Esquecer lhe ajuda a aprender inglês

Esquecer é bom para a menteLi uma pesquisa recentemente onde mostra que esquecer o que aprendemos é bom para o nosso cérebro. Logo pensei, como seria bom esquecer o que aprendemos? Onde estaria o benefício disso? E o nosso crescimento intelectual, onde ele ganha nessa história? Lendo mais a fundo a pesquisa descobrir fatos interessantes, principalmente para nós estudantes de inglês.

Na dica de hoje irei compartilhar um pouco das descobertas que essa pesquisa traz e mostrar onde esquecer o que aprendemos nos ajuda como falantes de inglês como segunda língua.

A instituição americana Association for Psychological Science, através de experimentos descobriu que esquecer o que aprendemos é bom para o cérebro. Para entendemos a lógica dessa descoberta, vejamos como esse experimento foi realizado.

 

O Experimento

Para chegar a essa conclusão, os participantes do experimento receberam listas de palavras que tinham algum tipo de relacionamento entre si. Por exemplo, eles poderiam ter recebido uma lista de pássaros para memorizar. Na segunda parte do experimento, os pesquisadores pediram para que apenas metade da lista de palavras fossem lembradas, ou seja, metade dos pássaros na lista.

Nesse momento, quando os participantes tentavam apenas lembrar da metade solicitada, a outra metade foi esquecida automaticamente pelo cérebro.

A princípio, o fato de esquecer parecia ter sido algo ruim, mas o diretor da pesquisa, Ben Storm que é Professor na Universidade de Illinois em Chicago, descobriu que na verdade esse esquecimento é uma coisa boa para o nosso cérebro.

Ele descobriu que além de esquecer informações que não precisamos, isso mostra que essas pessoas conseguem reter mais informações, resolver mais problemas e conseguem lembrar de mais informações quando distraídos por outras informações ou tarefas.

 

O Experimento Aplicado a Língua Inglesa

Embora não tenha respaldo científico para falar sobre isso, queria deixar minha opinião em relação a descoberta dessa pesquisa e a relação que ela tem com o aprendizado da língua inglesa.

Podemos perceber que o fato de esquecer-mos de informações que não precisamos é importantíssimo para nós. Imagine se tivéssemos que lembrar de tudo que fazemos e fizemos no passado, nossa mente não suportaria. Outro ponto interessante é quando estamos aprendendo outro idioma, em nosso caso, a língua inglesa.

Nem sempre temos que saber tudo em inglês, nem sempre precisamos falar perfeitamente em inglês, muito menos temos que está sempre afiados em nosso inglês (essa dica é mais para professores de inglês). Ou seja, podemos sim esquecer. Isso é totalmente normal, faz parte de nosso crescimento intelectual.

Nós podemos esquecer de palavras, frases e expressões cotidianas em inglês. Esse processo, como acabamos de descobrir nessa pesquisa é totalmente normal em todos os seres humanos, faz parte de um processo do cérebro para nos ajudar a sermos mais produtivos e eficientes.

Então não fique triste se está estudando inglês há alguns meses e tem a sensação que não aprendeu nada ainda. Faz parte do processo, sua mente está apenas fazendo uso do que é mais importante para você agora.

Agora aqui vão algumas dicas para fazer com que a língua inglesa seja incorporada em sua vida:

 

  • Leia mais em inglês – Ler sobre assuntos que lhe interessa em inglês é muito bom, além de ser bastante prazeroso;
  • Escute músicas em inglês – Escutar as músicas que gosta e estudar as letras é muito bom também;
  • Coloque a língua inglesa em sua vida – Não use seu inglês apenas na aula de inglês;

Por hoje é só pessoal! Dúvidas ou perguntas deixem na área de comentários abaixo. Cya!

Saiba mais sobre o experimento acessando as duas pesquisas abaixo no site Science Daily.

Também recomendo que leia o artigo do Blog Vocabulary.com, onde ele dar mais exemplo de como e por que esse “esquecimento” acontece.

Dicas Relacionadas

Tags: , ,

Artigo escrito por:

Renato é estudante de inglês auto-didata, lecionou aulas particulares por dois anos. Atualmente escreve para o Blog Inglês na Rede e apresenta o EnglishCast, podcast voltado para os estudantes de inglês.

  1. Clap clap claps for you!

    Já está muito bem cotado para o Compartilhando Conhecimento desta semana Renato!

    Um abraço meu querido!

  2. Eu queria saber uma coisa que me atormenta há algum tempo. Quando estamos aprendendo inglês é normal a gente entender só frases curtas, geralmente perguntas, você gosta disso ou daquilo, como está, prazer em conhcê-lo, frases desse tipo, isso é normal ou será que há alguma dificuldade na compreenção?

    • Johnny eu acho isso perfeitamente normal. Porém, se ao longo dos meses ou anos, o conhecimento/entendimento não aumentar, ai sim eu acredito que você tem um problema.

  3. Olá Renato
    Estes dias lembro sobre o esquecer, e obtive uma conclusão que acho que
    tudo que aprendemos e sem uso e esquecemos já visualizamos, ou sejá a
    mente acredito que ficou lá num cantinho que quando ouvimos um
    diálogo a mente foca e caso é alguma expressão ou algo relacionado ao
    inglês que obteve começa a a ser trabalhada, e para o que se aprende e logo se esquece acredito que o procedimento é o mesmo, talvez apenas na
    diferença memória curto e longo prazo. E vejo isso grátificante pois vejo
    um melhor aprendizado na segunda sobre o esquecer de um novo
    conteúdo, e nisso vejo também a visualização e audição como aliados
    muito importante quando algo foi esquecido que lembramos ao ouvir ou
    vicersa. Se fugi um pouco do assunto sorry. Abraço.Take Care.

Se gostou deixe seu comentário!

Fico feliz em saber que quer particpar da discussão. Isso é fantástico! Apenas, por favor mantenha a pergunta relacionada ao tópico.
Para dúvidas não relacionadas ao assunto da dica, clique aqui. Now come back to study! :D