Quantas pessoas você conhece que falam inglês? [Pesquisa]

Hoje iremos analisar uma pequena pesquisa que fiz recentemente aqui no Blog Inglês na Rede que mostra o estado atual em relação as pessoas que falam inglês fluentemente. Embora a pesquisa tenha sido feita com um número pequeno de pessoas se comparada a grandes pesquisas de instituições renomadas. Acredito que ela nos dar um norte de onde estamos caminhando e também relata a situação atual do Brasil em relação a aprendizagem da língua inglesa.

Para começar a dica, irei explicar como surgiu a ideia da pesquisa e o processo que levei para chegar a conclusão que chequei.

 

A Pesquisa

O motivo e o resultado da pesquisa que você verá hoje nasceu em um artigo que publiquei aqui no Blog onde eu explico as vantagens (em minha opinião) em falar inglês, veja o artigo aqui. Explicando uma das vantagens, eu pergunto ao leitor quantas pessoas ele conhece em seu ciclo de amigos ou conhecidos que fala inglês fluentemente.

A ideia a princípio era fazer o leitor pensar em quantas pessoas em seu ciclo de amigos que falavam inglês fluentemente, dependendo da quantidade de pessoas que o visitante conhecesse isso poderia ser um ponto negativo (para pessoas como eu que conhece VÁRIAS pessoas que falam inglês) ou uma vantagem pois se você falar inglês com fluência, seria considerado um diferencial em seu ciclo pessoal e principalmente no trabalho.

O interessante e o que também me espantei foi a quantidade de pessoas que disseram que não conheciam ninguém em ciclo de amizade que falava inglês fluentemente. Num Brasil em pleno crescimento, confesso que esse número (veja a quantidade logo abaixo) me assustou. Achei que o número de pessoas que os visitantes conheciam seriam muito maior que o apresentado.

Você pode ver o resultado da pesquisa nesse pequeno infográfico abaixo:

Como podemos ver no infográfico acima, mais 50% das pessoas que responderam a pergunta disseram que não conheciam ninguém em seu ciclo de amizade que falasse inglês fluentemente. Embora a pesquisa não tenha peso a nível nacional, ela nos dar uma boa ideia de que ainda temos muito melhorar.

Temos grandes eventos vindos para o Brasil, que irão exigir de muitos profissionais o conhecimento de um idioma estrangeiro. O inglês será muito utilizado e requisitado, por isso agora é o melhor momento para aprender, estudar, correr atrás do prejuízo e começar a colocar o aprendizado da língua inglesa como prioridade em sua vida, pois tenha certeza que além de ser um conhecimento que você levará para a vida toda, em um futuro próximo, irá lhe ajudar em muito de forma pessoal, cultural e profissional.

Agora é sua vez. Comentem abaixo o que vocês acharam da pesquisa. Para quem não fez a pesquisa, responsa na área de comentários abaixo quantas pessoas você conhece que fala inglês fluentemente.

 

Aproveite também para ler a dica recomendada abaixo:

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜