabéns pelo artigo!

    Só agora que consegui ler mas está muito bem escrito e esclarecedor! Eu mesmo em alguns artigos que escrevi no meu blog, já me deparei com alguns verbos irregulares em algumas músicas.

    Eu acredito que você deve ter conseguido agora ajudar o Rafael e provavelmente muita gente que acompanha o seu blog.

    Um grande abraço!

    • Olá Diego, obrigado pela visita e pelo apoio meu querido. Tentei nessa dica não apenas responder a dica do Rafael mas também dar tipo uma revisada na questão verbo regular e irregular, assim podemos entender o por que da pergunta dele e responder da melhor forma possível.

      É bom saber que gostou! Abraço! :D

  4. Parabéns Renato, realmente me ajudou muito essa dicas, apesar de me confundi um pouco com essa diferença!!!!
    fico feliz de existir pessoas tão jovens como vc e que dominam tão bem esse idioma. espero um dia ser igual a vc!!!!
    PARABÉNS MESMO!!!

    • Kelly, muito obrigado pelo comentário! Essa confusão é normal quando lemos pela primeira vez, continue estudando e daqui a pouco não só irá saber o que sei como poderá me ensinar. =)

      Sucesso Kelly e se precisar de qualquer ajuda, estou aqui para auxiliar. :D

  5. Mayssa Oliveira Bezerra

    bacana de mais

  6. Adoraria aprender a língua inglesa, por onde comecar Renato? Fiz uma prova com 15 questões, acertei apenas 4. Gostaria de focar no inglês instrumental.

    • Luis, um curso de inglês iniciando pelo básico acredito que seria o ideal… Se você é aventureiro como eu e quer aprender sozinho, compra um livro básico e vai aprendendo… Aos poucos você irá sentir o resultado…

      Ahh, e não esquece do dicionário, importantíssimo. Qualquer dúvida é só falar. =)

  7. Ei, excelente texto. Parabéns! Eu só acho que tem um errinho nele! Lá na parte em que você diz “grandes gurus do ensino de língua inglesa” tem meu nome logo depois, acho que não sou um grande guru não. Acho que continuo aprendendo como todo mundo! Mas, se o guru estive certo, então muito obrigado pelo elogio e indicação ao meu humilde trabalho. Como eu sempre digo, precisando, estamos na área. :-)

    • Ahhhhh! Denilso, para mim é guru sim… Sua demonstração de humildade acima reafirma isso… Você me conhece e sabe que é isso que penso sobre você e seu belo trabalho, então não reclama não… =)

      Encontrar profissionais que tratam suas profissões com respeito, dedicação e profissionalismo como você atua não é fácil, seja em qualquer profissão… Compartilhar seu trabalho, é o mínimo que posso fazer diante das mais de 1.000 dicas que compartilha através de sue blog e que tantas me ajudaram a falar inglês como falo hoje.

      Obrigado pela visita Denilso e sucesso no Inglês na Ponta da Língua! (Mais sucesso, srsrsrsr :D)

  8. e se eu souber o verbo e não souber se ele é irregular ou irregular ?

  9. Identificar se o verbo é irregular ou regular em frases ou textos prontos é fácil,porém se fomos nós mesmo escrever um artigo é muito complicado.É nessa hora q a duvida aparece na maioria das vezes.

    • Você tem certa razao Kerollayan, de fato saber se o verbo é regular ou irregular na hora de escrever fica mais complicado… Porém com tempo e prática, acabamos por “saber” quem é quem e usamos de forma correta… É claro que tudo isso vem com estudo, pesquisa e principalmente prática.

  10. Obrigado!! :D me ajudou muito!
    Eu estava com muitas duvidas sobre esse assunto.

    Obrigado mesmo. ^_^

  11. cara muito legal seu trabalho muito bem escrito e esclarecedor!!!!
    você e jovem e muito inteligente sabe muito de inglês
    desejo muito sucesso para você :D

  12. Muito bom,me ajudou bastante! Porém só queria saber se nos verbos irregulares é usado o Complemento “DID” ?
    Obrigado! “Thank’s”,haha ;)

    • Você poderá usar ele em algumas situações Adriana, como quando for fazer uma pergunta em inglês onde o tempo é o passado. Nesse caso poderá utilizar o “did”.

  13. Existem verbos regulares e irregulares conjugados no presente?

  14. Esse texto não tem tudo o que eu quero, mais ele e muito bom.

  15. Olá. Gostei bastante das dicas. Mas se o verbo tiver no infinitivo, como saber se é regular ou irregular? Eu tenho uma vaga noção de inglês e só de olhar, conjugo o verbo na minha cabeça, ai sei se é regular ou não, mas e os leigos? Tem algum jeito de saber se eles NO INFINITIVO são regulares ou irregulares? Abç e parabéns!

    • De fato Geisy,

      sem conhecer bem pelo menos a diferença, fica muito difícil entender ou diferenciar. Até por que muitos deles podem ser os dois, regular e irregular, ao mesmo tempo. Isso dificulta para o estudante que está começando agora.

  16. Olá pessoal do blog, eu gostei muito da explicação sobre verbow regulares e inregulares. Mas eu tenho uma duvida.
    Pra que serve o “DO”? Tipo (she doen’t work), por que colocar a frase desse jeito, se poderia ser colocado assim (she not work)

    Afinal: por que usar o DO e quando usamos ele?

  17. renato eu ñ sei com passar o verbo irregular pro passado vc pode me ajudar?

  18. olá, gostaria de uma música em inglês bem bacana com 15 verbos irregulares, será que podem me ajudar?
    Desde já agradeço.

    • Vishi, assim não saberia informar Flávia! Acredito que terá que procurar uma música e contar quantos verbos ela tem. Se ajudar de alguma outra forma, estou a disposição. =D

Se gostou deixe seu comentário!

Fico feliz em saber que quer particpar da discussão. Isso é fantástico! Apenas, por favor mantenha a pergunta relacionada ao tópico.
Para dúvidas não relacionadas ao assunto da dica, clique aqui. Now come back to study! :D