Concordância Verbal na Língua Inglesa

Existem casos em que a concordância verbal na língua inglesa não é usada da mesma forma que em português. Às vezes, mudam algumas coisas, geralmente é um verbo ou um substantivo que faz toda a diferença em como nos expressamos em inglês.

Por isso precisamos prestar um pouco mais de atenção quando estivermos lendo ou escutando algo em inglês.

Para você começar a entender como a concordância verbal funciona em inglês veja estes exemplos que coloquei abaixo. Assim você irá começar a ter uma noção do que irei explicar durante a dica de inglês de hoje:

Exemplo

  • Nobody was waiting for me at the airport. – Ninguém estava me esperando no aeroporto.

 

No exemplo que dei acima, inglês e português se correspondem muito bem. O pronome “ninguém” (que em inglês é nobody) sempre é seguido de um verbo no singular.

Nobody (singular) + was (verbo to be singular)

 

Até ai tudo bem. Agora veja este exemplo abaixo onde a concordância verbal não corresponde em inglês:

Exemplo

  • Everybody is here. – Todos estão aqui.

 

Everybody + is (verbo to be singular)

 

Como todos nós sabemos, “todos” (everybody) é plural, se refere a um grupo determinado de pessoas ou coisas, então a palavra que possivelmente deveria está depois de everybody seria “are” e não “is” que foi usada.

 

concordancia verbal em inglês

 

Talvez essa explicação que tentei dar acima se aplicasse bem em nosso idioma. Porém, em inglês a concordância verbal é usada de uma maneira diferente.

É difícil estabelecer uma regra geral que você possa seguir. Por isso o melhor conselho que lhe posso dar é observar a frase e tentar assimilar em qual contexto a palavra (neste caso aqui foi o pronome em inglês) está sendo utilizado.

Gosto sempre de dizer que nem tudo na língua inglesa pode ser explicado, muitas questões gramaticais fazem parte da língua/cultura deles, algo que não entenderemos facilmente, então o melhor que podemos fazer e que dar certo é falarmos como eles falam.

 

Mais Alguns Exemplos

Para deixar mais claro e para que você possa assimilar melhor, cito  mais alguns exemplos abaixo.

Exemplo

  • Most of the children were playing in the garden. – A maioria das crianças estava brincando no jardim.
  • In big cities, there are many people working. – Em grandes cidades,muitas pessoas trabalhando. 
  • There are 10 bottles on the table; half of them are empty.Há dez garrafas sobre a mesa; Metade delas está vazia.

 

Estes são só alguns exemplos de como a concordância verbal funciona em inglês. Se você prestar um pouco mais de atenção em textos em revistas, jornais e mesmo em um diálogo em inglês verá que nem sempre a concordância verbal é feita da mesma forma que no português.

Quanto mais você ler e praticar melhor. Chegará um momento que você nem sentirá essa diferença, será algo natural como o nosso português.

 

Dica Recomendada

Aproveite para ler este artigo publicado por Frederico no blog Inglês no Supermercado, nele ele explica 10 casos onde a concordância verbal é mais comumente usada em inglês. É um artigo bem completo, tenho certeza que você irá achá-lo bastante útil.

 

Por hoje é só pessoal! (That’s all for today guys!) Se tiver alguma dúvida é só deixar na área de comentários abaixo. Aproveite também para fazer parte da nossa comunidade no Twitter (@inglesnarede) e no Facebook. Cya!

 

Artigos relacionados a gramática inglesa

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜