Documentos necessários para uma entrevista de visto americano

Muitas pessoas estão planejando viajar para o exterior nesse próximo ano de 2012. Dólar baixo e economia aquecida ajudou bastante a tornar esse sonho de muitos brasileiros em realidade, além do que está mais barato viajar pra fora do país do que nunca.

Acredito eu que a maioria que pretende viajar estão focando principalmente no preço da passagem, pousada, passeios, hotel, etc. Embora seja uma atitude normal e importante no planejamento de uma viagem, há outras preocupações que devemos ter em mente quando vamos viajar para o exterior. Uma dessas preocupações está relacionada a documentação necessária, será que você conseguirá o visto? As taxas obrigatórias foram pagas? Você está com todos os documentos prontos?

Infelizmente para viajar para o exterior não basta saber inglês fluente, existe uma burocracia e fiscalização muito forte, embora isso possa mudar.
 
Na dica de hoje iremos conhecer quais são os documentos e formulários necessários para conseguir um visto para os Estados Unidos. Espero que esta dica sirva como fonte de consulta para pessoas a procura de tais informações.

 

Visto Americano

 

O tempo de espera para uma entrevista no consulado vem diminuindo muito ao longo dos anos e é provável que essa espera caia ainda mais. Atualmente, com alguns meses de espera já podemos tirar o visto. Por isso é muito importante que tenha atenção a documentação necessária, pois se faltar algum documento ou esquecer de pagar alguma taxa, você terá que remarcar outra entrevista, o que irá levar muito mais tempo.
 
Por este motivo a minha primeira dica é:

– Tenha um cuidado especial na documentação exigida, observe se está com todos os documentos em mãos, formulários preenchidos e taxas pagas.

Com toda a documentação em mãos, taxas  pagas e formulários preenchidos, tenha certeza que você está muito mais perto de conseguir seu visto americano. Vejamos agora quais são os principais documentos necessários para tirar o visto americano:

 

  • Comprovante de agendamento da entrevista;
  • Comprovante de preenchimento do formulário DS-160;
  • Comprovante de pagamento da taxa de obtenção de visto;
  • Passaporte original com no mínimo seis meses de validade a partir da data da viagem;
  • Cópia dos vistos anteriores dos Estados Unidos (caso possua);
  • Documentos que comprovem sua situação financeira (imposto de renda, extrato bancário, entre outros);
  • Passaporte dos pais (caso possuam visto americano);
  • Foto 5X5, de preferência a mesma foto enviada junto com o formulário DS-160;
  • Formulário I-20 (No caso de estudantes);
  • Documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil (contas de telefone, documento do carro, escritura da casa, comprovante de matrícula da atual escola, certidão de casamento e nascimento, entre outros).

 
Após reunir todas as documentações, você irá se dirigir ao consulado americano mais próximo de sua cidade. 
 
É importante destacar que nas representações dos Estados Unidos no Brasil não é permitido entrar com aparelho celular, pendrives, computadores e outros aparelhos eletrônicos. Acho que nem preciso falar das roupas, que devem ser as mais formais possíveis, deixe a bermuda e o chinelo para a praia de Miami. ;)
 
Não se esqueça também de levar uma pequena quantia em dinheiro caso tenha que pagar taxas extras ou caso opte por receber seu passaporte carimbado pelo Sedex, que deve ser pago dentro do posto dos Correios no consulado ou na  embaixada americana.

 

Visto Americano – Passo a Passo

Abaixo estou colocando um vídeo onde explica passo a passo como tirar seu visto americano. Espero que ele tire muitas de suas dúvidas.

 

 

Mais informações sobre como tirar o visto americano no site da Embaixada dos Estados Unidos.

 

Outras fontes de pesquisa:

Confira os documentos para comparecer a uma entrevista de visto americano – Universia

Embaixada Americana no Brasil
Obama pode anunciar fim de vistos para brasileiros – Blog do Intercâmbio

 

Por hoje é só pessoal. Espero que tenha encontrado todas as informações necessárias para tirar seu visto americano. Se esqueci de alguma informação ou se quiser sugerir algum site ou serviço facilitador, é só deixar um comentário abaixo. Aproveite e siga-nos no Twitter, Facebook e Google+. See you next time! :)

 

Dicas sobre Intercâmbio

,


Renato Alves

Renato é um estudante de inglês auto-didata, lecionou aulas particulares por dois anos. Atualmente, vive em Fortaleza, Ceará e tem como principais hobbys, escrever para o Blog Inglês na Rede, produzir os podcasts do EnglishCast e ajudar na produção da Revista Inglês Brasil.

87 comentários

  1. Pois bem eu não falo inglês fluente, vou ter que fazer a entrevista em ingles? aí fico tendo problemas então? Não quero me aventurar não ,haha queremos ir na Disneyworl mesmo!!!!

    Grata desde já

    1. De fato esse pode ser um empecilho Ana… Primeiro por que a entrevista geralmente é em inglês e segundo, mesmo que não seja, ele irá perguntar como você irá se virar por lá.. Irá levar um tradutor, seu namorado fala inglês, ou os dois vão ficar a ver navio por lá?! Essas são perguntas e questões importante que acredito que ele fará.. Mas isso não quer dizer que tenha que falar inglês para ir, muita gente que não sabe vai tranquilamente.

      1. Desculpe-me mas não sei de onde você tirou essa informação de que é preciso falar inglês para entrar nos EUA , por acaso você já foi aos EUA , você passou pelo processo de entrevista para visto , eu passei e sei o que estou falando …

        1. Desculpe Santiago mas acho que não leu meu comentário totalmente… Apenas disse que pode ser um empecilho não falar inglês, não que seja necessário. Se fosse necessário, como muitas pessoas iriam estudar no exterior?!

          Pelo que conversei com a uma Consul, eles levam em consideração se fala ou não inglês… Tudo é pesado na decisão!

    2. Não se preocupe Ana , as entrevista para visto de turista são feitas em inglês, apenas vá com confiança que dará tudo certo… Good Luck!

      1. Em inglês e português também! :D

  2. e ai Renato tudo beleza tenho uma duvida grande sobre o visto , posso tirar nesse mês e viajar ano que vem ou daqui 2 anos ?

    1. Sim, pelo que me lembro o visto para os Estados Unidos por exemplo é válido por 10 anos, embora não se possa ficar lá esse tempo todo direto. Mas é possível sim tirar o visto e viajar depois. =)

  3. ola Renato mais uma duvida apos tirar o passaporte e ter o visto aprovado quanto tempo demora para ele chegar em meu endereço ? sera que para fazer esse processo todo de passaporte e visto demora menos de 1 mes para telos em maos e viajar ?

    1. Em média um ou dois meses. Já para o passaporte e o visto, com apenas um mês não é possível.

  4. ola amigo minha esposa está gravida de 1 mes posso ter o beber lá ? tenho uma filha de 3 anos..minha tia mora lá a 10 anos…eu vou ficar na casa dela.

    1. Bruno, sinceramente não tenho uma resposta para sua pergunta. Eu acredito que se estiver em processo de parto, possa sim ter o filho lá… Mas recomendo você pesquisar mais a respeito.

  5. Ola Renato quero primeiro te da parabéns ta ajudando muita gente aqui que viajar.
    Eu também tenho uma pergunta pra você e eu to querendo viaja agora só que eu vou tira meu passaporte e fazer inscrição pra do DS 160, tudo isso quero fazer em Brasilia disse que la e muito bom e tranquilo não te muita gente ao contrario de São Paulo que muito lotado.

    A Segunda pergunta eu não sei bem fala inglês quero mesmo só fazer turismo la e pode volta e você tem alguma dica de uma agencia de viagem que manda alguns guia pra alguma pessoa la.

    1. Olá Fernando, pelo que li, você faz apenas uma pergunta… :$

      Eu infelizmente não tenho como indicar uma agência pela variedade que temos no mercado e por nunca ter pessoalmente usado os serviços de uma delas… Minha dica seria entrar em contato com quem já viajou para o exterior e se informar com a pessoa como foi a experiência dela.

  6. Pretendo tirar meu passaporte, sou casada mas minha documentação(RG) esta em nome de solteira (CPF e TITULO) de casada, não sei como procedecer, ja que não estou no estado onde meu RG foi expedido. Coloquei o nomde de casada p gerar a GRU mas estou em duvida o que faço????

    1. Olá Ethel, não sou um expert no assunto, porém acredito que terá uma divergência nos nomes… Minha dica é: vá no consulado ou ligue, envie e-mail, e pergunta a eles se essa diferença tem algum efeito na liberação do passaporte.

      Depois coloca aqui se deu certo. =) Good luck!

  7. Olá Renato !
    Estou querendo tirar o visto, mais eu trabalho fixado tem 3 meses e o meu salário é de R$750,00 na carteira, eu tenho 19 anos, vc acha q eu consigo tirar meu visto pros Estados Unidos ? Quero ir para estudar e trabalhar. Oque vc acha Renato? Aguardo resposta !

    1. Cada caso é um caso Maxwell, por exemplo, você irá com emprego certo ou irá procurar por lá? Além disso eles irão perguntar como irá se manter por lá, será que terá os recursos financeiros para cobrir suas despesas?!

  8. Bom dia Renato.

    Vou tirar aqui no consulado em Recife o 1o visto Americano. Pretendo tirar o meu, o da minha esposa (somos casados no civil e religioso), e o da minha filha. Só que ela mora em Fortaleza com a mãe dela. Ela não vai poder ir ao Consulado por esse motivo, mas tem apenas 8 anos, é obrigatório a presença dela?

    Quais os documentos dela que eu preciso? Ela estuda. Preciso de que tipo de declaração da escola, se preciso de comprovante de residência dela (que é no nome da mãe, evidente).

    E sobre a autorização de viagem ao exterior, já seria necessário eu tê-la para tirar o visto, ou espero para mais próximo da viagem? Pretendo leva-la aos EUA em Abril do ano que vem.

    PS: já tirei foto 5×7 dela há um mês, fundo branco, etc…

    Agradeço se puder responder todas as minhas dúvidas.

    1. Vamos lá Ricardo,

      respondendo a 1ª pergunta: acredito que não seja necessário a presença de sua filha, porém eu prefiro que confirme isso no Consulado aqui no Recife. A mesma coisa para os documentos necessários de sua filha. Sobre a autorização, quanto antes tiver ela melhor, não espere para fazer algo que irá precisar futuramente.

      O ideal é que você passe no Consulado e tire todas suas dúvidas, pois os processos mudam constantemente, então o que pode ser hoje, talvez não seja amanhã e assim em diante.

      Espero ter ajudado! =)

  9. Olá, tudo bem olha quero ir viajar com meu noivo só que trabalho registrada faz dois meses e tenho cinco mil para fica três dias la,e meu passaporte tirei em 2011 mas nunca usei o q vc acha e o q eu devo fazer me ajuda ganhei essa viaje e quero muito ir, bjo. Aguardo resposta.

    1. Ana, você precisa apenas organizar toda a viagem e toda documentação necessária, caso precise de atualização, atualize e tenha uma ótima experiência no exterior. =)

  10. Fui ao CASV (Unidade Alto de Pinheiros) hoje e foi ótimo, atendentes educados e eficientes. Não fiquei sequer 5 minutos lá dentro. Documentos necessários (página de confirmação do DS-160, ou seja, a página com o código de barras, não precisa imprimir todas aquelas páginas malucas não!) + página de confirmação da entrevista no CASV + Passaporte e mais nada!! Boa sorte!!

    1. Bacana Edson, é uma pena que esse atendimento não seja igual em todos os consulados Brasil a fora.

Deixe uma resposta