Como fazer e responder perguntas em comunidades de estudantes de inglês?

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Seja um membro PRO ➜

Geralmente quanto tenho uma dúvida de inglês, primeiramente pergunto ao querido pai Google (as vezes o Google Tradutor), se não consigo achar a resposta que procuro, pergunto a professores de inglês que conheço e por último se ainda não me satisfazer com as informações que encontrar, pergunto a algum nativo, tentando explicar minha dúvida da melhor forma possível em inglês.

Em todo esse processo, estou fazendo perguntas e recebendo respostas. Como faço essas perguntas pode facilitar ou não o recebimento da resposta. Até então sempre achei que fazia minhas perguntas de maneira correta, porém quando navegava na comunidade Italki, um dos meus pals que pratico inglês me indicou um artigo onde explica a maneira correta de fazer perguntas e também como devemos responder a tais perguntas.Só para ficar claro que o contexto das perguntas são relacionados a língua inglesa.

Essas dicas será bastante útil para quem costuma estudar através de comunidades de estudantes onde estamos sempre tirando dúvidas através de perguntas e respondendo a outras dúvidas. Professores de inglês também podem tirar proveito dessas informações e descobrir outras maneiras de responder as dúvidas de seus alunos.

Vou começar explicando como devemos fazer perguntas nas comunidades de estudantes de inglês:

 

Como fazer e responder perguntas em comunidades de estudantes de inglês?
Ilustração por David Foster

 

Como formular uma boa pergunta?

Escreva um bom título para sua pergunta. Em fórums é comum ver títulos como, I need you help (Preciso de ajuda) ou Help please! (Ajuda, por favor ). Geralmente os títulos dessas perguntas não dizem nada e acabamos não prestamos a devida atenção.

Sugestão: O ideal é que você escreva um título curto que emblobe sua dúvida, fazendo com que a pessoa que ler entenda rapidamente o que você quer saber. Veja esse exemplo abaixo retirado do Fórum doEnglish Experts.

Ex.: Qual o melhor dicionário bilíngue.

 

Peça que a pessoa dê exemplos. Depois de um título bem feito, você deve descrever sua pergunta. É sempre bom pedir para que coloquem exemplos na resposta. Exemplo nos ajuda a correlacionar assuntos em nossa mente, nos ajuda a lembrar, além de fazer mais sentido e ficar mais fácil de entender. É importante que quando alguém responder o uma pergunta, colocar um exemplo, principalmente quando é um assunto que não temos domínio e precisamos desse embasamento.

 

Evitar fazer perguntas pessoais – É comum em uma comunidade de estudantes, queremos saber um pouco mais sobre a outra pessoa. Porém as vezes isso mais que atrapalha do que ajuda. Pense que quando está estudando naquela comunidade que gosta, você está trabalhando e seu principal objetivo é aprender inglês, tirar suas dúvidas. Deixe para conhecer melhor a outra pessoa e saber de sua vida pessoal para depois, de preferência no facebook ou no twitter.

Até para que você não passe a mensagem errada. Antigamente era comum encontrar pessoas que ao invés de ir para comunidades para aprender, iam para paquerar. Se seu objetivo não é esse (flertar), então a recomendação é evitar fazer muitas perguntas pessoais.

 

Evitar perguntas sobre política ou religião. Dois assuntos que causam muita polêmica, por isso a recomendação de deixar de lado quando for fazer uma pergunta sobre alguma dúvida de inglês. Existe outros ótimos sites e fórums para discutir sobre esses assuntos, acredito que não seja necessário debater quem está certo e quem está errado em uma comunidade de estudantes de inglês.

 

Faça perguntas sobre a língua inglesa. As duas dicas acima de fato mostra que quando estamos em uma comunidade, estamos ali para aprender, por isso devemos ao máximo manter as perguntas e assuntos relacionados ao inglês. Existe algumas estruturas de perguntas que poderá lhe ajudar a fazer essas perguntas, veja três delas:

 

  • What does “_____” mean? – O que significa “_______” ?
  • How do you say “_______” in English? – Como você diz “________” em inglês?
  • What is the difference between “________” and “_________”? – Quais as diferenças entre “________” e “________”?

Essas estruturas acima pode facilitar quando vamos fazer uma pergunta em inglês ou em português em uma comunidade de estudantes.

 

 Como escrever uma boa resposta?

Aqui já vamos para o outro lado da moeda. Outro ponto importante de um relacionamento em uma comunidade, a parte quando vamos ajudar alguém respondendo a uma pergunta. Todo relacionamento e o próprio aprendizado é baseado nessa troca de informações e como você responde as perguntas pode ajudar ou não a pessoa que pergunta.

A primeira e se não a mais importante dica é:

 

Seja educado. Não que muita gente seja grosso, mas não é incomum encontrar pessoas sendo ignorante ou mesmo debochando de outras por fazer perguntas que para elas seriam fáceis (geralmente iniciantes). Todos tivemos nosso início e nele perguntamos, se não tivéssemos perguntado quando começamos, não estariamos onde estamos hoje. Por isso educação é primordial quando vamos responder uma pergunta, por mais simples e fácil que ela pareça.

Temos que sempre nos colocar no lugar da outra pessoa e se achamos a pergunta muito ingênua (muito simples), primeiramente agradecer por saber a resposta e depois tentar explicar da melhor maneira possível, passando até mais informações do que a pessoa perguntou.

 

Responder de forma clara. Esse é outro ponto importante quando vamos responder a uma pergunta. Responder de uma forma que a outra pessoa (ou qualquer outra) possa entender facilmente. Parece uma coisa simples mas não é. Quando dominamos algo é fácil entender, porém temos que pensar que algumas pessoas não nasceram com o dom de passar informações ou mesmo com o dom de educar.

No meu nicho por exemplo (Front-End Design) é muito comum fazer perguntas de como alguma funcionlidade é realizada e receber uma resposta tão técnica que parece que precisamos ler, estudar e aprender tanta coisa, acabando por desmotivar a pessoa.

E quando na verdade, em sua maioria das vezes, é algo simples, rápido e sem a necessidade de tanto conhecimento técnico. Apenas por que a pessoa que respondeu a pergunta tem o prazer de “listar” o que sabe apenas para impressionar ou mesmo complicar a resposta/situação. Por isso que clareza e objetividade são muito importantes.

 

Sempre use exemplos. Isso nos leva a questão de sempre usar exemplos. Qual a melhor maneira de fazer a outra pessoa entender se não por exemplos?! Eu acredito que a pessoa que pergunta pedindo ou não, a demonstração de como é feito ou dito é importante para a absorção e entendimento da resposta. Lembre-se disso quando responder a uma pergunta em um fórum.

 

Mostrar expressões similares – Correlacionar ideias, assuntos e conteúdos também é uma boa ideia quando vamos responder uma pergunta. Estamos falamos de dois idiomas muito parecidos em sua estrutura gramatical. Quando fazemos essa correlação, a pessoa que faz a pergunta entende rapidamente a resposta. Além de que, novamente, a correlação junto com exemplos ajuda a pessoa a entender o que é dito ou como deve ser dito. Fazendo-a lembrar de algo que ela já conhece.

 

Todas essas dicas são importantes e em sua maioria, são seguidas por membros de comunidades de estudantes de inglês internet a fora. É claro que tem sempre aquelas pessoas que não respondem como deveria ou não perguntam da forma correta, deixando o leitor com mais dúvida do que ela mesma. O importante é que estamos todos em um processo de aprendizagem, nunca paramos de aprender, também nunca iremos parar de perguntar e ensinar.

Aplicando essas dicas você irá receber respostas melhores, mais concretas e confiáveis. Também irá responder a dúvidas de uma forma que a outra pessoa entenda facilmente, todos ganham.

 

Compartilhe na área de comentários sua experiência nos fórums de discussão. Você sempre é respondido quando faz uma pergunta? Você também faz sua parte ajudando outros respondendo suas dúvidas? Quais são suas dificuldades nas comunidades de estudantes de inglês que participa?

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Quinzenal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜