Estudar Inglês na Irlanda com Bruno Rodrigues

Você já pensou em estudar inglês na Irlanda?

Olá, pessoal.

Hoje publico o artigo do Bruno Rodrigues, do Blog EuroXperience. Convidei o Bruno a escrever um artigo especialmente aqui para o Blog Inglês na Rede contando sua experiência de intercâmbio na Irlanda. Espero que suas dicas e depoimento os inspirem a fazer um intercâmbio também!

Olá! Meu nome é Bruno Rodrigues e tenho 24 anos. É com grande prazer que aceito o convite do meu amigo Renato Alves em escrever para o Inglês na Rede sobre a minha experiência de intercâmbio em Dublin. Estou cursando o nível intermediário em uma escola de inglês e morando há três meses com a minha namorada, compartilhando uma casa com outros três brasileiros e um tcheco.

Eu poderia escrever diversas coisas sobre intercâmbio, mas em vez de sair um post, sairia um livro! Por isso, vou me limitar a comentar um pouco sobre os pontos positivos e interessantes de estudar inglês em Dublin para quem sabe, você se interesse em saber mais sobre o assunto.

Maior carga horária

Enquanto no Brasil as escolas em geral oferecem pouquíssimas horas de aula, em Dublin a carga horária semanal é de, no mínimo, 15 horas. Eu tenho aula de segunda à quinta-feira das 9h00 às 13h00, com intervalo de 20 minutos às 11h00. A primeira aula é focada em gramática, já a segunda aula é mais descontraída, focada em atividades para incentivar a conversação.

Vivenciando o idioma

O fator “sobrevivência” potencializa o seu aprendizado, tanto do speaking quanto do listening. Você pratica fora da escola e até mesmo dentro de casa, caso você more com pessoas de outras nacionalidades. Isso acaba sendo uma questão de necessidade de comunicação.

Diversos sotaques

Dublin é uma cidade cosmopolita, sendo assim, existe uma grande miscigenação de culturas: espanhóis, venezuelanos, franceses, africanos, etc. Portanto, cada um carrega um sotaque particular. Até mesmo a fala dos nativos acaba sendo um verdadeiro desafio para o desenvolvimento do seu listening.

Um vídeo curioso que recomendo é o “The English Language in 24 accents”. Nele, um garoto interpreta, ao longo dos 8 minutos de vídeo, 24 tipos de sotaques de pessoas falando em inglês. É bem engraçado e interessante.

Particularidades do idioma

A cidade de Dublin, capital da Irlanda, faz parte da Europa. Por isso, o inglês falado segue o estilo britânico. No Brasil, geralmente somos condicionados a aprender o inglês americano e por isso, tropeçamos em algumas palavras que, embora tenham seu significado compreendido, soam estranhas para o ouvido de uma pessoa nativa. Alguns exemplos:

  • Para falar “também”, ao final de uma frase, usa-se a expressão as well em vez de too;
  • Quando queremos dizer “com licença” usa-se sorry ao em vez da expressão “excuse me”;
  • Para falar “posto de gasolina” usa-se a combinação de palavras petrol station (garage) ao invés de gas station;
  • Quando queremos dizer “lixo”, usa-se rubbish em vez de trash.

Como acredito na vantagem competitiva que o intercâmbio agrega ao CV e o enriquecimento cultural que traz para a vida pessoal, montei, junto com a minha namorada, o blog EuroXperience (http://www.euroxperience.com/) para ajudar o público interessado em intercâmbio na cidade de Dublin (e para os que não são também!). Se você tiver dúvidas comente aqui que terei o prazer em tentar ajudar.

Mais uma vez quero agradecer ao Renato pelo convite e até mais!

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.