Inversion é qualquer tipo de construção gramatical onde duas expressões mudam a ordem de apresentação para dá outro sentido a frase. Ou seja, as expressões invertem a posição para trazer um novo significado a sentença. O uso mais comum de inversão em inglês é em frases que tem como ordem sujeito-auxiliar. Também chamada de inversão sujeito-auxiliar.
Nessa situação, a posição do verbo auxilar é invertido com o sujeito da frase. Em inglês, é comum ver essa inversão em perguntas, tais como Where are you from? Nessa pergunta ao lado, o sujeito you foi invertido pelo verbo auxiliar are. O mesmo foi colocado na frente do sujeito.
Outro tipo de inversão é: inversão sujeito-verbo. Também muito comum em inglês.
As diferenças entre inversão sujeito-auxiliar e inversão sujeito-verbo residem na natureza do verbo envolvido, por exemplo, se o verbo é auxiliar ou se é um verbo completo. Veja alguns exemplos com os dois tipos de inversão para entender a diferença.
a) John will follow them.
b) Will John follow them? – Inversão sujeito-auxiliar
a) Marcus has done everything he could.
b) What has Marcus done to deserve this? – Inversão sujeito-auxiliar
Algo importante observar é que a ordem padrão em inglês é ter o sujeito seguido do verbo, como ilustrado nos exemplos acima. Porém, essa inversão não funciona se o verbo não for um verbo auxiliar. Veja esse exemplo rápido:
a) Mary stayed.
b) Stayed Mary?
O exemplo acima não segue a inversão sujeito-auxiliar exatamente por que o verbo acima não é um verbo auxiliar.