Jovens Embaixadores – Inscrições vão até 5 de Agosto

Jovens Embaixadores 2013Hoje quero deixar um recado para os alunos entre 15 e 18 anos que estudam em escolas públicas com inglês oral e escrito com pelo menos nível intermediário. Existe uma parceria entre o governo dos Estados Unidos e Brasil para todo ano levar alunos com comportamento e notas exemplares para conhecer os Estados Unidos e participarem de atividades por lá. O programa é chamado Jovens Embaixadores e as inscrições para participar no ano de 2013 vão até dia 5 (Domingo) de Agosto.

 

Sobre o Programa Jovem Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores foi criado em 2002 em uma parceria do Governo Brasileiro através de uma iniciativa americana. A intenção do programa é ajudar jovens brasileiros que se esforçam na escola a tirar notas boas, aprender inglês e participam de atividades voluntárias a ter uma experiência no exterior.

Todo ano, sempre em Agosto, abre-se inscrições para concorrer a 35 bolsas que são oferecidas pelo programa. Os 35 alunos irão passar três semanas nos Estados Unidos participando de atividades em escolas e projetos sociais, também irão participar de reuniões em organizações públicas e privadas, além de visitar monumentos históricos.

O aluno também será hospedado em uma casa americana onde poderá interagir com outros jovens americanos da mesma idade e participar de atividades sociais/culturais na comunidade local.

Uma das intenções do projeto é expandir os horizontes desses jovens e fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre os brasileiros e os americanos.

 

Como participar?

De acordo com o site da Ação Diplomática do Brasil, para participar do programa, o aluno tem que se encaixar em algumas exigências, as quais cito algumas delas abaixo:

  • Ter entre 15 e 18 anos (até a data da viagem);
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
  • Ser aluno do ensino médio na rede pública;
  • Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida;
  • Ter excelente desempenho escolar;
  • Ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral;
  • Está engajado por, pelo menos, um ano em atividades de responsabilidade social / voluntariado;
  • Nunca ter viajado aos Estados Unidos.

 

Para os que se encaixem nessas descrições e tem vontade de participar do programa Jovens Embaixadores em 2013, primeiramente deve acessar o link de inscrição do programa e preencher o formulário. (Clique para fazer sua inscrição.)

Se aprovado na primeira seleção, o aluno deve se dirigir a umas das instituições parceiras (clique aqui para consultar a lista de instituições), de preferência a mais próxima de sua residência e entrar em contato com ela para encaminhar o questionário preenchido juntamente com a documentação solicitada.

Os aprovadores esse ano irão viajar em Janeiro de 2013. Para os não aprovados, esses irão participar de uma imersão nos Estados Unidos por uma semana em Julho do ano que vem.

 

Dúvidas Frequentes – Q&A

Abaixo segue a resposta de algumas das frequentes dúvidas dos estudantes sobre o projeto Jovem Embaixadores:

 

Não tenho passaporte. O programa irá tirar para mim?

Não. O progama poderá auxiliar o estudante com as informações necessárias para tirar o passaporte, porém os custos de emissão ficará por conta do estudante.

 

O programa irá pagar toda a viagem e a hospedagem?

Sim! O programa irá pagar pelas passagens de ia e volta para os Estados Unidos, além da hospedagem e a alimentação;

 

Sei que o seguro é importante quando vou viajar para o exterior. O programa terá seguro saúde?

Também! O programa providenciará seguro saúde para todos alunos e participantes do projeto.

 

Se eu passar no programa, quem irá pagar por minha locomoção nos Estados Unidos?

O programa irá arcar com os custos de transportes, além dos custos com a implementação do programa nos EUA, como por exemplo, atividades, coordenadores, etc.

 

Não tenho roupa de frio, o que faço?

Não tem problema. O programa irá providenciará um kit básico com roupas de inverno.

 

Poderei falar com minha familia brasileira quanto estiver nos Estados Unidos?

Poderá sim. O programa irá dar cartão telefônico para ligações para o Brasil.

 

Posso levar dinheiro para gastar nos Estados Unidos?

Sim. Qualquer um dos 35 estudantes pode levar dinheiro para gastos extras durante a viagem (compras pessoais, telefonemas caso os custos excedam o valor repassado pelo programa, etc.).

 

Por hoje deixo minha dica. Para os que irão se inscrever no programa, desejo sorte e para os selecionados, recomendo que aproveitem o máximo, pois oportunidade como essa não aparece sempre. Cya!

 

Dicas Relacionadas

 

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜