Aprender inglês: Exigência do mercado ou da vida?

Estava assistindo à reportagem realizada pelo jornal R7 que foi publicada no começo de 2015. Nessa reportagem é mencionado que o conhecimento da língua inglesa não é mais um diferencial para o profissional. Hoje em dia falar inglês é uma exigência do mercado de trabalho.

A princípio, achei exagerado da parte do Jornal R7 em chamar essa necessidade de exigência do mercado. Entretanto, após assistido a reportagem por completo e refletido a respeito, pensei, “será que eles têm razão”?

Vez ou outra converso com amigos e eles sempre me falam que perderam ótimas oportunidades de emprego por não falarem inglês. Também é comum mencionarem que um colega de trabalho ganha mais que eles por falar inglês fluentemente.

O mercado de trabalho exige conhecimento em inglês.

Como saber inglês me ajudou profissionalmente

Casos como esses não são coisas de outro mundo. Anos atrás, quando comecei minha vida profissional como garçom em um resort em Porto de Galinhas-PE, ganhava em média 30% a mais que os meus companheiros de trabalho pelo simples fato de falar inglês. Na época, não falava 10% do que falo hoje, porém, ganhava melhor por isso. Embora meu conhecimento no idioma não fosse vasto, eu conseguia atender as necessidades dos hóspedes me comunicando em inglês.

Consegui uma promoção nos meus três primeiros meses na empresa, de garçom fui trabalhar como recepcionista. Para quem já trabalhou ou trabalha em hotel ou resort, sabe que existe um maior contato com o cliente e também pagam melhor pela vaga. Falar inglês fluentemente também é uma das exigências para essa função, já que é o primeiro contato do cliente com o estabelecimento.

Naquela época, eu não tinha noção da importância que o inglês tinha e da exigência do mercado. Na verdade, eu apenas achava legal falar inglês, pois as pessoas me viam de forma diferente, como se eu fosse um gênio.

Depois dessa experiência e ter saído do ramo hoteleiro, não tive mais tanto contato com a língua inglesa como tinha antes. Lecionei por alguns anos, mas não tive contato direto com estrangeiros de países falantes da língua inglesa. Acredito que essa separação acabou criando em mim uma percepção que inglês não era tão importante assim. Tantas pessoas vivem muito bem e são bem sucedidas profissionalmente sem o domínio da língua inglesa. Foi pensando assim que por muito tempo me enganei.

Mudança de paradigma

Após muito considerar se meu raciocínio estava errado em relação ao que acabei de escrever, cheguei à conclusão que sim. De fato, há muitas pessoas bem sucedidas que não falam inglês, porém, é incrível os benefícios que o aprendizado desse idioma traz e consequentemente, o conhecimento que o profissional adquire.

Por exemplo, pessoas que falam outro idioma precisam raciocinar diferente, precisam se adaptar a novos costumes e formas de se expressar com palavras e frases diferentes. Pessoas que falam outro idioma são mais abertas a mudanças.

Existe uma série de vantagens que o aprendizado de um segundo idioma traz, o que torna o conhecimento do inglês não apenas necessário, mas em minha opinião indispensável.

Hoje percebo que aprender inglês deixou de ser há muito tempo apenas uma necessidade do mercado, algo que se você souber é bom para seu currículo. Hoje não é mais algo que as alguém aprende porque acha bacana, para viajar para o exterior ou porque quer entender as letras das músicas. Todos esses motivos, embora válidos, não chega perto da necessidade e da exigência do mercado por profissionais que dominem esse idioma.

Agora, é uma questão de exigência da vida. Se você é uma pessoa que quer crescer profissionalmente, crescer na empresa ou em seu próprio negócio, que deseja melhorar e ampliar seus conhecimentos, aprender inglês é uma das primeiras coisas que precisará fazer. Falar inglês me ajudou e ainda ajuda a aprender vários assuntos importantíssimos para mim, não apenas a nível profissional, mas também como cidadão do mundo.

Inglês – Maior acesso à informação

Com os meus conhecimentos da língua inglesa, pude ler vários livros sobre desenvolvimento web. Hoje em dia, trabalho como desenvolvedor front e back-end. Pude fazer vários cursos profissionalizante e técnico, todos ministrados em inglês, sobre os mais variados assuntos, tais como Astronomia, Sociologia, Psicologia Humana, Falácias, Conceitos de Marketing, Religião, etc.

Eu poderia ter aprendido todo esse conhecimento em português, porém, graças à língua inglesa, tive mais informações disponíveis e pude debater e compartilhar ideias com pessoas do mundo todo. Aprender inglês me abriu as portas para muitas informações que muitas vezes não estão disponíveis em português.

E a melhor parte disso tudo? É que com dedicação, força de vontade e esforço, você pode aprender inglês e expandir seus horizontes, ascender profissionalmente e pessoalmente. Bastando apenas tomar a decisão e aceitar o desafio de aprender o idioma, que afinal, se tanta gente aprende, não deve ser tão difícil, não é verdade?! E se for difícil de aprender, o importante é que esse conhecimento será útil não apenas em seu trabalho, mas em sua vida.

Ou seja, aprender inglês por que o mercado de trabalho está exigindo, é apenas um dos bons motivos e uma de várias boas vantagens que você terá em dominar esse idioma.

Pense a respeito e bons estudos. 🙂

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.