Brasil e Estados Unidos juntos para o fim do Visto

Caro leitor, observe a data deste artigo pois muito aconteceu desde sua publicação. Agradecemos!!

Hoje trago uma boa notícia para os futuros intercambistas. Aparentemente, Brasil e Estados Unidos assinaram uma declaração conjunta de intenções de cooperação para facilitar as viagens entre os dois países.

Essa declaração foi assinada pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio de Aguiar Patriota e a Secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, em um encontro no dia 11 de julho desse ano, em Brasília.

Esse foi o primeiro passo de um trabalho de cooperação entre os dois países para facilitar a entrada de brasileiros nos Estados Unidos e vice-versa.

Após a crise econômica, os EUA optou por facilitar a entrada de turistas estrangeiros como um meio de melhorar a economia local. Isso sem falar do aumento da demanda de brasileiros querendo viajar para os Estados Unidos, que esse ano já são mais de 550.000 pessoas, ou seja, um aumento de 36% se compararmos ao mesmo período do ano passado.

Para vocês terem uma ideia, mês passado (junho), 86.498 vistos foram liberados pelos quatro consulados americanos aqui no Brasil, um aumento de 10% comparado ao mesmo mês em 2011. As previsões do governo é que 1,8 milhão de brasileiros visitem os Estados Unidos só esse ano.

Esse aumento de interesse dos brasileiros em viajar para os EUA, puxado pelo aumento da renda, junto com a crise econômica por lá, fez com que os Estados Unidos colocassem os seus olhos para o Brasil.

O primeiro passo rumo ao fim do visto ocorreu no 9 de abril desse ano, quando a Presidente Dilma Rousseff e o Presidente Barack Obama anunciaram um comunicado conjunto de cooperação entre os dois países. Nesse comunicado, os dois presidentes tomaram algumas decisões. Abaixo cito algumas delas e coloco uma pequena explicação do que elas significam:

As decisões entre os dois países

  1. Ficou decidida a criação de um Grupo de Trabalho sobre assuntos relativos a Vistos (intitulado GTV). Esse grupo ficará responsável pela organização e fiscalização dos vistos que serão assinados entre os dois países.
  2. O recém criado GTV (Grupo de Trabalho relativos a Vistos) deverá propor medidas e procedimentos para a implementação das diretrizes dos países. Ou seja, ele vai fazer com que a assinatura dos vistos ocorra de maneira mais rápida, organizada e sempre levando em consideração as leis e legislação dos dois países.
  3. O GTV também será composto de representantes de ambos os governos (países), que vão se reunir periodicamente para discutir um controle imigratório aceitável e também elaborar iniciativas relativas à isenção de vistos entre os dois países.
  4. Também ficou decidido que a primeira reunião do novo grupo (GTV) será em Washington D.C., EUA, até novembro deste ano.

Embora essas ações sejam importantes para o fim do visto, elas não têm efeito imediato para acelerar a entrega dos vistos para nós brasileiros. Por isso, os dois governos decidiram ampliar o número de ações. Os Estados Unidos anunciou no último encontro que vai abrir mais dois consulados aqui no Brasil, um em Belo Horizonte (MG) e outro em Porto Alegre (RS) até 2013.

Este ano também foram criados dois postos de atendimento em São Paulo, além de reduzir o valor do documento DS-160. Todos esses fatos só nos mostra que o fim do visto está mais perto do que imaginamos. Agora é só uma questão de tempo e de paciência.

O que você acha? Chegará uma época em que não precisaremos de visto para entrar nos Estados Unidos? Deixe seu comentário.

Dicas Relacionadas

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.