Exemplos de Anglicismo em Inglês

Essa semana retornamos a publicação de artigos no nosso Almanaque. E um dos primeiros artigos do ano foi sobre o Anglicismo em inglês. Se você não sabe o que é anglicismo e deseja aprender, recomendo a leitura desse artigo.

Para complementar o artigo publicado, quero compartilhar hoje alguns exemplos de anglicismo que observamos em nosso dia a dia e talvez não tomamos conhecimento.

Essa também é uma ótima forma de praticar ou de revisar o que aprendeu no artigo. Porém, antes de irmos direto para os exemplos, vamos recapitular rapidamente o que é o anglicismo em inglês.

 

Recapitulando: Anglicismo, o que é?

Para melhorar o aprendizado deste artigo, recomendo que faça a leitura do artigo Anglicismo em Inglês no Almanaque.

De forma bem rápida e resumida, anglicismo é:

Uma palavra ou expressão de outro idioma que foi introduzida ao nosso idioma. Ou seja, palavras da língua inglesa, e de outros idiomas, foram usadas para criar novas palavras aqui no Brasil.

 

O uso dessas palavras foram incorporadas ao nosso dia a dia, e atualmente fazemos muito uso do anglicismo, tendo conhecimento ou não que elas não são palavras nativas.

 

Exemplos de Anglicismo em Inglês

Se você leu o artigo Anglicismos em Inglês e não entendeu, não tem problema. Nada como um bom exemplo para facilitar a aprendizagem. Abaixo estou colocando alguns exemplos com explicação do significado para que entenda na prática o que são os anglicismos em inglês.

Vejamos alguns anglicismos em seus significados:

Bazuca – A palavra bazuca veio do inglês “bazooka“. A versão em inglês foi criada em 1930, pelo comediante Bob Burns ao batizar um instrumento que ele inventou.

 

Clipe – Essa palavra veio de uma versão um pouco mais curta em inglês, “clip“. O objeto clipe foi criado por um norueguês chamado Johan Vaaler, em 1899. Ele procurava uma maneira de manter juntas duas ou mais folhas de papel, onde antes do clipe, ele fazia com uso de alfinetes.

 

Hora H ou Dia D – Essas expressões ao lado vieram de dois termos em inglês, H-hour e D-day. Curiosamente, esses termos em inglês são usados pelo serviço militar, para indicar a hora e o dia exato de uma operação de guerra. O H vem de hour,  e o D veio da palavra day.

Uma curiosidade: veja como dizemos “Hora H ou Dia D” em francês jour J, e em italiano giorno G.

 

Motel – A palavra motel veio da palavra inglesa “motel“, que foi formada pela junção de duas palavras: motor + hotel. Tudo indica que seu surgimento veio para diferenciar os hotéis que os motoristas de caminhão de beira de estrada utilizam em suas viagens.

E se pensarmos bem, sabendo dessa informação, começa a fazer bastante sentido o motivo que no Brasil, motel é o local onde as pessoas passam apenas algumas horas, ao invés de passar a noite como em um hotel ou pousada.

 

Show, know-how, slogan – Essas são palavras que são utilizadas pela população brasileira, porém, não nos demos o trabalho de alterá-las, pois talvez sua adaptação seria muito difícil de entender. Optaram então por manter no formato original, e hoje utilizamos quase como se fosse palavras de nosso próprio idioma.

 

Lista de Anglicismos em Inglês

A língua portuguesa tem tantos anglicismos em uso que poderia passar o ano falando sobre eles. Para facilitar sua pesquisa e também para não tornar o artigo muito longo, segue abaixo mais anglicismos em suas traduções para o português e seus usos

Em Inglês Em Português
Browser Navegador
Cowboy Vaqueiro
Hit Sucesso
Remix Mistura (música)
Shopping Center Centro de Compras
Poker Pôquer
Stand Estande
Know-how  Know-how
Show Show

Espero que esses exemplos de anglicismos em inglês tenham lhe ajudado a entender melhor seu uso. Se ficou com alguma dúvida, compartilhe na área de comentários. Terei o maior prazer em esclarecer, caso tenha ficado com dúvidas.

Bons estudos!

Foto de perfil de Renato Alves

Renato Alves

Renato é um estudante de inglês autodidata, lecionou aulas particulares por dois anos. Atualmente, vive em Recife, PE e tem como principais hobbys, escrever para o Blog Inglês na Rede, produzir os podcasts do EnglishCast e ajudar na produção da Revista Inglês Brasil.

Assine nossa Newsletter

Se junte aos mais de 2.163 estudantes de inglês e assine nossa newsletter
para receber artigos do Almanaque, comentários e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês do IRB .
Envio Quinzenal

Deixe uma resposta