Conheça a (RIB) Revista Inglês Brasil

Revista Inglês BrasilO Blog Inglês na Rede está ativo há anos, desde 2010 para ser mais exato. Nesse período puder compartilhar muitas dicas com outros estudantes de inglês, conhecer professores e donos de escolas de idiomas.

Cheguei a ensinar inglês por dois anos, mas nunca me considerei um professor. Como estudante, passei por várias fases do aprendizado e posso dizer que conheço as dificuldades que passamos, principalmente quando se está aprendendo sozinho, como foi meu caso quando comecei meus estudos.

Nessa longa caminhada em busca em aperfeiçoar meu inglês, além do Blog Inglês na Rede, dei início anos atrás o EnglishCast, podcast com a intenção de ajudar estudantes com áudios em inglês e entrevistas com personalidades e estudantes normais explicando como aprenderam.

E agora, estou mais uma vez buscando não apenas aprender mais sobre a língua inglesa, mas continuar ajudando outros estudantes a chegar onde muitos já chegaram, a sonhada fluência em inglês.

É com esse objetivo que nasceu a Revista Inglês Brasil. Um projeto onde nesse artigo irei falar um pouco a respeito, não apenas para que você conheça a revista, mas para saber e entender como cheguei até ela, o que ela representa para mim e como ela poderá lhe ajudar a aprender inglês.

 

Como tudo começou

Graças a internet, hoje todos podemos ter contato com pessoas de várias partes do Brasil e do mundo. Aquele seu ídolo que você ver no jornal ou televisão não é mais inacessível como há anos atrás. Hoje você pode falar com seu autor favorito pelo Twitter, trocar ideias com seu artista via Facebook, dá sugestões para o presidente de uma empresa através do LinkedIn.

Nessa nova era, eu tive a oportunidade de conhecer (de forma online) os autores e profissionais da área de idiomas de várias cidades brasileiras e de grandes sites de inglês no Brasil (Inglês na Ponta da Língua, Você Pode Falar Inglês, Inglês para Leigos e muitos outros).

Essa panelinha do inglês, tinha e continua tendo algo em comum, a paixão pela língua inglesa e o desejo em compartilhar o que aprende com outras pessoas. Isso foi o que motivou essa “panelinha” a se reunir, trocar experiências, dicas, seja sobre inglês, sobre a vida, sobre tudo.

Assim, a interação dessa panelinha foi tanta, que em 2012, houve a ideia de se fazer algo mais sério, algo mais vísivel e que fosse ajudar um número maior de pessoas, além do que cada uma já ajudava e continua ajudando individualmente.

Entre as várias sugestões dadas na época, eu pensei em uma revista. Talvez você se pergunte por que uma revista? Na época eu trabalhava na ADVB-PE, uma empresa que tinha uma revista própria, e lá tive mais contato no processo de criação e o impacto que uma revista impressa tinha entre os seus leitores.

Vendo aquele caso de sucesso e seu processo de criação, foi a partir daí que tive a ideia, que acabou se tornando o que é hoje a Revista Inglês Brasil. Foram dois anos de altos e baixos, planejamentos, produção, datas para lançamento adiadas, planos iniciais alterados por falta de verba, tempo e recursos. Talvez dois anos para amadurecer a ideia, ideia essa que felizmente conseguimos colocar ao público em sua primeira edição.

Mas que revista é essa? Revista Inglês Brasil?! Por que colocar o nome Brasil em uma revista que é voltada para o estudante de inglês? Como essa revista vai de fato lhe ajudar a aprender inglês?

 

O que é a RIB?

Acho que depois dessa introdução, já deu para entender bem o objetivo da RIB (Revista Inglês Brasil), mas aqui vai uma explicação rápida:

 

“A Revista Inglês Brasil é uma revista digital (futuramente impressa) com o objetivo de trazer um conteúdo que irá tirar as principais dúvidas do estudante de inglês, além de servir como um guia durante todo o processo de aprendizado da língua inglesa.”

 

Marca - Revista Inglês Brasil

 

Ou seja, a RIB não pensa em apenas dá dicas de inglês, ela quer ir além, ela quer está e auxiliar o estudante de inglês, principalmente o auto-ditada no seu processo de aprendizado, quer ser seu guia nessa caminhada rumo a fluência na língua inglesa, sonho esse de muitos brasileiros. A Revista Inglês Brasil quer ser a revista do estudante de inglês brasileiro.

Mas ainda não respondei o que terá essa revista? Como de fato ela irá lhe ajudar a aprender inglês?

 

O que a RIB trará?

Definir o conteúdo correto para auxiliar o estudante de inglês não é tarefa fácil. E para ser sincero, acredito que ainda não chegamos no modelo ideial, mas temos que começar em algumar lugar, correto?! Pensando nisso, abaixo listo as principais colunas e seções da RIB no momento:

 

Colunas Seções
Meu Caminho até a fluência Os Estudantes Perguntam
Aprendendo Inglês no Youtube Entrevistas
Aprendendo Inglês no Supermercado Exercícios
Literatura da Língua Inglesa Curiosidades da Língua Inglesa
My Life at London Recomendações da RIB
Why don’t you try?
Exames de Certificação

 

As colunas foram criadas com objetivo de não focar apenas em uma parte do conhecimento, mas sim trazer um conteúdo varíado para o estudante. Não que o objetivo da revista seja o de cobrir todos os assuntos relacionados a língua inglesa, e sim cobrir os assuntos que o estudante tire mais proveito e que possa lhe ajudar a tomar as decisões certas, seja na hora de fazer um exame de certificação, decidir morar no exterior ou na hora de escolher um material para estudar inglês.

 

Colunistas e Colaboradores

Como deve imaginar, a RIB não é uma revista de “one man job” (trabalho de um homem só). É uma trabalho de uma equipe, que atualmente conta com 9 colunistas, 7 colaboradores, 1 revisor e 1 parceiro de mídia.

Eu fico feliz de fazer parte dessa equipe, equipe essa que é composta por tradutores, professores e estudantes de inglês, além de profissionais de língua inglesa. (Para saber mais sobre os membros da revista, visite o Editorial da RIB).

Enquanto escrevo esse artigo, a primeira ediçã da RIB já foi publicada e já está disponível para leitura e aprendizado no site da Revista. Nessa primeira edição, optamos por escolher um tópico bem polêmico e de muito debate entre os estudantes:

 

Aprender inglês no Brasil! É possível?

O objetivo dessa 1ª edição foi o de mostrar que é possível sim aprender inglês sem sair do Brasil, e Denilso de Lima explica como você pode realizar seu sonho de aprender inglês aqui mesmo, no Brasil.

 

Esse foi um tópico importante para dá início de uma revista voltada ao estudante brasileiro, não apenas por que muitos reclamam que não aprendem inglês por que não viajam para o exterior, mas por que temos que aproveitar o tempo e recursos que temos disponível aqui. Esperar um intercâmbio para aprender inglês não é uma boa opção.

 

Faça parte você também da RIB

E para encerrar essa longa apresentação, gostaria de dizer que você também pode fazer parte da RIB, seja com uma dúvida, com uma entrevista, enviando ideias de assuntos, pessoas que podemos entrevistar, falando e compartilhando a Revista Inglês Brasil nas redes sociais.

Seu feedback é de grande importância nesse começo, para que possamos sempre está melhorando e aperfeiçoando o conteúdo da Revista Inglês Brasil.

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜