6 Curiosidades interessantes sobre a língua inglesa

Todo idioma possui aquelas curiosidades interessantes que nunca imaginamos ser verdade, ou mesmo não tomamos conhecimento por não ser bem conhecido/informado.

Nessa dica de inglês, quero compartilhar 6, de várias, curiosidades que esse idioma possui. São 6 curiosidades que talvez você não conheça, pois essas informações geralmente não são ensinadas em cursos e aulas particulares de inglês. Vamos lá! 😀

 

A língua inglesa não é o idioma oficial da Inglaterra

Essa informação irá surpreender a muitos, mas a língua inglesa não é o idioma oficial da Inglaterra. Embora seja o idioma falado por 98% da população, não existe uma legislação afirmando ou confirmando que a língua inglesa é o idioma oficial.

Veja a lista de países onde a língua inglesa é idioma oficial e notará que o país mais famoso do mundo, principalmente por seu idioma, não tem o mesmo como oficial.

Só para reforçar e que possa entender bem, isso está relacionado a legislação. Não significa que o inglês não é o idioma oficial, é que os parlamentares nunca sentiram necessidade de colocar isso em lei ou de oficializar.

 

O que no mínimo é estranho e ao mesmo tempo entendível, já que a Inglaterra tem bastante histórico e influência na história da língua inglesa. 🙂

 

J e Q não faziam parte do alfabeto original

As letras J e Q, inicialmente não faziam parte do alfabeto original da língua inglesa. Eles foram “adicionados” depois. Não consegui encontrar a origem dessas palavras e por que foram incorporadas, porém, como a língua inglesa sofreu, e sofre, bastante influência de vários idiomas, fica difícil especular.

 

Rhythm(s) ou Twyndyllyng, qual a mais longa?

Nesse artigo, publicamos que rhythm é considerada a palavra mais longa sem nenhuma vogal em inglês.

Na verdade, twyndyllyng é a mais longa, porém, essa palavra é considerada obsoleta e não é mais utilizada pelos falantes da língua inglesa, sejam eles nativos ou não. Essa última palavra foi substituída por twinling ou twin, que significa gêmeos.

O legal é a pronúncia dela! Difícil mas legal de pronunciar. 😀

 

Origem da palavra Alphabet

Em inglês, a palavra alfabeto se escreve assim: alphabet. A origem dessa palavra é do latim. Ela foi formada através da junção de duas palavras, alpha e beta, onde juntas formaram alphabet.

 

Passado de Dreamt

A única palavra em inglês que termina com as letras “-mt”, é a palavra dreamt. Dreamt é o verbo irregular to dream no passado simples.

Recomendo ler o artigo sobre verbos irregulares em inglês, para mais informações.

 

Palavras Crescentes

Acima, dei um exemplo da palavra mais longa sem vogal, porém isso não significa que ela é a mais longa. Veja esse diálogo e observe como as palavras em inglês “crescem”:

I do not know where family doctors acquired illegibly perplexing handwriting: nevertheless, extraordinary pharmaceutical intellectuality counterbalancing indecipherability, transcendentalizes intercommunications’ incomprehensibleness.

Agora vejamos uma abaixo da outra.

I

do

not

know

where

family

doctors

acquired

illegibly

perplexing

handwriting

nevertheless

extraordinary

pharmaceutical

intellectuality

counterbalancing

indecipherability

transcendentalizes

intercommunications’

incomprehensibleness

 

Nem quero me arriscar a traduzir essa frase. :V

Agora vem a parte interessante, conte o tamanho de cada palavra. Você irá notar que a primeira palavra tem uma letra, a segunda tem duas, a terceira tem três e assim em diante. Se desejar, essa lista pode ficar bem mais complicada, mas ela é suficiente para notar a complexidade que esse belo idioma tem, onde ao mesmo tempo, ele é bem simples de se aprender.

 

Agora é sua vez, compartilhe na área de comentários alguma curiosidade interessante que você conhece sobre a língua inglesa. Aproveite também para ler esse outro artigo com mais peculiaridades interessantes sobre a língua inglesa.

Bons estudos! 🙂

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine nossa newsletter para receber
artigos do Almanaque, promoções, ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Semanal