Neste artigo apresento o resultado de mais uma enquete do Blog Inglês na Rede. A enquete teve uma participação muito boa, até mesmo na área de comentários. Por isso, quero começar o artigo agradecendo a todas as 210 pessoas que votaram na enquete do Blog e aos mais de 12 pessoas que deixaram comentários com suas dificuldades de aprendizado.
O objetivo dessa enquete, era entender dos leitores onde eles têm mais dificuldade no aprendizado da língua inglesa. Vou dar um exemplo pessoal: por ser um estudante autodidata, eu escrevo melhor em inglês do que falo. Isso ocorre exatamente por não ter muitas pessoas com quem eu possa praticar diariamente aqui no Recife e por nunca ter viajado para o exterior.
Eu sempre foquei meus estudos na leitura (lendo jornais, livros e revistas em inglês), na escrita (de comentários em blogs em inglês, escrita de artigos, escrita de livros ainda incompletos de assuntos que me interessa) e na escuta/listening (ouvir jornais, podcasts, bate-papos e etc), ações que eu posso fazer sozinho, sem a participação constante de alguém. Entretanto, isso aumentou muito minha dificuldade no Falar em inglês (Speaking).
Nesse raciocínio, pensei que cada estudante deve ter também a habilidade que tem mais dificuldade. Foi a partir dessa ideia e desejo de saber quais dificuldades os leitores do Blog tem, que decidi realizar essa enquete.
O resultado da nossa enquete
Pela primeira vez, tivemos um empate. 42% das pessoas que responderam a enquete, dizem ter dificuldade em Falar em inglês (Speaking) e 42% têm dificuldade em Escutar em inglês (Listening).
9% tem dificuldade em Escrever em inglês (Writing) e 7% em Ler em Inglês (Reading).
Pergunta da enquete: Qual a sua maior dificuldade em inglês?
- Ler em inglês (Reading) – 7%
- Escrever em inglês (Writing) – 9%
- Falar em inglês (Speaking) – 42%
- Escutar em inglês (Listening) – 42%
Ou seja, falar e escutar em inglês é uma das principais dificuldades dos leitores que responderam a enquete do Blog. Esse resultado também foi bastante parecido com o falado na área de comentários.
O que esse resultado significa?
Em minha opinião, muita coisa. Embora o número de pessoas que responderam a enquete seja pequeno, é interessante saber onde os estudantes estão tendo mais dificuldade. Dessa forma os professores de inglês que acompanham o Blog poderão ajudar seus alunos na sala de aula, que podem estar com os mesmos problemas. Até eu mesmo poderei escrever dicas aqui no Blog que ajudem esses estudantes a superar suas dificuldades.
Contudo, o primeiro passo para resolver um problema é descobri-lo. Sabendo qual é sua dificuldade, você como estudante de inglês tem a obrigação de começar um plano de ataque. Um plano para mudar a situação e superar essa dificuldade. Por exemplo: o que você acha que venho fazendo para melhorar minha dificuldade em falar em inglês?
Contra-atacando
Anos atrás, eu organizava encontros para praticar inglês no Recife. Eu parei de fazer esses encontros quando fui morar em Fortaleza e não continuei quando estava lá. Entretanto, voltei a realizar os meetups mensalmente alguns meses atrás no Recife. Nesses encontros, eu e amigos nos reunimos para praticar inglês e conversamos sobre diversos assuntos. Falamos sobre política, mercado de trabalho, ética, religião e etc. Mais importante que o assunto, sempre nossas conversas são em inglês, até mesmo as discussões das diferentes opiniões são em inglês. =P
Para mim, esse encontro mensalmente está sendo importante, porque eu estou podendo praticar o que sei e o que venho aprendendo. Para alguém que estava sem prática há meses, voltar a fazer isso, já é o primeiro passo para atacar essa dificuldade de falar em inglês.
Então, se você tem dificuldade em ler, falar, escrever ou escutar em inglês, já pensou no que vai começar a fazer para superar essa(s) dificuldade(s)? Já pensou onde vai começar a trabalhar esse “ponto fraco” em seu aprendizado do inglês? O principal, que é o problema, você já conhece, agora é pensar em como irá começar a estudar para melhorar essa dificuldade. Sabendo do problema, a partir de agora é sua responsabilidade resolver essa dificuldade.
Para encerrar esse artigo, deixo um obrigado especial a todos que participaram da enquete, tanto votando como também aos que participaram na área de comentários. Nos próximos dias publicarei mais uma enquete interessante e relevante a nós estudantes de inglês aqui no Inglês na Rede.
Bons estudos! =)
Sérgio Araujo
Stephen Krashen um inovador pesquisador na área de idiomas desenvolveu, creio que já a bastante tempo, a teoria chamada “comprehensible input”[1] na qual o aluno deve se submeter primeiro ao input (inteligível), ou seja, aquele em que o aluno compreenda entre 70 e 80%, daí os alunos começam a fazer inferências, as regras estão nesse contexto de forma absolutamente implícitas. Resumo da ópera, listening, listening, reading, reading, a lot, until you become exausted, but if you do not have goals, and thus motivation, you will never get there.
Eu particularmente gosto de conduzir meus estudos tomando como base uma mistura de comunicative aproach com lexical aproach, tudo isso temperado com toneladas de podcasts.
Como complemento eu uso o anki (com frases e audio) religiosamente every single day.
Gostei muito da enquete, ela serviu pra mostrar que o método que uso é efetivo, pois é fortemente baseado no listening, pronunciation and diction plus repetition. Valeu!
[1] – http://www.sk.com.br/sk-krash.html
Renato Alves
Olá Sérgio, muito interessante. Vou pesquisar mais sobre o Stephen, não conhecia ele nem o trabalho dele. =)