Qual a sua maior dificuldade em inglês?

Neste artigo apresento o resultado de mais uma enquete do Blog Inglês na Rede. A enquete teve uma participação muito boa, até mesmo na área de comentários. Por isso, quero começar o artigo agradecendo a todas as 210 pessoas que votaram na enquete do Blog e aos mais de 12 pessoas que deixaram comentários com suas dificuldades de aprendizado.

O objetivo dessa enquete, era entender dos leitores onde eles têm mais dificuldade no aprendizado da língua inglesa. Vou dar um exemplo pessoal: por ser um estudante autodidata, eu escrevo melhor em inglês do que falo. Isso ocorre exatamente por não ter muitas pessoas com quem eu possa praticar diariamente aqui no Recife e por nunca ter viajado para o exterior.

Eu sempre foquei meus estudos na leitura (lendo jornais, livros e revistas em inglês), na escrita (de comentários em blogs em inglês, escrita de artigos, escrita de livros ainda incompletos de assuntos que me interessa) e na escuta/listening (ouvir jornais, podcasts, bate-papos e etc), ações que eu posso fazer sozinho, sem a participação constante de alguém. Entretanto, isso aumentou muito minha dificuldade no Falar em inglês (Speaking).

Nesse raciocínio, pensei que cada estudante deve ter também a habilidade que tem mais dificuldade. Foi a partir dessa ideia e desejo de saber quais dificuldades os leitores do Blog tem, que decidi realizar essa enquete.

O resultado da nossa enquete

Pela primeira vez, tivemos um empate. 42% das pessoas que responderam a enquete, dizem ter dificuldade em Falar em inglês (Speaking) e 42% têm dificuldade em Escutar em inglês (Listening).

9% tem dificuldade em Escrever em inglês (Writing) e 7% em Ler em Inglês (Reading).

Pergunta da enquete: Qual a sua maior dificuldade em inglês?

  • Ler em inglês (Reading) – 7%
  • Escrever em inglês (Writing) – 9%
  • Falar em inglês (Speaking) – 42%
  • Escutar em inglês (Listening) – 42%

Ou seja, falar e escutar em inglês é uma das principais dificuldades dos leitores que responderam a enquete do Blog. Esse resultado também foi bastante parecido com o falado na área de comentários.

O que esse resultado significa?

Em minha opinião, muita coisa. Embora o número de pessoas que responderam a enquete seja pequeno, é interessante saber onde os estudantes estão tendo mais dificuldade. Dessa forma os professores de inglês que acompanham o Blog poderão ajudar seus alunos na sala de aula, que podem estar com os mesmos problemas. Até eu mesmo poderei escrever dicas aqui no Blog que ajudem esses estudantes a superar suas dificuldades.

Contudo, o primeiro passo para resolver um problema é descobri-lo. Sabendo qual é sua dificuldade, você como estudante de inglês tem a obrigação de começar um plano de ataque. Um plano para mudar a situação e superar essa dificuldade. Por exemplo: o que você acha que venho fazendo para melhorar minha dificuldade em falar em inglês?

Contra-atacando

Anos atrás, eu organizava encontros para praticar inglês no Recife. Eu parei de fazer esses encontros quando fui morar em Fortaleza e não continuei quando estava lá. Entretanto, voltei a realizar os meetups mensalmente alguns meses atrás no Recife. Nesses encontros, eu e amigos nos reunimos para praticar inglês e conversamos sobre diversos assuntos. Falamos sobre política, mercado de trabalho, ética, religião e etc. Mais importante que o assunto, sempre nossas conversas são em inglês, até mesmo as discussões das diferentes opiniões são em inglês. =P

Meetup do Blog Inglês na Rede
Ulisses, Gleydon e eu (Renato) no meetup do Inglês na Rede realizado no Recife-PE

Para mim, esse encontro mensalmente está sendo importante, porque eu estou podendo praticar o que sei e o que venho aprendendo. Para alguém que estava sem prática há meses, voltar a fazer isso, já é o primeiro passo para atacar essa dificuldade de falar em inglês.

Então, se você tem dificuldade em ler, falar, escrever ou escutar em inglês, já pensou no que vai começar a fazer para superar essa(s) dificuldade(s)? Já pensou onde vai começar a trabalhar esse “ponto fraco” em seu aprendizado do inglês? O principal, que é o problema, você já conhece, agora é pensar em como irá começar a estudar para melhorar essa dificuldade. Sabendo do problema, a partir de agora é sua responsabilidade resolver essa dificuldade.

Para encerrar esse artigo, deixo um obrigado especial a todos que participaram da enquete, tanto votando como também aos que participaram na área de comentários. Nos próximos dias publicarei mais uma enquete interessante e relevante a nós estudantes de inglês aqui no Inglês na Rede.

Bons estudos! =)

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.