Inglês se aprende com inglês ou com português? [Dúvida de Leitor]

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Experimente gratuitamente agora!

Vez ou outra, respondemos aqui no Blog Inglês na Rede perguntas de leitores que recebemos por e-mail ou através de nossa área de comentários. Nesse artigo iremos responder a dúvida do Aldir Ney que gostaria de saber:

“Caro Renato, inglês se aprende com inglês ou se aprende com português? Tenho me dedicado ao aprendizado do inglês mais tenho esta dúvida.

Pode me ajudar? Obrigado pela atenção.

 

Aldir Ney Braga, do Rio de Janeiro – RJ.”

Primeiramente obrigado Aldir Ney por entrar em contato com o Blog Inglês na Rede com sua pergunta.

Eu acredito que não seja difícil encontrar professores de inglês e até escolas de idiomas, que não apenas promovem o aprendizado apenas com inglês, como acreditam ser a melhor maneira de se aprender inglês.

Para lhe ser bem sincero, eu não tenho certeza se eles estão certo ou errado. Nós, seres humanos, somos indivíduos e cada indivíduo tem uma melhor forma de aprender. Não é a toa que o slogan do Blog Inglês na Rede se chame: Blog Inglês na Rede – O Blog do estudante de inglês autodidata. Pois sabemos que existe um grupo de estudantes que consegue aprender inglês sozinho e decidimos focar nossas dicas e artigos para este tipo de estudante.

Para lhe dá um exemplo real, eu lembro que quando estava na faculdade, tinha uma menina que conheci que queria aprender inglês. Quando ela soube que estudava inglês, ela logo veio me perguntar qual era o “segredo” para atingir a fluência. Embora não fosse um estudante que falasse inglês fluentemente na época, mencionei que estudava constantemente, era dedicado, praticava bastante sozinho e com amigos, etc. Quando ela me perguntou em qual escola estudava e descobriu que sempre estudei sozinho, ela ficou surpresa.

Não só ela ficou surpresa, como respondeu na mesma hora que nunca iria conseguir aprender inglês estudando sozinha. Curioso, perguntei por que. E ela disse:

“Eu gosto do contato cara a cara com o meu professor. É a única forma que consigo aprender. De outra maneira, não consigo ter foco ou aprender/reter algo.”

Na época que isso aconteceu, há alguns anos atrás, eu já escrevia dicas de inglês aqui no Blog Inglês na Rede, então já tinha lido vários relatos de estudantes que não conseguem aprender sozinho. Então não fiquei tão surpreso pela opinião dela.

O ponto que quero fazer aqui é que existem estudantes que se sentirão mais a vontade ou terão mais facilidade aprendendo inglês estudando em português. Outros terão mais facilidade estudando inglês com material totalmente em inglês. Em um cenário tão flexível como este, como distinguir qual é a melhor forma? Como saber qual é a melhor maneira de se aprender inglês?

Veja a minha sugestão para identificar qual é o melhor caminho para você.

 

Analise o seu perfil de estudante

Simples, analise o seu perfil de estudante e descubra qual a maneira que se encaixa melhor para você.

Desde o início dos meus estudos, eu sabia que conseguia estudar sozinho, meu interesse e estudo pela língua inglesa começaram de forma espontânea e individual. Eu pedia e peço ajuda a professores e amigos, porém o estudo em si se resume a mim e os livros.

Já tem muitos estudantes que não podem dizer o mesmo. Por algum motivo que infelizmente, entendo pouco, alguns estudantes precisam de um professor ou alguém com conhecimentos sólidos para conduzir seus estudos/aprendizado.

Então no seu caso, a melhor recomendação que eu daria é: faça um teste. Estude inglês por um ou dois meses apenas com material em inglês e mais dois meses com material em português e analise em qual dos dois estados você observa uma maior melhora de aprendizado e de satisfação ao aprender o idioma. Analise as melhora de retenção de conhecimento, de facilidade de entendimento e etc.

Testando e vendo o que funciona para você, será bem melhor que seguir conselhos meus ou de qualquer outra pessoa que possa ou não se compatível com seu estilo de estudo.

Espero ter respondido sua pergunta. =)

***

E você leitor do Blog? Em sua opinião, qual é a melhor forma de aprender inglês? Aprender inglês com inglês ou aprender inglês com o português? Compartilhe sua opinião na área de comentários.

E se você tem dúvidas de inglês, entre em contato com o Blog Inglês na Rede ou visite a Sala e deixe sua pergunta por lá.

Cya e bons estudos! =D

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Quinzenal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Experimente gratuitamente agora!