Novas funcionalidades do Google Tradutor

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Seja um membro PRO ➜

Hoje quero apresentar para os que não conhece um pouco das funcionalidades do Google Tradutor, para os que conhece e usam como eu, também irão encontrar ótimas dicas e novidades que a ferramenta de tradução tem.

Quem nos acompanha deve ter lido aqui no Blog que no mês de Abril a ferramenta de tradução da Google chegou aos 200 milhões de usuários mensais. Eu, Renato Alves, faço parte desse número e acho fantástico que milhares de pessoas no mundo a utilizam, porém acredito que esse número poderia ser muito maior.

Com o aumento do número de pessoas utilizando a ferramenta de tradução, a Google aplicou várias novidades para melhorar a nossa experiência como pesquisadores de palavras e frases. Na dica de hoje irei citar algumas delas e também irei dar um breve comentário pessoal sobre onde essas novas ferramentas pode nos ajudar a conhecer novas palavras, nos certificar se o sentido da palavra pesquisada está correto, escutar o som de uma palavra ou frase e até saber se a grafía de uma palavra está correta.

Ao longo dos anos, o Google Tradutor vem crescendo bastante nos recursos que disponibiliza para os usuários, sempre tentado encontrar a melhor tradução para a busca selecionada. Nós sabemos que isso não é fácil, principalmente para uma máquina que não entende os sarcasmos, piadas, além das mais de 5000 mil palavras que são criadas diariamente.

Abaixo irei apenas citar algumas das novas funcionalidades que foram aprimoradas e implementadas recentemente e que podem nos ajudar em nossas pesquisas por palavras e frases, melhorando e muito nosso inglês. É claro que algumas das funcionalidades ainda estão em fase de teste, porém isso já nos dar uma boa ideia para onde o Google Tradutor caminha, o importante é que tiremos o máximo de proveito dessa ferramenta. Para os estudantes que ainda não a utilizam, espero que essa dica sirva de incentivo a começarem a utilizar.

 

Encontre a palavra que procura

Uma das ótimas funcionalidades que a ferramenta aprimorou recentemente, é sempre que procuramos uma palavra, ele nos dar sugestões de palavras em outros formatos gramaticais e dar sugestões de palavras sinonimas.

Você perguntar, qual é a utilidade disso? Simples! Imagine que você esteja escrevendo um texto em inglês para praticar, você pode, por exemplo, digitar uma palavra/verbo/expressão, etc, na ferramenta e aprender outras maneiras de expressar aquela mesma palavra, expressão, etc. Ou seja, além de lhe dar o significado da palavra que está buscando e seus usos gramaticalmente falando, ela nos dar também outras meneiras de expressar a mesma palavra.

Eu acho que você entendeu o que quis dizer. Além de nos ajudar a nos certificar se a palavra que procuramos é mesmo a correta, podemos aprender outras palavras sinonimas, isso ajuda muito a melhorar e aumentar nosso vocabulário em inglês.

Veja esse exemplo avaixo:

 

Google Sugestões

 

Veja a palavra pesquisada em “ação”

Outro uso fantástico em minha opinião do Google Tradutor é onde você pode observar como a palavra pesquisa é realmente utilizada em inglês. Ela nos dar exemplos reais (aparentemente todos os exemplos são retirados de jornais americanos), de como aquela palavra é usada na prática.

Veja um exemplo abaixo:

 

Exemplo de Usos da palavra Pesquisada

 

É claro que se você não souber o restante da frase que está em inglês pouco irá lhe ajudar, mas espera, você está em um tradutor, apenas reescreva a frase em cima e veja exatamente o significado daquela frase. Simples!

Essa é uma ferramenta recomendadíssima para estudantes com um nível de inglês razoável. Também é muito útil quando estamos aprendendo palavras novas, onde às vezes não sabemos como ela é usada na prática. Ela nos dar vários exemplos de usos reais, o que fortalece ainda mais seu uso e entendimento da palavra pesquisada.

 

Aprenda a pronúncia das palavras

Conhecer o significado das palavras é muito bom, ver como ela é usada na prática é outro ponto muito  importante, assim iremos identificar se ela é usada com inglês informal ou formal e etc. O próximo passo é saber como aquela palavra é pronunciada e o Google Tradutor nos dar essa informação. Através do símbolo de som (veja imagem abaixo), podemos escutar o som de uma palavra, frase ou mesmo um texto completo.

 

Escutar o som das palavras no Google Tradutor

 

A voz ainda é robôtica, porém se aproxima muito a uma voz natural. Eu ainda vou mais longe, se comparamos há anos atrás, a qualidade da voz é praticamente humana, nem parece ser de um robô. Essa qualidade nos ajuda a aprender de forma correta a pronúncia das palavras e frases em inglês com mais naturalidade.

 

Conclusão

Outras funcionalidades do Google Tradutor são, é claro, a de tradução para os mais de 63 idiomas. Os usuários podem atualmente dar sugestões de traduções melhores para palavras e frases.

Podemos escutar o texto/palavra em português e em inglês como citei acima, além de que a ferramenta vem com uma funcionalidade de tradução de palavra instantânea, o que nos ajuda a não perder tempo, principalmente quando estamos pesquisando um número muito grande de palavras.

Também como puderam perceber nesse artigo, eu Renato Alves adoro o Google Tradutor, acredito que seja uma ferramenta online fantástica que pode nos ajudar muito a conhecer palavras novas, aprender frases, sons de palavras, grafia, etc. Por isso recomendo a todos que costumam estudar inglês através da Internet.

Isso não significa que devemos deixar o dicionário físico ou online de lado, não estou dizendo isso. Apenas quero alertar para quem não conhece as vantagens de usar o Google Tradutor.

E você? Utiliza o Google Tradutor para fazer pesquisas de palavras e frases? O que acha da ferramenta? Como a utiliza? Deixe seu comentário.

 

Dicas Recomendadas

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Quinzenal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜