Faça uma ótima prova!

Hi folks! Nesse artigo trazemos mais um guest post dos organizadores do site Questões de Consurso. Um site com provas, exercícios e materiais para quem está fazendo ou estudando para concursos. Espero que as dicas estejam lhe ajudando na preparação para as provas.

Se você quiser sugerir um artigo para o blog, entre em contato, será um prazer. =)

Faça uma ótima prova! - Questões de Concursos

Na hora de programar a maratona de estudos para prestar uma prova importante contendo questões de língua inglesa, é comum que o candidato tenha dúvidas em relação aos conteúdos a serem estudados, bem como qual das disciplinas presentes nesta prova merecem mais tempo de dedicação – afinal, sempre tem aquela matéria ou outra que a dificuldade é maior e, portanto, são justamente estas que costumam receber mais atenção.

No entanto, para chegar ao objetivo almejado, o de ter sucesso no gabarito, é preciso ter uma rotina de estudo equilibrada e não descartar disciplinas que você considera mais fácil e deixar para última hora assuntos pertinentes para, de fato, se sair bem na prova. E, o que é muito comum, por exemplo, é ver os candidatos não darem muita atenção para uma disciplina que é eliminatória tanto quanto as outras: o Inglês. O que muitos não sabem também é que esta etapa da prova serve muitas vezes para “filtrar” os candidatos – e pode ser nesta hora que você perde a sua oportunidade.

Pelo fato de o idioma ser muito exigido em outras ocasiões, muitas pessoas já têm, de fato, conhecimentos nesta língua e até mesmo fluência. Porém, o inglês em concurso público não tem o mesmo direcionamento ensinado em escolas tradicionais e a dificuldade em responder a prova nesta etapa muitas vezes é grande. A dica nesses casos é estudar muito vocabulário, principalmente aquele específico da área em que você vai realizar a prova. Recorrer ao vocabulário técnico às áreas selecionadas é um diferencial.

Para isso, é interessante procurar na internet assuntos relacionados à área em que você irá fazer a prova quando for estudar inglês. Por exemplo: se você prestará um concurso da Petrobrás, é interessante que você pesquise temas como petróleo, águas profundas, pré-sal, perfuração de petróleo e outros ligados ao tema, pois é muito provável que o teste de inglês seja direcionado a estes assuntos e, por isso, é bom estar preparado para interpretar e entender o vocabulário utilizado neste universo petrolífero.

Muitas pessoas pensam que estudar inglês é trabalhoso ou que é muito difícil. Na verdade, seguindo estas dicas não tem muito segredo: é mais simples do que se imagina. Outra dica interessante para um melhor aproveitamento é você acessar as últimas provas de inglês do concurso que irá prestar, pois o uso do vocabulário nestas provas é recorrente e isso pode te ajudar na hora de realizar a sua. Observar as questões comentadas das provas anteriores também é muito importante para você conhecer como funciona a criação dos enunciados e ficar atento às possíveis pegadinhas que podem eventualmente aparecer.

Se você precisa muito estudar outras disciplinas e não tem o tempo suficiente para estudar o inglês no mesmo ritmo que você dedica as outras matérias, não tem problema: dá para intercalar os estudos do inglês enquanto você estuda a outras matérias. Por exemplo: se você irá estudar Direito por uma hora e irá descansar por 10 minutos, neste meio tempo leia algumas sentenças em inglês e vá memorizando as palavras. O que muitas pessoas costumam errar é estudar por muito tempo uma mesma matéria. Isso acaba cansando a mente e você não consegue memorizar o que foi estudado. Portanto, intercalar o inglês no meio dos estudos de outros temas ajuda tanto a memorizar sentenças do idioma e ir ganhando vocabulário aos poucos quanto garante maior aproveitamento no que você já estava estudando.

Para quem tem dificuldade em estudar inglês por não conhecer muito o idioma, tente fazer da seguinte maneira: grife palavras enquanto estiver lendo sentenças. Grife aquelas que você considera parecida com o português, pois, a maioria das palavras que se parecem realmente também tem o significado semelhante. Em seguida, grife aquelas palavras que você não sabe de fato o seu significado. Dessa maneira você ganha um panorama do que ainda não sabe sobre o idioma e você percebe o que ainda precisa estudar visualizando os seus grifos. Isso também ajuda a ganhar mais vocabulário.

 

Mais Dicas para Vestibulares e Concursos

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜