Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Seja um membro PRO ➜

Na grande maioria dos países, o valor dos cursos em instituições de ensino superior depende de onde o estudante mora. Nos Estados Unidos, por exemplo, até as universidades públicas são pagas e os estudantes são divididos entre in-state e out-of-state; os primeiros são os estudantes que moram no mesmo estado americano em que a instituição está localizada e os segundos são aqueles vindos de outros estados. Os in-state pagam valores mais baixos porque se subentende que eles e suas famílias já contribuem com o estado pagando impostos. Os estrangeiros pagam taxas de ensino como out-of-state, portanto, os valores são maiores. (Leia mais sobre isso aqui.)

Acrescente ao valor do curso, gastos com acomodação, alimentação, transporte, materiais, seguro de saúde, lazer… Não há como negar que estudar no exterior sai caro. Por estas razões, muitos estudantes precisam recorrer a bolsas de estudo para conseguir realizar o sonho de estudar fora. Infelizmente, bolsas de estudo 100% integrais são raras, mas a verdade é que existem inúmeras opções de assistências financeiras, muitas especificamente para estudantes internacionais, e que, inclusive, acabam sem uso por falta de interessados.

Por isso, não há como escapar, o primeiro passo para conseguir uma bolsa de estudo é:

 

Pesquisa

Dedicar tempo e atenção à procura de bolsas é essencial. Você deve pesquisar diretamente pelos sites oficiais de universidades, normalmente na seção chamada Scholarships; ou então, você pode pesquisar por bolsas oferecidas pelo governo (nacional ou estrangeiro), por organizações ou em parceria com universidades brasileiras.

Por exemplo: o Fulbright é a comissão para intercâmbios educacionais entre os Estados Unidos e o Brasil; o Nuffic Neso Brasil, site oficial da Holanda em português, divulga com frequência os opções de bolsas em instituições holandesas; e, é claro, o programa brasileiro Ciência sem Fronteiras que concede bolsas nas melhores universidades do mundo. O Hotcourses Brasil tem um banco de dados de bolsas de estudo para o uso gratuito dos internautas. Basta você selecionar o país, a área de estudo e o tipo de curso que estiver interessado, e o banco encontrará as opções disponíveis de acordo com as suas preferências.

 

Seleção

Normalmente, as bolsas de estudo para estrangeiros são concedidas de duas formas:

  1. Mérito acadêmico: as instituições procuram candidatos que apresentem um desempenho acadêmico excepcional. Para isso, o estudante deve providenciar, como parte do processo de seleção, o histórico escolar/acadêmico com excelentes notas, um G.P.A. específico (média de notas utilizada em alguns países), resultado mínimo em algum teste de proficiência em inglês como o TOEFL e o IELTS, entre outros documentos (nos Estados Unidos, por exemplo, será necessária uma nota mínima na prova SAT ou na GRE).
  2. Necessidade financeira: as universidades e organizações também querem ajudar quem tem potencial acadêmico, mas não tem recursos financeiros suficientes. Para a seleção, o candidato precisará providenciar documentos que comprovem a sua condição financeira e de sua família. Provavelmente, a instituição pedirá por extratos bancários oficiais, uma carta escrita pelo banco e uma declaração de suporte financeiro, entre outros.

 

Há também opções de bolsas de estudo para atletas, bastante populares nos Estados Unidos, que são concedidas a estudantes com histórico e talento em algum esporte. Conheça mais sobre elas aqui.

Lembre-se: cada bolsa de estudo é muito diferente uma da outra; algumas cobrem apenas uma porcentagem do valor do curso, outras incluem gastos extras com a viagem ao exterior e o seguro de saúde. As opções e os requisitos variam amplamente, inclusive entre as bolsas oferecidas pela mesma universidade (por exemplo, entre cursos de graduação e pós-graduação ou entre diferentes áreas de estudo). Portanto, a pesquisa e a cautela no momento de se inscrever são cruciais.

 

Entre sempre em contato direto com a instituição que oferece a bolsa de estudo para certificar-se de que você se enquadra nos requisitos exigidos por ela. Além disso, se você tiver interesse por alguma universidade específica, pode contatá-la para perguntar especificamente sobre as bolsas de estudo disponíveis. No entanto, há maneiras mais adequadas de abordar universidades sobre este assunto, como é explicado minuciosamente aqui.

 

Destino de estudo

Conheça algumas opções populares de bolsas de estudo em diferentes destinos de estudos:

Reino Unido

Austrália

Irlanda

Nova Zelândia

Suécia

Holanda

Hong Kong

Malásia

Que tal ser um membro PRO ou PRO Plus? Saiba como lhe ajudamos a aprender inglês. Veja as vantagens!

Apoio Hotcourses Brasil

A Hotcourses é uma instituição fundada no Reino Unido em 1996, com mais de 20 anos de experiência no setor de educação. Ela tem parcerias de confiança com universidades, trabalhando lado a lado com as principais organizações internacionais de educação. Além de ter o maior e mais abrangente banco de dados de universidades e cursos do mundo.

Mais artigos do Almanaque