Collocations com a Palavra “word” (Parte I)

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Seja PRO ou Tente gratuitamente

Ano passado escrevi uma dica aqui no Blog mostrando 8 Collocations com a palavra “Job” em inglês. Naquela dica, tinha notado o número de palavras, frases e expressões que podemos formar com apenas uma palavra em inglês.

Isso, às vezes assusta os estudantes, pois eles sentem que tem de aprender muitas palavras ou acham muita informação para “pegar” ao mesmo tempo. Veja o que Denilso de Lima já citou em seu Blog sobre a decoreba:

A primeira coisa a fazer é o seguinte: Esqueça a tal tabela de verbos irregulares. Se você tem uma, ignore-a. Deixe-a de lado. Lembre-se: você quer aprender a se comunicar em inglês e não provar que é capaz de decorar uma lista com todos os verbos nela. Nem mesmo professores de inglês sabem todos os verbos da lista! Portanto, deixe a decoreba de lado.

 

Citação de Denilso de Lima

Embora essa citação tenha sido dita em um contexto sobre os verbos irregulares, leia a dica aqui, acredito que ela ainda se aplica aqui também.

O que geralmente recomendo é aprender com o contexto, ao invés de pegar lista e tentar decorar pois sabemos que não é uma prática recomendada.

 

Collocations com a palavra "word" - Parte 1

 

Essa introdução foi apenas para lhe preparar para alguns collocations que irá aprender. A palavrinha da vez de hoje é “word“, que quando usada como substantivo pode significar tanto “palavra” quanto “notícia”.

Nos dois exemplos abaixo, a palavra “word” está com sentido de “palavra e notícia”:

Exemplo

  • She asked him a question and he didn’t say a word. – Ela lhe fez uma pergunta e ele não disse uma palavra.
  • After the crash, words soon got around. – Depois do acidente a notícia logo se espalhou.

 

Quando ela é usada como verbo, a palavra “word” tem o significado de “redigir”, isso geralmente é um documento, texto ou uma redação. Também pode ter o sentido de “formular” (uma pergunta, por exemplo).

Porém, nosso foco aqui são nas frases que os falantes nativos geralmente usam com mais frequência e que normalmente não entendemos por irmos sempre ao pé da letra ou por seguimos a gramatica normativa em inglês, ou mesmo por irmos “word for word“, ou seja, palavra por palavra, literalmente.

Então vejamos quais combinações podemos formar com a palavra word:

– Se alguém lhe conta um segredo muito sério e diz “don’t say/breathe a word about it with anyone“, ela está lhe pedindo para não dizer uma palavra sobre isso com ninguém, ou seja, ela está lhe pedido para você guardar esse segredo.

Continuando nesse pensamento, se a pessoa lhe contou um segredo, isso significa que ela lhe deu confiança. O mínimo que você pode fazer é cumprir com sua palavra/promessa, para dizer cumprir com a palavra ou promessa em inglês usamos o collocationkeep your word“.

 

O contrário de cumprir com a palavra é “break your word“, ou seja, quebrar uma promessa. Mais outro collocation em inglês com a palavra word.

Vejamos alguns exemplos:

Exemplo

  • What I told you is top secret, don’t breathe a word about it with anyone. – O que eu lhe falei é extremamente confidencial, não fale isso com ninguém
  • I need you to keep your word. – Eu preciso que cumpra com sua palavra.
  • Don’t break you word Steve and you will have severe consequences. – Não cumpra com sua palavra Steve e terá consequências severas.

Observação: Queria lembrar que no collocation “Don’t breathe a word about it with anyone”, a parte que é de fato collocation é apenas don’t breathe a word e não a frase completa. Coloquei a frase completa pois acho que ela é mais usada dessa forma. Só para lembrar. =)

 

Caso você keep your word e don’t breathe a word about it with anyone, você de fato é “a man of his word“. A man of his word ou a woman of her word é um homem ou mulher que tem palavra. Uma pessoa que cumpre com o que diz.

 

Para encerar este artigo, explico mais outra collocation com a palavra word.

Put in a good word, que significa recomendar algo, falar bem de algo, dizer que algo é bom ou que será bom (filmes, show, serviços, etc). Por este motivo “I put in a good word for the next posts“, ou seja, eu lhe recomendo a ler nossas próximas dicas. Onde trarei mais collocations com a palavra word em inglês.

Por hoje é só! Se ficou com alguma dúvida sobre os collocation acima, deixe sua pergunta na área de comentários abaixo. Para dúvidas off-topic (fora do assunto acima) clique aqui.

See you soon!! Bye!!

 

Dicas Relacionadas

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Semanal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO