Dinheiro Americano – Curiosidades

cedula de 1 dolar
Cédula americana de um dólar.

Nesta série sobre o dinheiro americano, falamos sobre dois aspectos importantes: as moedas e as cédulas. Nesse último artigo dessa série, iremos compartilhar várias curiosidades que achamos interessante ao pesquisar mais a fundo esse tópico.

Primeiramente, é importante entender a dimensão que a moeda americana tem no sistema capitalista atual. Sendo a maior economia do mundo (aproximadamente 19 trilhões de dólares, contra 2 trilhões do Brasil) e uma das mais ricas em termos per capita (aproximadamente 59.000 USD, contra 9.800 USD do Brasil), o poder da economia americana é refletido em sua moeda.

O dólar é a moeda mais utilizada para o comércio exterior e é a moeda de facto em outros países, como o Equador e Panamá, devido a sua estabilidade e o seu forte poder de compra. Essas informações são importantes para entender a dimensão do poder que essa moeda tem no sistema economico mundial.

Vejamos agora algumas curiosidades que achamos interessante.

A índia Pocahontas já esteve na nota de 20 dólares.

Entre 1865 e 1869, a índia Pocahontas esteve presente na cédula de $20 dólares. Foi a primeira mulher a aparecer na cédula americana, apesar de não estar sozinha. Na cédula, está representando o seu batismo.

Exemplos

Pocahontas is the first woman to grace American money, appearing on the $20 bill in an outdoor scene where she is surrounded by men.

Pocahontas é a primeira mulher a aparecer na moeda americana, na nota de $20 dólares, num lugar público cercada de alguns homens.

Bucks/Pratas

Curiosidades: é que os americanos quando querem falar sobre dinheiro, não usam apenas o termo dólar, mas também usam a palavra buck para se referir ao preço de algo.

É muito comum em desenhos e filmes dublados as pessoas falarem “prata”: é uma provável tradução na época para o termo “buck“.

Recentemente, há um costume crescente no Brasil de chamar a moeda brasileira pelo nome do presidente no momento, será que se tornará comum?

Exemplos

I bet you ten bucks that you can’t name all of the states in the United States.

Aposto 10 dólares que você não sabe o nome de todos os Estados americanos.

K = 1000

Para diminuir a quantidade de números ao falar de grandes quantias, utiliza-se a letra k para representar o valor de algo em milhares.

Por exemplo: 2 mil dólares pode ser escrito como $2k. O k é uma forma de mostrar que estamos falando de milhares.

Exemplos

The rent in San Francisco is $2.2k for a tiny home.

O aluguel em São Francisco é $2.200 dólares por uma casa minúscula.

Curiosidades: Falando sobre salário

Mais uma entre tantas outras curiosidades é referente a forma de falar sobre salários. Enquanto no Brasil as pessoas falam sobre salários em valores mensais, nos EUA e em muitos países da anglosfera, o salário é dito em valores anuais.

Por isso, caso procure sobre o salário de alguma profissão em inglês, é provável que o valor esteja em ano, por isso, não se assuste ou se surpreenda com os valores.

Nos EUA, considera-se uma pessoa bem sucedida ou num bom emprego quem faz “6 figures salaries or have a six figure job“, ou seja, quem recebe um salário anual de 6 dígitos anuais (mais de $100k).

É importante resalta que um salário baixo, gira em torno de $16k, que no dólar de hoje, esse valor em reais ficaria em R$86k.

Exemplos

Look at that frugal man. He makes six figures but he buys at Walmart.

Que homem frugal. Ele ganha mais de 100.000 dólares por ano mas ainda assim faz compras no Walmart.

What is the average salary for a nurse in New York? $76.000 before taxes.

Qual o salário médio de um enfermeiro em Nova Iorque? $76.000 por ano antes dos impostos.

I quit my six figure job to build my online business.

Eu deixei meu emprego que pagava mais de $100k para criar meu próprio negócio.

Outros valores fora de circulação

A casa da moeda dos Estados Unidos começou a produzir a moeda de 50 centavos do presidente Kennedy em 1964, alguns meses depois do seu assassinato em Dallas, no Texas.

Cédulas de 500 até 10.000 dólares já foram impressas, mas proibidas a partir de 1969 devido ao uso dessas notas pelo crime organizado.

Exemplos

As of 2019, golden dollar coins are not widely encountered in the United States, except in vending machines.

Em 2019, moedas de 1 dólar não são fáceis de encontrar nos EUA, a não ser nas máquinas de vendas automáticas.

É isso! Chegamos ao fim da série sobre o dinheiro americano. Se ainda não leu os outros artigos dessa série, recomendo fazer isso agora ou quando tiver um tempo livre:

Se pensa em viajar para os Estados Unidos, conhecer as moedas usadas, as cédulas mais comuns é de extrema importância. Até por que, acredito que irá fazer compras não só com cartão de crédito, mas dinheiro vivo também.

Então saber se está recebendo o troco correto ou pagando o valor correto, é de extrema importância.

Bons estudos! 🙂

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.