Como digo “começar com o pé direito” em inglês?

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Experimente gratuitamente agora!

Começar com o pé direito em inglêsOlá gente! Depois de bastante festa e diversão no Carnaval, agora iremos começar o ano de verdade. Como dizem muitos anciões, só após o Carnaval é que realmente o ano começa para todos. E é muito bom quando começamos algo com o “pé direito”, ou seja, com entusiasmo, sorte e motivação.

E para começar de vez o ano aqui no Blog Inglês na Rede, hoje iremos aprender essa expressão muito comum a nós Brasileiros. Iremos ver formas diferentes de expressar essa mesma expressão e aumentar nosso vocabulário histórico descobrindo um pouco da história dela (como surgiu, etc.) Porém nada irá adiantar se você não usar as frases que irá aprender hoje. É muito importante que você coloque em prática as frases que irá aprender, nem que seja sozinho escrevendo em uma folha de papel em casa.

 

História da Expressão – Começar com o pé direito

Primeiramente vamos entender o que significa a frase começar com o pé direito. Se prestarmos atenção a como organizamos nossos quartos, perceberemos que sempre posicionamos nossas camas em um dos cantos do quarto, nesse caso, com objetivo de economizar espaço e também visando a organização.

Sendo assim, nós temos apenas um lado para deitar e sair da cama disponível ou você acabaria batendo na parede sem saída. Existe também a questão do lado que você sai da cama (onde surgiria daí a criação da expressão), onde podemos sair com o pé direito ou esquerdo dependendo da posição da cama em um quarto.

Começou então a se pensar que sair da cama do lado direito (ao contrário do lado esquerdo) seria vital para um dia de sorte. Esse pensamento também vem muito do dito popular que diz que tudo que for esquerdo, não é natural, fazendo referência a maioria das pessoas serem direitas (escrevem com o mão direita) e não esquerdas.

Resumindo, quem era pé esquerda, era sinal de falta de sorte, o mesmo para quem escrevia com a mão esquerda e também para quem saia da cama pelo lado esquerdo, subentendendo o pé esquerdo.

 

Começar com o pé direito – Usos e Exemplos

Agora que já sabemos como essa expressão surgiu, fica muito mais fácil entender seu uso em inglês. Vejamos então como podemos dizer começar com o pé direito em inglês:

 

Get off on the right foot – Começar com o pé direito

A frase acima é uma das expressões que significa “começar com o pé direito” em inglês. Para quem leu a história acima e já estuda inglês há algum tempo, só em ver as palavras, já consegue entender como ela é usada. Mas se ainda não entendeu, vejamos alguns exemplos para clarear seu significado em nossas mentes:

Exemplo

  • It is vital to get off on the right foot with Brazilian public relations – É importante que comecemos com pé direito nas relações públicas brasileiras.
  • Steve got off with the right foot with Andy. – Steve começou com o pé direito com Andy.
  • I got off with the wrong foot on my new neighborhood. – Comecei com o pé esquerdo em minha nova vizinhaça.

 

Alguns dizem que essa expressão é mais usada quando nos referimos a relacionamento ou emprego. Notou também no exemplo acima, o uso do “wrong” para expressar quando começamos o dia com o pé esquerdo, ou seja, com falta de sorte ou motivação?!

 

Get off to a good start – Começar com o pé direito

Também já escutei em seriados americanos a expressão acima, porém a primeira em minha opinião é mais comum. O interessante nessa expressão é o número de collocations que podemos formar. Ou seja, ela não fica retraída a essa forma, veja alguns exemplos de como podemos escrever essa expressão sem perder o significado nem o sentido:

– Get off to a great start
– Get off to an excellent start
– Get off to an impressive start
– Get off to a flying start
– Get off to a strong start

Todos os exemplos acima tem o mesmo sentido, tradução e significado. Ou seja, você pode falar e escutar a mesma frase de diversas formas diferentes. Isso é muito importante, principalmente para aquelas pessoas que aprendem algo e depois que ouvem falar não entendem e não sabe por que.

Como sempre gosto de dizer:

“Como em português, em inglês, podemos dizer uma frase de diversas formas diferentes, com níveis de linguaguem diferente. O bom é que estejamos atentos a maioria das formas (se não a todas). Assim, sempre conseguiremos entender o locutor.”

 

Com essa citação encerro a dica de inglês. E agora sim podemos começar o ano, e de preferência, com o pé direito. Quem tiver dúvidas, perguntas ou sugestões, deixem na área de comentários.

Bons estudos!

 

Dicas de Inglês Relacionadas

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Quinzenal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Experimente gratuitamente agora!