Visto de Estudo para Estudante

Para estudar no exterior, você precisará de um visto de estudante. Isto é praticamente um fato, com raras exceções. O tipo e a duração do visto dependerão de uma série de fatores: o país, a instituição de ensino, o seu curso, entre outros. Antes de solicitar um visto de estudante para qualquer lugar, primeiramente você deverá passar pelo processo seletivo em uma instituição e ser admitido por ela. Isto porque a sua carta de admissão ou qualquer outro documento emitido pela universidade que confirme o propósito da sua estadia no país é obrigatório para a concessão do visto.

Cada país tem regras e processos de inscrição distintos. Na Austrália, por exemplo, são sete tipos de visto diferentes, enquanto nos Estados Unidos são três principais – J-1, F-1 e M-1.

Normalmente, o processo de inscrição para a concessão de um visto é feito online pelo site oficial do governo do país. Você preencherá uma ficha de inscrição e providenciará uma série de documentos obrigatórios (como foto, carta de admissão, comprovante de renda, passagens de ida e volta, entre vários outros que devem ser verificados no site oficial), que inclusive deverão ser levados à entrevista no consulado, caso ela seja necessária.

Usemos os Estados Unidos como exemplo. Se você tem entre 14 e 79 anos, precisará de um visto para estudar no país. O primeiro passo é saber de qual visto você precisa:

F-1: visto para estudantes acadêmicos e vocacionais – estrangeiros admitidos em uma universidade, ensino médio, ensino fundamental, seminário, conservatório ou outra instituição acadêmica, inclusive de treinamento em um idioma.

M-1: visto para estudantes estrangeiros admitidos em cursos vocacionais ou em outra instituição não-acadêmica, com exceção de escolas de idioma.

J- 1: visto de intercâmbio (au pair, acadêmico visitante, professor visitante, estagiário, entre outros). O J-1 também permite que o intercambista trabalhe no país.

Para se inscrever, você deverá preencher o formulário DS-160 no site do Departamento do Estado dos EUA e pagar uma taxa de inscrição não reembolsável de US$ 160. Você deverá ter recebido o seu Formulário I-20 emitido pela sua instituição americana após a sua admissão. Este é um documento obrigatório para a concessão do visto. Uma vez feita a inscrição, será agendada uma data de visita ao consulado mais próximo. A etapa de entrevista é feita em duas partes: primeiramente, você apresentará passaporte e demais documentos no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV); depois irá ao consulado, para a entrevista com um funcionário de imigração dos Estados Unidos.

Visite as páginas oficiais sobre visto de estudante de alguns dos destinos de estudo mais famosos entre estudantes internacionais:

Estados Unidos

Inglaterra

Austrália

Irlanda

Nova Zelândia

Suécia

Canadá

Hong Kong

Singapura

Malásia

Apoio Hotcourses Brasil

A Hotcourses é uma instituição fundada no Reino Unido em 1996, com mais de 20 anos de experiência no setor de educação. Ela tem parcerias de confiança com universidades, trabalhando lado a lado com as principais organizações internacionais de educação. Além de ter o maior e mais abrangente banco de dados de universidades e cursos do mundo.

Mais artigos do Almanaque