Dicas de estudo para concursos públicos

vestibular concurso
Concursos públicos – O inglês não precisa ser um empecilho

Atualmente, são muitas as empresas que selecionam candidatos por meio de provas e concursos públicos. É uma maneira eficaz de testar o conhecimento e selecionar pessoas para os cargos que surgem em seus diversos setores. Nessas provas são cobrados conhecimentos específicos, de acordo com a área em que se deseja ingressar (jurídica, administrativa, educacional etc.). Além disso, a prova de conhecimentos gerais é comum na maioria dos concursos, caindo questões de matemática, informática, língua portuguesa e inglesa.

Qualquer tipo de prova exige um mínimo de estudo, em relação a isso não há dúvidas. Dominar as matérias em questão é necessário para que se obtenha desempenho satisfatório. Porém, quando se fala em provas de concursos públicos, saber o conteúdo que poderá cair tem um peso significativo nos seus estudos.

Não se trata apenas de uma prova em troca de notas, vai além. É uma chance de emprego que está em jogo. Então, a primeira preocupação que se deve ter antes de prestar um concurso é a de procurar apostilas relacionadas com a vaga que vai concorrer. Procure na internet e em bancas de jornal. Existe material especializado para a maioria dos concursos existentes, separados por cargo, área e também por matérias específicas.

Estude provas anteriores

A melhor maneira para se preparar é utilizar provas de concursos anteriores, pois a partir dela é possível ter uma ideia de como será a prova que vai prestar. Uma boa estratégia a se aplicar durante o estudo é traçar suas maiores dificuldades. Sabendo quais são as matérias mais difíceis, é hora de dar maior atenção a elas. Aquilo que dominar melhor, deixe por último e faça apenas uma breve revisão para refrescar a memória.

Dentre os problemas mais recorrentes entre concurseiros, um dos maiores é a questão do inglês. São muitas as empresas que consideram o domínio da língua inglesa um diferencial em seus funcionários, de maneira que em uma prova os acertos e erros dessa matéria têm maior peso na correção, bem como os de assuntos específicos da área escolhida.

Estude a língua inglesa

Caso não tenha conhecimento em inglês, procure se dedicar.  Aprender uma nova língua não acontece da noite para o dia, assim como não é possível aprender todos os conceitos de matemática em algumas horas. Antes de selecionar o que vai estudar, faça um “simulado”. Escolha uma prova de um concurso anterior, de preferência a última aplicada para a mesma vaga que vai concorrer. Responda a todas as questões e ao final consulte a folha de respostas para verificar seu desempenho. Essa será a base para o ponto de partida de seus estudos. É preciso procurar um local tranquilo que permita a concentração no que estiver fazendo, de preferência onde não seja interrompido durante o tempo que reservar para estudar.

Faça uma lista e separe os tópicos daquilo em que precisa se aplicar mais e reúna material que possa lhe ajudar: apostilas, provas, livros, sites e o que puder conseguir. É importante lembrar-se de não olhar as respostas antes de terminar de responder aos exercícios propostos nas provas que for utilizar, senão será impossível aprender.

Caso tenha feito isso e as dúvidas ainda sejam muitas, comece pelo básico. Assim como o português, o inglês tem suas próprias regras gramaticais e vocabulário. O nível de conhecimento em língua inglesa exigido na maioria dos concursos não é elevado, de maneira que sabendo ler e interpretar textos mais simples em inglês já será o suficiente. Entre os principais tópicos encontrados em provas estão os verbos regulares, irregulares e modais, tempos verbais, expressões idiomáticas, cognatos falsos e verdadeiros, palavras marcadoras de discursos e afixos.

Sabendo isso, as chances para passar em provas de concursos são bem maiores, sem a necessidade de entrar em desespero por não saber falar inglês.

Dicas para Vestibulares e Concursos

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.