Como fazer e responder perguntas em comunidades de estudantes de inglês?

Como fazer e responder perguntas em comunidades de estudantes de inglês?
Você sabe como fazer e responder perguntas nos fóruns de inglês?

Geralmente, quando eu tenho uma dúvida de inglês, primeiramente pergunto ao querido pai Google (às vezes o Google Tradutor). Se não consigo achar a resposta que procuro, pergunto aos professores de inglês que conheço e por último, se ainda não me satisfazer com as informações que encontrar, pergunto a algum nativo, tentando explicar minha dúvida da melhor forma possível.

Em todo esse processo, estou fazendo perguntas e recebendo respostas. A forma como faço essas perguntas pode facilitar ou não o recebimento da resposta. Até então, sempre achei que fazia minhas perguntas de maneira correta, porém, quando navegava na comunidade Italki, um dos meus pals que pratico inglês me indicou um artigo explicando a maneira correta de fazer perguntas e também como devemos respondê-las. Só para ficar claro que o contexto das perguntas está relacionado à língua inglesa.

Estas dicas serão úteis para quem costuma estudar por meio de comunidades de estudantes, onde estamos sempre tirando dúvidas por meio de perguntas e respondendo outras dúvidas. Professores de inglês também podem tirar proveito dessas informações e descobrir outras maneiras de responder as dúvidas de seus alunos.

Vou começar explicando como devemos fazer perguntas nas comunidades de estudantes de inglês:

Como formular uma boa pergunta?

Escreva um bom título para sua pergunta

Em fóruns é comum ver títulos como I need you help (Preciso da sua ajuda) ou Help please! (Ajude, por favor ). Geralmente os títulos dessas perguntas não dizem nada e acabamos não prestamos a devida atenção.

Sugestão: O ideal é que você escreva um título curto que emblobe sua dúvida, fazendo com que a pessoa que leia entenda rapidamente o que você quer saber. Veja este exemplo abaixo retirado do Fórum English Experts.

Ex.: Qual o melhor dicionário bilíngue?

Peça que a pessoa dê exemplos

Depois de um título bem feito, você deve descrever sua pergunta. É sempre bom pedir para que coloquem exemplos na resposta. Exemplos nos ajudam a correlacionar assuntos em nossa mente e nos ajudam a lembrar. Além isso, facilitam o entendimento da explicação dada. É importante que quando alguém responder uma pergunta a pessoa coloque um exemplo, principalmente quando é um assunto que não temos domínio e não temos esse embasamento.

Evitar fazer perguntas pessoais

É comum em uma comunidade de estudantes querermos saber um pouco mais sobre a outra pessoa. Porém, às vezes isso mais que atrapalha do que ajuda. Pense que quando está estudando naquela comunidade que gosta, você está trabalhando o seu principal objetivo, que é aprender inglês e tirar suas dúvidas. Deixe para conhecer melhor a outra pessoa e saber de sua vida pessoal para depois, de preferência no Facebook ou no Twitter.

Isso é importante para que você não passe a mensagem errada. Antigamente, era comum encontrar pessoas que em vez de ir para comunidades para aprender, iam para paquerar. Se seu objetivo não é esse (flertar), então a recomendação é evitar fazer muitas perguntas pessoais.

Evitar perguntas sobre política ou religião.

Dois assuntos que causam muita polêmica, por isso a recomendação de deixar de lado quando for fazer uma pergunta sobre alguma dúvida de inglês. Existem outros ótimos sites e fóruns para discutir sobre esses assuntos. Acredito que não seja necessário debater quem está certo ou não em uma comunidade de estudantes de inglês.

Faça perguntas sobre a língua inglesa. 

As duas dicas acima de fato mostram que quando estamos em uma comunidade, estamos ali para aprender, por isso devemos ao máximo manter as perguntas e assuntos relacionados ao inglês. Existem algumas estruturas que poderão ajudar a fazer essas perguntas, veja três delas:

  • What does “_____” mean? – O que significa “_______” ?
  • How do you say “_______” in English? – Como você diz “________” em inglês?
  • What is the difference between “________” and “_________”? – Quais as diferenças entre “________” e “________”?

Essas estruturas podem facilitar quando vamos fazer uma pergunta em inglês ou em português em uma comunidade de estudantes.

Como escrever uma boa resposta?

Aqui já vamos para o outro lado da moeda. Outro ponto importante de um relacionamento em uma comunidade é a parte quando vamos ajudar alguém respondendo a uma pergunta. Todo relacionamento e o próprio aprendizado é baseado nessa troca de informações e como você responde às perguntas pode ajudar ou não a pessoa que pergunta.

A primeira e se não a mais importante dica é:

Seja educado.

Não que muita gente seja grossa, mas não é incomum encontrar pessoas sendo ignorantes ou mesmo debochando de outras por fazer perguntas que para elas seriam fáceis (geralmente feitas por iniciantes). Todos tivemos nosso início e nele perguntamos. Se não tivéssemos perguntado quando começamos, não estaríamos onde estamos hoje. Por isso, a educação é primordial quando vamos responder uma pergunta, por mais simples e fácil que ela pareça.

Temos que sempre nos colocar no lugar da outra pessoa e se achamos a pergunta muito ingênua (muito simples), primeiramente devemos agradecer por saber a resposta e depois tentamos explicar da melhor maneira possível, passando até mais informações do que a pessoa perguntou.

Responder de forma clara

Esse é outro ponto importante quando vamos responder a uma pergunta. Responder de uma forma que a outra pessoa (ou qualquer um) possa entender facilmente. Parece uma coisa simples, mas não é. Quando dominamos algo, é fácil entender, porém, temos que pensar que algumas pessoas não nasceram com o dom de passar informações ou mesmo com o dom de educar.

No meu nicho, por exemplo (Front-End Design) é muito comum fazer perguntas sobre como uma funcionalidade é realizada e receber uma resposta tão técnica que parece que precisamos ler, estudar e aprender tanta coisa, acabando por desmotivar a pessoa.

Entretanto, na maioria das vezes, é algo simples, rápido e sem a necessidade de tanto conhecimento técnico. Apenas porque a pessoa que respondeu a pergunta tem o prazer de “listar” o que sabe apenas para impressionar ou mesmo complicar a resposta/situação. Por isso, a clareza e objetividade são muito importantes.

Sempre use exemplos

Isso nos leva a questão de sempre usar exemplos. Qual a melhor maneira de fazer a outra pessoa entender senão por exemplos?! Eu acredito que a pessoa que pergunta pedindo ou não, a demonstração de como é feito ou dito é importante para a absorção e entendimento da resposta. Lembre-se disso quando responder a uma pergunta em um fórum.

Mostrar expressões similares

Correlacionar ideias, assuntos e conteúdos também é uma boa ideia quando vamos responder uma pergunta. Estamos falamos de dois idiomas parecidos em sua estrutura gramatical. Quando fazemos essa correlação, a pessoa que faz a pergunta entende rapidamente a resposta. Além de que, novamente, a correlação junto com exemplos ajuda a pessoa a entender o que é dito ou como deve ser dito. Fazendo-a lembrar de algo que ela já conhece.

Todas essas dicas são importantes e em sua maioria, devendo ser seguidas por membros de comunidades de estudantes de inglês internet afora. É claro que tem sempre aquelas pessoas que não respondem como deveria ou não perguntam da forma correta, deixando o leitor com mais dúvida do que antes. O importante é que estejamos todos em um processo de aprendizagem e nunca paramos de aprender. Acredito que nunca vamos parar de perguntar e ensinar.

Conclusão

Aplicando essas dicas você vai receber respostas melhores, mais concretas e confiáveis. Também vai responder dúvidas de uma forma que a outra pessoa entenda facilmente, todos ganham.

Compartilhe na área de comentários sua experiência nos fóruns de discussão. Você sempre é respondido quando faz uma pergunta? Você também faz sua parte ajudando outros respondendo suas dúvidas? Quais são suas dificuldades nas comunidades de estudantes de inglês que participa?

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.