Qual a sua maior dificuldade em inglês? – [Resultado da Enquete]

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Seja um membro PRO ➜

Nesse artigo apresento o resultado de mais uma enquete do Blog Inglês na Rede. Nessa enquete tivemos uma participação muito boa, até mesmo na área de comentários. Por isso quero começar o artigo agradecendo a todas as 210 pessoas que votaram na enquete do Blog e aos mais de 12 pessoas que deixaram comentários com suas dificuldades de aprendizado.

O objetivo dessa enquete, era entender dos leitores onde eles tem mais dificuldade no aprendizado da língua inglesa. Vou dá um exemplo pessoal, por ser um estudante autodidata, eu escrevo melhor em inglês do que falo, exatamente por não ter muitas pessoas com quem eu possa praticar diariamente aqui no Recife e por nunca ter viajado para o exterior.

Eu sempre foquei meus estudos na leitura (lendo jornais, livros e revistas em inglês), na escrita (de comentários em blogs em inglês, escrita de artigos, escrita de livros ainda incompletos de assuntos que me interessa) e no ouvi/listening (ouvir jornais, podcasts, bate-papos e etc), ações que eu posso fazer sozinho, sem a participação constante de alguém. Porém, isso aumentou muito minha dificuldade no Falar em inglês (Speaking).

Nesse raciocínio, pensei que cada estudante deve ter também o local onde tem mais dificuldade, e foi a partir dessa ideia e desejo de saber quais dificuldades os leitores do Blog tem, que decidir realizar essa enquete.

Que pela primeira vez tivemos um empate, 42% das pessoas que responderam a enquete, dizem ter dificuldade em Falar em inglês (Reading) e 42% tem dificuldade em  Escutar em inglês (Listening).

9% tem dificuldade em Escrever em inglês (Writing) e 7% em Ler em Inglês (Reading).

Pergunta da enquete: Qual a sua maior dificuldade em inglês?

  • Ler em inglês (Reading) – 7%
  • Escrever em inglês (Writing) – 9%
  • Falar em inglês (Speaking) – 42%
  • Escutar em inglês (Listening) – 42%

 

Ou seja, falar e escutar em inglês, é uma das principais dificuldades dos leitores que responderam a enquete do Blog. Esse resultado também foi bastante parecido com o falado na área de comentários.

 

O que esse resultado significa?

Em minha opinião, muita coisa. Embora o número de pessoas que responderam a enquete seja pequeno, é interessante saber onde os estudantes estão tendo mais dificuldade. Assim, os professores de inglês que acompanham o Blog, poderão ajudar melhor seus alunos na sala de aula, alunos que podem está com os mesmos problemas. Até eu mesmo, poderei escrever dicas aqui no Blog, que ajudem esses estudantes a melhorar em suas dificuldades.

Porém, o primeiro passo para resolver um problema, é entender qual é o problema. Então, sabendo qual é sua dificuldade, você como estudante de inglês,  tem obrigação de começar um plano de ataque. Um plano para mudar a situação, um plano para melhorar essa dificuldade. Por exemplo, o que você acha que venho fazendo para melhorar minha dificuldade em falar em inglês?

 

Contra-atacando

Anos atrás, eu organizava encontros para praticar inglês no Recife. Eu parei de fazer esses encontros quando fui morar em Fortaleza e não continuei quando estava lá, porém voltei a realizar os meetups mensalmente alguns meses atrás no Recife. Nesses encontros, eu e amigos nos reunimos para praticar inglês e conversamos sobre diversos assuntos. Falamos sobre política, mercado de trabalho, ética, religião e etc. Mais importante que o assunto, sempre nossas conversas são em inglês, até mesmo as discussões das diferentes opiniões são em inglês. =P

 

Meetup do Blog Inglês na Rede
Ulisses, Gleydon e eu (Renato) no meetup do Blog Inglês na Rede realizado no Recife-PE

 

Para mim, esse encontro mensalmente está sendo importante, por que eu estou podendo praticar o que sei e o que venho aprendendo durante o mês. E para alguém que estava sem prática há meses, voltar a fazer isso, já é o primeiro passo para atacar essa dificuldade de falar em inglês.

 

Então, se você tem dificuldade em ler, falar, escrever ou escutar em inglês, já pensou no que irá começar a fazer para superar essa(s) dificuldade(s)? Já pensou onde irá começar a trabalhar esse “ponto fraco” em seu aprendizado do inglês? O principal, que é o problema, você já conhece, agora é pensar em como irá começar a estudar para melhorar essa dificuldade. Sabendo do problema, a partir de agora é sua responsabilidade resolver essa dificuldade.

Para encerrar esse artigo, deixo um obrigado especial a todos que participaram da enquete tanto votando na enquete na barra lateral do Blog como também aos que participaram na área de comentários. Nos próximos dias estarei publicando mais outra enquete interessante e relevante a nós estudantes de inglês aqui no Blog Inglês na Rede.

Bons estudos! =)

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Quinzenal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜