Por que o Brasil precisa de uma competição igual ao Spelling Bee americano?

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Experimente gratuitamente agora!

Se você não sabe o que é a competição Scripps National Spelling Bee, não tem problema, ela não faz sucesso na Globo e em nenhum canal aqui no Brasil.

Scripps National Spelling Bee é uma competição que acontece nos Estados Unidos anualmente. Essa competição é bem parecida, se não igual, com o Soletrando que passava na Globo no programa do Luciano Huck. Não sei quem copiou quem, o importante, em minha opinião, desses programas é que eles incentivam o estudante a aprender não apenas o significado das palavras e seus usos, mas também a soletrar a mesma de forma correta. Algo extremamente desafiador e importante para qualquer aprendiz de um idioma.

Aqui no Brasil, até agora o interesse por esse tipo de competição só foi puxado para aprender o português, como no programa Soletrando. Isso mês faz pensar, por que no Brasil não tem programas parecidos? De fato o Brasil ainda tem uma boa parcela da população que não fala inglês com fluência, quem dera participar de um programa estilo Soletrando ou Spelling Bee, porém não acho que devemos desistir por ai.

Mesmo utilizando o inglês como segundo idioma e sem o domínio necessário, aprender a soletrar as palavras é de extrema importância para um estudante de inglês. Com prática e dedicação, o estudante irá aos poucos aprender as palavras mais básicas e com o tempo, seu vocabulário evoluiria. Isso exigiria muito estudo e dedicação por parte do estudante de inglês, mas o que não exige, não é verdade?!

Sem falar que a grande maioria dos estudantes de inglês já estão acostumados a estudar e memorizar vocabulário, através de aplicativos, tais como o Duolingo e o Vocabulary.com, que é bem parecido com o Scripps National Spelling Bee no sentido que você aprende palavras, seus significados e usos.

 

cnn-video-spelling-bee

 

Mas o ponto que quero fazer nesse artigo é, por que não temos algo parecido aqui no Brasil? Os motivos que citei acima, são boas razões que acho que no Brasil deveria ter uma competição similar. São poucas as oportunidades de desafios parecidos para os estudantes de inglês e uma competição estilo Spelling Bee, traria a tona esse desafio que os estudantes tanto precisam e talvez procuram.

É complicado? Sim, inicialmente não precisaria ser algo tão avançado como acontece na competição americana, até por que não somos falantes nativos e aprender palavras complicadíssimas como “cravanette” ou “rapprochement” não seria tarefa fácil para nós brasileiros.

Porém, se os estudantes forem incentivados desde o início dos estudos a atividades e competições como essa, começando em um nível mais básico e ir aumentando o nível ao longo do tempo, os estudantes de inglês aumentaria muito tanto o gosto pela língua inglesa, como também o aumento de vocabulário e consequentemente, a fluência em inglês.

 

Competições Escolares

Inicialmente, como acontece na competição americana, onde o principal fomentador de competições são as instituições de ensino, as escolas deveriam ser as principais a incentivar esse tipo de competição.

As escolas de idiomas deveriam apoiar e fomentar esse tipo de atividade, colocando competições parecidas em prática, afim de ajudar os estudantes a procurar entender as palavras em seus contextos, a memorizar as palavras, contribuindo tanto de forma qualitativa como de forma quantitativa.

Os estudantes iriam absorver mais vocabulário e mais conhecimento, que no final, só viria a somar com o restante de conteúdo que já aprendem na escola ou nos cursos de inglês.

Por que as escolas de idiomas e as instituições de ensino não fazem isso? Essa é na verdade, uma boa pergunta que não tenho resposta. Penso que eles acham que não vale a pena, ou achem o conteúdo avançado demais para estudantes de nível básico, que é a maioria dos estudantes das escolas de inglês do Brasil. Outro ponto seria o interesse do estudante brasileiro, que quer falar rápido mas não quer sentar para de fato aprender.

Eu particularmente acho a competição válida e desafiadora. E acredito que as próximas gerações estariam muito melhor preparadas se tivessem competições assim para incentivar o estudo da língua inglesa.

Caso você queira se aventurar e fazer um teste no CNN Spelling Bee Quiz, acesse essa página. Ou faça o teste Spelling Bee aqui, ambos os testes as páginas em inglês.

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Quinzenal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Experimente gratuitamente agora!