Dicas de estudo para concursos públicos

Hi folks! Hoje temos mais um guest post dos organizadores do site Questões de Consurso. Um site com provas, exercícios e materiais para quem está fazendo ou estudando para concursos. Espero que as dicas estejam lhe ajudando na preparação para as provas.
Se você quiser sugerir um artigo para o blog, entre em contato, será um prazer. =)

Dicas de estudo para concursos públicosAtualmente, são muitas as empresas que selecionam candidatos por meio de provas e concursos públicos. É uma maneira eficaz de testar o conhecimento e selecionar pessoas para os cargos que surgem em seus diversos setores. Nessas provas são desenvolvidos conhecimentos específicos, de acordo com a área em que se deseja ingressar (jurídica, administrativa, educacional etc.), e conhecimentos gerais comuns à maioria dos concursos, como matemática, informática, língua portuguesa e inglesa.

Qualquer tipo de prova exige um mínimo de estudo, em relação a isso não há dúvidas. Dominar as matérias em questão é necessário para que se obtenha desempenho satisfatório; porém quando se fala em provas de concursos públicos, a importância de saber o conteúdo que poderá cair aumenta a importância do estudo.

Não se trata apenas de uma prova em troca de notas, vai além. É uma chance de emprego concorrida que está em jogo. Então, a primeira preocupação que se deve ter antes de prestar um concurso é a de procurar apostilas relacionadas com a vaga que irá concorrer. Procure na internet e em bancas de jornal, existe material especializado para a maioria dos concursos existentes, separados por cargo, área e também por matérias específicas.

A melhor maneira para se preparar é utilizar provas de concursos anteriores, pois a partir dela é possível ter uma ideia de como será a prova que irá prestar. Uma boa estratégia a se aplicar durante o estudo é traçar suas maiores dificuldades e dar maior atenção a elas. Aquilo que dominar melhor deixe por último e faça apenas uma breve revisão para refrescar a memória.

 

questoes-concurso-dicas

 

Entre os problemas mais recorrentes entre concurseiros um dos maiores é a questão do inglês. São muitas as empresas que consideram o domínio da língua inglesa um diferencial em seus funcionários, de maneira que em uma prova os acertos e erros dessa matéria têm maior peso na correção, bem como os de assuntos específicos da área escolhida.

Caso não tenha conhecimento em inglês, procure se dedicar.  Aprender uma nova língua não acontece da noite para o dia, assim como não é possível aprender todos os conceitos de matemática em algumas horas. Antes de selecionar o que irá estudar, faça um “simulado”. Escolha uma prova de um concurso anterior, de preferência a última aplicada para a mesma vaga que irá concorrer; responda a todas as questões e ao final consulte a folha de respostas para verificar seu desempenho. Essa será a base para o ponto de partida de seus estudos. É preciso procurar um local tranquilo que permita a concentração no que estiver fazendo, de preferência onde não seja interrompido durante o tempo que reservar para estudar.

Faça uma lista e separe os tópicos daquilo em que precisa se aplicar mais e reúna material que possa lhe ajudar: apostilas, provas, livros, sites, e o que mais puder conseguir. É importante lembrar-se de não olhar as respostas antes de terminar de responder aos exercícios propostos nas provas que for utilizar, senão será impossível aprender.

Caso tenha feito isso e as dúvidas ainda sejam muitas, comece pelo básico. Assim como o português, o inglês tem suas próprias regras gramaticais e vocabulário. O nível de conhecimento em língua inglesa exigido na maioria dos concursos não é elevado, de maneira que sabendo ler e interpretar textos mais simples em inglês já será o suficiente. Entre os principais tópicos encontrados em provas estão os verbos regulares, irregulares e modais, tempos verbais, expressões idiomáticas, cognatos falsos e verdadeiros, palavras marcadoras de discursos e afixos.

Sabendo isso, as chances para passar em provas de concursos são bem maiores, sem a necessidade de entrar em desespero por não saber falar inglês.

 

Dicas para Vestibulares e Concursos

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜