Por que devo usar o dicionário de inglês?

Por que devo usar o dicionário de inglês?
O uso do dicionário de inglês deve ser encorajado e não retirado de uso.

Tive recentemente uma experiência no mínimo bastante engraçada e ao mesmo preocupante. E fiquem tranquilos, tem a ver com dicionário de inglês.

Como alguns devem saber, além de ajudar estudantes aqui no Blog, também trabalho na área de Marketing. No começo do ano, resolvi fazer outro curso na minha área de atuação. Já tenho o diploma em Turismo e outro quase finalizado de Marketing, por isso, optei pelo curso técnico de Desenvolvimento de Software.

Alguns dias atrás, fui cumprir minha carga horária na matéria de Inglês Instrumental, uma das poucas cadeiras que vou fazer a distância, EaD (Educação a Distância).

Logo de cara, a pronúncia da professora já não me inspirou muita confiança, talvez por entender a diferença entre falar correto e ter sotaque. Não me entenda mal, eu não me incomodo de um professor de inglês ter um sotaque carregado ou aportuguesado. Eu mesmo acho meu sotaque em inglês bastante carregado. Para mim, a comunicação é mais importante do que falar bonito, contanto que a pessoa possa se expressar com clareza.

O que me surpreendeu na aula de Inglês Instrumental

Mas essa não foi a pior parte, nem a mais engraçada. O que achei preocupante foi o “conselho” que a professora deu tentando “ajudar” os estudantes a melhorarem a leitura. Acreditem se quiser, mas a professora DE INGLÊS recomendou que os estudantes não fizessem o uso do dicionário DE INGLÊS.

Isso mesmo, uma professora de inglês recomenda a seus estudantes, que não sabem falar inglês, que não têm conhecimento sobre o idioma ensinado, que desejam aprender ou aperfeiçoar no idioma, que eles não devem usar o dicionário quando for praticar o inglês por meio da leitura.

Minha reação inicial obviamente foi de estranheza. Tive que voltar o vídeo para entender se realmente ela disse o que achei que tinha dito. Fui surpreendido novamente. Não é que ela estava mesmo recomendando o não uso do dicionário de inglês?! Ok, tentei relevar a situação e continuei assistindo a aula, embora perplexo.

Até que no exercício no final da aula, tinha uma questão que perguntava se você deveria utilizar um dicionário ao praticar seu inglês com leitura.

E acreditem, dentre as opções, a resposta correta era a não, não devemos utilizar o dicionário para praticar inglês através de leitura. Aí não aguentei, tinha que compartilhar essa loucura com vocês aqui.

A justificativa pelo não uso do dicionário

Sinceramente, eu acho que nunca vou entender certas coisas de professores e sua busca pela metodologia perfeita. Porém, acho que essa ideia de recomendar ou não uso de algo que ajuda a nós estudantes de inglês não é um caminho muito inteligente.

Eu até simpatizo com pessoas que concordem com essa professora, o raciocínio deles “parece” ser lógico e coerente. Basicamente me parecem pensar assim: o ato de sempre pesquisar no dicionário, faz com que o estudante não aprenda ou tente aprender, porque ele tem o dicionário para “dar a resposta” que está procurando. Então, se o estudante não procurar o significado, ele vai, de alguma forma que acho que nunca vou conseguir compreender, entender o significado baseado no contexto da leitura.

A justificativa pelo uso do dicionário

A meu ver, a falha nesse “sistema” de estudo é que o estudante poderá entender errado exatamente por não conhecer as palavras do contexto. Folks, uma coisa é você entender o que a pessoa está dizendo, você tentar entender qual a mensagem que o autor que passar e etc. Outra coisa é inventar uma palavra. Fabricar a resposta do que um autor está falando apenas porque não entendeu determinada palavra.

Não é assim que vamos melhorar nosso inglês. Não é adivinhando que se aprende ou aumenta vocabulário. Aprender inglês ou qualquer idioma não é um jogo de adivinhação, e sim, um processo em que por meio da prática e estudo, acabamos por “gravar” palavras, frases, estruturas gramaticais, expressões idiomáticas, sons, sotaques e etc.

Não é sorte, jogo de azar ou algo parecido. Estudar inglês não é tarô, búzios, astrologia ou qualquer outra crença. É esforço, estudo e dedicação. É pegar o dicionário de inglês para pesquisar o significado da palavra que não entendeu. Além disso, devemos pesquisar quais outros sentidos ou traduções tal expressão ou palavra tem, para poder entender melhor o texto. Dessa forma também podemos descobrir se o autor está sendo formal ou informal. Etc.

Desculpem pessoal, mas dia após dia eu me pergunto: por que o Brasil não melhora na qualidade e na quantidade de seus falantes de inglês? Por que os brasileiros têm tanta vontade, mas pouco sucesso no aprendizado desse maravilhoso idioma? Uma coisa é certa, se mais professores de inglês continuarem compartilhando “conselhos” como esse, a probabilidade desse quadro melhorar vai, cada vez mais, diminuir.

Bons estudos! =)

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.