Tudo sobre Certificações Internacionais

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Seja um membro PRO ➜

Se você estuda inglês, mais cedo ou mais tarde vai ter que provar seu conhecimento nesse idioma. As empresas geralmente solicitam uma entrevista em inglês, via vídeo chamada, telefone ou pessoalmente. Se for no campo acadêmico, vão lhe pedir uma série de documentos que incluem a certificações internacionais, inclusive exames de Cambridge.

Seja no trabalho ou nos estudos, um certificado internacional prova que você está apto em determinado nível de acordo com as normas da instituição. Qual curso devo fazer? Qual é a melhor instituição? Será que tem mesmo validade?

Iremos responder a todas essas perguntas. Primeira coisa que você deve identificar é o porquê você quer ou precisa de um certificado internacional. Nesse artigo vamos falar também sobre o campo acadêmico.

Certificação - Cambridge EnglishSe você quer fazer um curso fora do Brasil, MBA, graduação, extensão, pós-graduação ou mesmo um high school (ensino médio), a instituição de ensino vai exigir um nível de inglês que deve ser comprovado com determinado certificado internacional.

*****

A primeira coisa que você deve saber é qual o nível exigido de inglês para cada instituição. Posso te adiantar que no mínimo será do pré-intermediário ao avançado. Esse pré-intermediário não é o da sua escola aqui do Brasil não, mas sim das instituições internacionais que aplicam os exames.

Existe a possibilidade de fazer um preparatório para cada teste. Neste preparatório você aprenderá técnicas de leitura, escrita, interpretação de texto, bem como dicas para se expressar melhor e entender os diálogos.

Há pequenas revisões de gramática, mas você não aprende a língua em si, aprenderá como usar o que sabe junto com as técnicas e dicas do preparatório. A maioria dos alunos fazem o preparatório para ter certeza que irão passar. Irei falar mais sobre isso ao londo deste artigo.

Os certificados mais reconhecidos e aceitos que vou mencionar aqui são os da Educational Testing Service (ETS) e da Cambridge English Language Assessment. Ambos centros fornecem diversos certificados para áreas e níveis específicos de inglês. Porém, nesse artigo falarei das certificações para os alunos de língua inglesa.

Vamos lá!

 

ExamesInicianteElementarIntermediárioIntermediário – AltoAvançadoFluente
IELTS2.03.03.5-4.55.0-6.06.5-7.58.0-9.0
TOEIC Listening & Reading60-105110-270275-395400-485490-495
TOEFL iBT42-7172-9495-120
Cambridge EnglishYLEKET passPET passFCE passCAE passCPE pass
CEFRA1A2B1B2C1C2

 

TOEFL

Test of English as a Foreign Language (TOEFL) é uma das certificações mais populares aqui no Brasil. E entre muitos estudantes brasileiros, o TOEFL é referencia em certificação internacional.

Ele é um dos mais aceitos no campo acadêmico, tem validade de 2 anos e custa em torno de $215 (duzentos e quinze dólares). Sim, é bem caro.

Ele é recomendado para quem predente fazer um curso no exterior dentro de 2 anos. O TOEFL testa suas habilidades acadêmicas. Você vai responder questões que vão provar se você é apto para estudar em um ambiente que só falam inglês.

Se você achar que ter feito esse teste vai valorizar o currículo, não se engane. Quando se trata de trabalho, um bom inglês na entrevista é melhor e mais recomendável do que qualquer certificado e há outros certificados bem mais interessantes caso você queira turbinar seu currículo.

Outro ponto também é estar preparado para a prova. Você tem que ter um nível B1 do Common European Framework (CEF), o que seria um pré-intermediário.

O resultado é calculado em forma de pontos que vão de 0-120 pontos. Algumas universidades aceitam a pontuação +70, sendo que a grande parte somente aceita +85. Eu recomendo que você foque em tirar +90 sempre, pois suas chances de ser aceito serão maiores.

Esse é o site oficial da ETS (TOEFL Test). Recomendo já começar a ler e estudar tudo em inglês. Aconselho a fazer o preparatório em algum centro de idiomas ou com um professor particular. São 3 horas e 20 minutos de prova. Se prepare que você consegue!

 

TOEIC

Test of English for International Communication (TOEIC) é o exame que testa seu Business English (Inglês para negócios). Esse é o que você deve fazer para se destacar no mercado de trabalho.

Diferente do TOEFL, essa certificação não testa suas habilidades no mundo acadêmico, mas sim suas habilidades comunicativas dentro e fora do mercado de trabalho.

Há 2 estilos de testes, vamos analisar cada.

 

TOEIC – Listening and Reading Test

A parte de Listening foca em como entender reuniões, vídeo conferências, podcasts e conversas de telefone. A parte de Reading testa as habilidades necessárias para escrever e-mails, relatórios e outras formas de comunicações dentro da empresa.

São 45 minutos para o Listening e 75 minutos para o Reading. Há 200 perguntas de múltipla escolha e a pontuação vai de 120 a 990 pontos sendo que 550-780 (B1 do CEF), 785-940 (B2 do CEF) e 945-990 (C1 do CEF).

(Para mais informações sobre a comparação dos pontos e notas de todos os teste veja a tabela no final deste artigo)

Algumas universidades aceitam alunos com mais de 900 pontos o que acho ser uma pontuação muito boa, tanto para a universidade quanto para o trabalho.

 

TOEIC – Speaking and Writing Test

A parte de Speaking contém 11 perguntas que tem a duração de 20 minutos no total. O teste avalia sua pronúncia, entonação, gramática, vocabulário e relevância.

O Writing contém 8 perguntas com duração de 60 minutos no total. O teste avalia seu conhecimento na gramática, vocabulário, relevância, organização das ideias e se sua opinião tem embasamento.

A melhor parte desse teste é que você pode fazer sozinho ou com outra pessoa. Comparado com outros testes, esse seria o mais fácil pelo número de perguntas, tempo de prova e menor pressão. Porém, é um teste bem específico e deve ser analisado se vale a pena comparado com os outros.

 

IELTS

International English Language Testing System (IELTS) é o mais popular teste de Cambridge Assessment English. Se divide em 2 testes: o IELTS Academic e o IELTS General Training.

Os dois testes são iguais em termos de estrutura, mesmo número de questões e de tempo. O que difere é que o Reading e Writing diferem de acordo com o teste que escolher.

O IELTS Academic tem o mesmo intuito do TOEFL que é testar suas habilidades a fim de provar se você está preparado para o mundo acadêmico.

O IELTS General Training testa suas habilidades em inglês para comunicação e trabalho. Seria uma mistura de TOEIC com situações de inglês geral.

No site da Cambridge English você encontra testes de graça para conhecer a prova, dicas de como se preparar e vídeos sobre o teste.

Acho o IELTS e TOEFL bem parecidos e na hora de escolher levaria em conta o valor de cada um e qual deles a universidade que pretende estudar preza mais.

Por exemplo, O IELTS é mais popular na Europa e o TOEFL mais popular nas Américas. Veja o edital do centro de estudos que pretende se matricular e tente identificar qual teste eles mencionam primeiro e opte por esse. =)

 

Cambridge English

Essa instituição tem vários exames em diversas áreas que comprovam suas habilidades na língua inglesa. Confesso que são meus exames favoritos por serem intensos, testam a fundo a habilidade do estudante. Considero ser mais difícil que os demais citados, mas com a grande vantagem de ser vitalício.

Os outros exames têm prazo de validade de 2 anos, já os exames de Cambridge são eternos. Já que você sofreu tanto estudando e vai sofrer mais um pouquinho se preparando para esse exame, você merece no mínimo ter que passar por isso uma vez só!

Nesse artigo irei mencionar apenas 3 exames que considero serem os de maior importância. Porém, existem outros.

 

Cambridge English: First (FCE)

Também conhecido por First Certificate in English (FCE), esse é o queridinho entre os brasileiros e o mais popular de Cambridge.

FCE é aceito em algumas universidades, programas de intercâmbio como Ciência sem Fronteiras e empresas privadas. Se você estudou direitinho o teste, não será tão difícil e com a devida preparação você passará sem problemas.

O teste é dividido em Reading and Use of English (1 hora 15 minutos), Writing (1 hora 20 minutos), Listening (cerca de 40 minutos) e Speaking (14 minutos para cada candidato).

Ele pode ser feito em um centro autorizado ou pela internet. Em tempos de trânsito e vida melhor no interior, ter a possibilidade de tirar um certificado internacional de casa, ao invés de vir para um centro urbano, é uma baita mão na roda.

 

Cambridge English: Advanced (CAE)

Esse é o certificado para você que não quer errar. Nível mais avançado que o FCE, com ampla aceitação no mundo inteiro, vitalício e a prova que todo os anos estudando inglês valeram a pena.

Professores de língua inglesa devem no mínimo ter um nível C1. Esse nível cobre todas as estruturas gramaticais, verbos frasais e expressões idiomáticas necessárias para uma comunicação efetiva em inglês.

Muitas universidades só aceitam esse certificado que equivale às notas mais altas de todos os outros certificados mencionados. Então meus queridos fazer essa prova e passar significa que você tem passe livre para mais de 90% das instituições de ensino do mundo. Ele também é aceito em alguns países para imigração e Visa (visto) permanente.

Dependendo do seu perfil e seus interesses, esse é o certificado que indico. Recomendo muito que faça um preparatório para ter certeza que vai passar e entender bem o que é perguntado e como deve ser respondido.

A estrutura da prova é a mesma que a do FCE em Reading and Use of English (1 hora 15 minutos), Writing (1 hora 20 minutos), Listening (cerca de 40 minutos) e Speaking (14 minutos para cada candidato).

Também pode ser feito pela internet, geralmente alguns dólares mais caros que o FCE mais vale a pena o investimento.

 

Cambridge English: Proficiency (CPE)

Esse é o bambambam de todos. O teste de nível mais alto de Cambridge que prova que você é extremamente competente falante da língua inglesa.

Os que fazem esses exames são os que querem ou precisam trabalhar ou estudar em áreas altamente profissionais, campo acadêmico, pós-graduação ou programas de PhD.

É o teste que não aconselho a estudantes que usam o inglês no ambiente de trabalho, viagens, comunicação, etc. Por que não? Por que o nível do teste exige não só a fluência, mas muito domínio das palavras e frases em inglês.

Os resultados mais altos de testes como TOEIC, TOEFL e IELTS não chegam ao nível do CPE. Logo, você tendo um nível CAE e algumas vezes FCE, você já está apto para se comunicar, estudar e trabalhar muito bem no exterior.

A estrutura da prova é a mesma do FCE e CAE e o valor é o mais alto que varia entre $240-250. Quase mil reais.

Para facilitar sua compreensão dos tipos de certificações internacionais, fiz essa tabela fazendo uma comparação entre os principais exames e a relação entre cada um.

 

 

TOEFLTOEIC (Listening and Reading)TOEIC (Speaking and Writing)IELTSCambridge
Por que fazer este teste?Candidatura a Universidades nos EUA ou CanadáCertificação Profissional e Candidatura a Universidades em alguns países.Certificação Profissional e Candidatura a Universidades em alguns países.Candidaturas a universidades no Reino Unido e imigração.Avaliação Institucional e Candidatura a Universidades no Reino Unido
PreçoUS $160-$250US $125-$200US $125-$200US $200-$300US $150-$250
Duração260 minutos120 minutos, 45 minutos (listening) e 75 minutos (reading)80 minutos, 20 minutos (speaking) e 60 minutos (writing)165 minutos110 a 240 minutos
Resultados do Exame10 dias7 a 15 dias7 a 15 dias13 dias14 a 40 dias
Localização do ExameCentro de Testes Autorizado ou via Internet.Centro de Testes AutorizadoCentro de Testes AutorizadoCentro de Testes AutorizadoCentro de Testes Autorizado e Internet.
Validade2 anos2 anos2 anos2 anosVitalício
Para se candidatar em Universidades?Reino Unido, Canadá e EUAPoucas universidadesPoucas universidades+10.000 instituições no mundoReino Unido, Canadá e EUA
Para imigração?AustráliaNãoNãoUK, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.UK: Apenas o Exame CAE
Para buscar emprego?NãoSimSimNãoSim

Esse foi um resumo das principais certificações internacionais em inglês. Espero ter lhe ajudado a decidir qual é o melhor para você e lembre-se que preparo e planejamento são essenciais para passar nos exames. Existem outras certificações intercionais? Sim, com certeza. Deixe na área de comentários sobre qual você quer saber mais e quem sabe fazemos um artigo para você.

Bons estudos! =)

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Quinzenal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜