Conheça a ‘Serial Comma’ – [Grammar]

Oxford ou Serial CommaRecentemente tive a oportunidade de conhecer a Oxford Comma, também chamada de Serial Comma. Fiquei intrigado com seu uso, algo que de fato nunca tinha prestado atenção em leituras em inglês e muito menos quando estou escrevendo.

Nesse artigo, irei explicar o que é a Oxford Comma, por que se chama assim e como identificá-la em um artigo/texto em inglês.

 

O que é?

Serial Comma, também conhecido como Oxford Comma (Vírgula de Oxford em português literal), é uma vírgula opcional que é usada antes do “and”, “or” ou “nor” no final de uma lista em inglês.

Achou complicado de entender?! Veja o exemplo abaixo:

We sell books, videos, and magazines. – Vendemos livros, vídeos e revistas.

 

Notou que depois de vídeos, apareceu uma vírgula?! Notou também que essa vírgula veio antes da junção “and”? É exatamente essa vírgula que é chamada de Oxford Comma ou Serial Comma. Ela é usada apenas se o autor ou escritor desejar, antes de uma conjunção, tais com “and”, “or” ou “nor” no final de uma lista.

Veja outros exemplos para fixar seu uso:

Exemplo

  • Mad, bad, and dangerous to know;
  • A thief, a liar, and a murderer;
  • A government of, by, and for the people.

 

Por que usar a Serial/Oxford Comma?

Consistência

De acordo com o Blog do Oxford Dictionary, a importância de usar essa regra está primeiramente na consistência de seu uso no texto, ou seja, se você começar a utilizar essa regra em alguma parte de seu artigo, terá  que utilizar em todo o artigo, caso contrário o leitor poderá entender o que quis dizer em uma frase mas não em outra.

Sem falar que utilizando a vírgula, trará mais clareza para sua lista e consequentemente seu texto. O exemplo utilizado na imagem principal desse artigo é um caso onde o não uso da vírgula pode trazer uma mensagem errada.

 

Resolver Ambiguidade

O principal objetivo é também o de resolver a ambiguidade (palavras com sentidos ou significados parecidos), especialmente quando qualquer um dos itens em uma lista são termos compostos unidos por uma conjunção.

Como os termos compostos, geralmente fazem uso do “and”, utilizando a Serial Comma, irá excluir qualquer confusão que os termos compostos possam causar ao leitor.

 

Isolar itens em uma lista

Outro motivo é quando o escritor utiliza uma vírgula em uma série isolando um item, para esclarecer que aquele item está separado do restante, nesses casos, ele também faz uso da Serial Comma.

Veja o exemplo abaixo retirado do Blog da Oxford Dictionary:

Cider, real ales, meat and vegetable pies, and sandwiches. – Cidra, cerveja, carne e tortas vegetais, e sanduíches.

 

No exemplo acima, a ausência de uma vírgula após tortas implicaria algo não intencional sobre os sanduíches.

 

Por que Oxford Comma e não Serial Comma?

O interessante também é que o nome correto dessa vírgula é: Serial Comma, porém é mais conhecida como Oxford Comma devido ao seu tradicional uso por publicações, escritores e editores da Oxford University Press. Mas não são todos os escritores e publicações que usam essa regra, nem esse nome, basicamente existe meio que uma briga sobre a necessidade de seu uso.

O importante é que essa regra ajuda a deixar mais claro o que se deseja expressar em uma determinada sentença.

Pesquisando também a respeito na internet sobre o assunto, encontrei esse ótimo vídeo (em inglês) feito pelo pessoal da TED-Ed que explica a respeito de forma simples e fácil.

 

 

Agora que conheço mais sobre a Oxford Comma, irei começar a incorporar em minhas anotações e textos em inglês, sem falar que não ficarei com a sensação que o autor errou ao vê-la em algum texto em inglês.

Bons estudos! =)

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜