Universitários tem visto negado [Drama]

Visto negado - Visa deniedOlá pessoal! Hoje quero compartilhar um caso que aconteceu aqui no Recife e que vem tomando proporções nacionais e pode até ter acontecido em outras partes do Brasil também. A questão é que algumas pessoas não foram autorizadas a fazer o intercâmbio no exterior devido as greves das faculdades as quais esses alunos estudam.

A greve que falo foi as das universidades federais que duraram quase quatro meses, e obrigou instituições a empurrarem o fim do semestre letivo para o ano que vem, atrapalhando a vida acadêmica de milhares de estudantes, além de acabar com o sonho desse grupo de universitários que iriam fazer intercâmbio nos Estados Unidos.

Até ai, podemos dizer, qual o problema em cancelar um intercâmbio? Não pode adiar? No caso desses estudantes aqui do Recife não tinha como adiar nem mesmo cancelar a viagem. Esses estudantes vem participando de uma longa seleção desde março, além de já terem gastado em média R$ 4 mil em passagem, seguro e hospedagem. Questões essenciais em um intercâmbio e que deve ser tratado com certa antecedência.

Esse também é o caso de outros estudantes ao redor do Brasil que estão na mesma situação. Sem previsão de fazer o intercâmbio e com várias questões da viagem já pagas.

 

A triste notícia

Os universitários aqui do Recife receberam a triste notícia de que não iria embarcar para o intercâmbio através da Student Travel Bureau (STB). Segundo o STB, o consulado americano não qualificou os estudantes que fazem parte das universidades que estavam em greve a receber o visto J1 (o visto J1 permite que a pessoa trabalhe no país de destino).

Também de acordo com o STB, para conseguir esse tipo de visto, o aluno deve estar em seu período de férias longo. O problema é que algumas universidades só encerrarão o semestre em Abril de 2013. Totalmente inviabilizando a viagem desses universitários.

 

 

 

A volta por cima

Talvez você possa ter achado que esses estudantes teriam desistido. Que nada! Pelo contrário, eles usaram a melhor arma que temos atualmente, as redes sociais e a internet. Os universitários se reuniram e criaram recentemente a página no facebook “Visto J1 para estudantes federais”. A página já conta com quase 1.500 pessoas e vem crescendo a cada dia.

Outro ato de protesto contra a decisão do governo americano foi a criação do abaixo-assinado virtual, lançado na internet e que já tem mais de 4.000 assinaturas. Veja aqui.

Desde então esse movimento dos estudantes já vem sendo citados na maioria dos principais jornais a nível nacional (Terra, Globo, R7, O Globo, Extra, Pernambuco, Estadão, G1, além de muitos blogs relacionados a intercâmbio e visto.) Isso sem falar no Twitter onde a hashtag, #J1paraFederais, já entrou para os Trending Topics.

 

Outra instituição que demonstrou apoio ao grupo foi a Embaixada dos Estados Unidos:

Entendemos que vocês, os alunos de universidades federais, buscam por mais repostas sobre a situação com o programa de Trabalho e Viagem de Verão. Compreendemos o desapontamento de vocês e faremos o nosso melhor para responder suas questões sobre isso. Criamos um e-mail especial para conversarmos com vocês. Mande um e-mail para nós, contando a sua situação: [email protected] Tentaremos responder aos seus e-mails o quanto antes.

Vejam o comentário no facebook aqui.

 

Por enquanto o destino dos vários estudantes ao redor do Brasil ainda é incerto. Se irão ou não fazer o intercâmbio só o tempo dirá. Porém achei super interessante a proporção que o movimento vem tomando e principalmente a perseverança que eles tem. Desejo-lhes sorte e que continuem assim. =)

Compartilhe na área de comentários o que você acha desse drama, você concorda com o governo americano em não deixar os estudantes fazerem esse intercâmbio? Ou apoia os estudantes na busca por seu sonho?

 

Por hoje é só pessoal! Aguardo vocês na próxima dica. Cya! =)

 

Dicas Relacionadas

 

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜