Aprender inglês: Exigência do mercado ou da vida?

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Seja um membro PRO ➜

O ciclo, aparentemente, está se fechando. Em tempos de crise, quem tem mais habilidades e conhecimentos, se sobressaem da concorrência e ainda podem ganhar mais por isso.

Estava assistindo a reportagem realizada pelo jornal R7 que foi publicada no começo de 2015. Nessa reportagem é mencionado que o conhecimento da língua inglesa não é mais um diferencial para o profissional, agora é uma exigência do mercado de trabalho.

A princípio, notei certo exagero do Jornal R7 em chamar essa necessidade de exigência, mas após assistido a reportagem por completo e refletido a respeito, pensei, “será que não é”?

Vez ou outra converso com amigos e eles sempre me falam que perderam ótimas oportunidades de emprego pelo simples fato de não terem o domínio da língua inglesa. Ou quando eles mencionam que um amigo de trabalho ganha mais que eles por falar inglês fluentemente.

Mercado Exige Inglês
O mercado de trabalho exige conhecimento em inglês.

Casos como esse não são coisas de outro mundo. Anos atrás, quando comecei minha vida profissional como garçom em um resort em Porto de Galinhas-PE, ganhava em média 30% a mais que os meus companheiros de trabalho pelo simples fato de falar inglês. Na época, não falava 10% do que falo e sei hoje, porém, ganhava melhor por isso. Embora meu conhecimento no idioma não fosse vasto, eu conseguia desenrolar as necessidades dos hóspedes e isso era o que importava na época. Entender e ser entendido em inglês.

Nos meus três primeiros meses na empresa, fui promovido para recepcionista, que para quem já trabalhou ou trabalha em hotel ou resort, sabe que existe um maior contato com o cliente e também pagam melhor pela vaga. Falar inglês fluentemente também é uma das exigências para essa função, já que é o primeiro contato do cliente com o hotel ou resort.

Nesse período, eu não tinha noção da importância que o inglês tinha, na verdade, eu apenas achava legal falar inglês, pois as pessoas me viam de forma diferente, como se eu fosse um superhumano ou um gênio.

Depois dessa experiência e ter saído do ramo hoteleiro, não tive mais tanto contato com a língua inglesa como tinha antes. Lecionei por alguns anos, mas não tive contato direto com estrangeiros de países falantes da língua inglesa. Acredito que essa separação acabou criando em mim uma percepção que inglês não era tão importante assim. Tantas pessoas vivem muito bem e são bem sucedidas profissionalmente e não tem o domínio da língua inglesa. Foi pensando assim que por muito tempo me enganei.

 

Mudança de paradigma

Após muito considerar se meu raciocínio estava errado em relação ao que acabei de escrever, cheguei a conclusão que sim. De fato, muita gente consegue ser bem sucedido sem o conhecimento da língua inglesa, porém, é incrível os benefícios que o aprendizado desse idioma traz e consequentemente, o conhecimento que o profissional adquire.

Por exemplo, pessoas que falam outro idioma precisam raciocinar diferente, precisam se adaptar a novos costumes e formas de se expressar com palavras e frases diferentes. Pessoas que falam outro idioma são mais propensa e aberta a mudanças.

Ou seja, existe uma série de vantagens que o aprendizado de um segundo idioma traz, o que torna o conhecimento do inglês não apenas necessário, mas em minha opinião indispensável, principalmente para corporações que não estão apenas no Brasil, mas em vários países do mundo.

Hoje percebo que aprender inglês deixou de ser há muito tempo apenas uma necessidade do mercado, algo que se você souber é bom para seu currículo, algo que as pessoas aprendiam por que era bacana, por que ia viajar para o exterior no futuro ou por que gostava da cantar a música preferida em inglês. Todos esses motivos, embora válidos, não chega perto da necessidade e da exigência do mercado por profissionais que dominem esse idioma.

Agora, é uma questão de exigência da vida, se você é uma pessoa que quer crescer profissionalmente, que quer crescer na empresa ou em seu próprio negócio, que deseja melhorar e ampliar seus conhecimentos, aprender inglês é uma das primeiras coisas que precisará fazer. Aprender inglês me ajudou e ainda ajuda a aprender vários assuntos importantíssimos para mim, não apenas a nível profissional mas também como cidadão do mundo.

Através do meu conhecimento da língua inglesa, pude ler vários livros sobre desenvolvimento web e hoje está exercendo a função como desenvolvedor de front e back-end, pude fazer vários cursos profissionalizante e técnico, todos ministrados em inglês sobre os mais variados assuntos, tais como Astronomia, Sociologia, Psicologia Humana, Falácias, Conceitos de Marketing, Religião, etc.

Eu poderia ter aprendido todo esse conhecimento em português, porém, graças a língua inglesa, tive mais informações disponível e mais acesso para debater e compartilhar ideias com outros falantes do mundo todo. Ou seja, aprender inglês te abre as portas para um uma piscina de informações, onde mergulhar nessa piscina deixa de ser uma dificuldade quando se tem o domínio do inglês.

E a melhor parte disso tudo? É que com dedicação, força de vontade e esforço, você pode aprender inglês e expandir seus horizontes, ascender profissionalmente e pessoalmente. Bastando apenas tomar a decisão e aceitar o desafio de aprender o idioma, que afinal, se tanta gente aprende, não deve ser tão difícil, não é verdade?! E se for difícil de aprender, o importante é que esse conhecimento adquirido lhe irá ser útil não apenas em seu trabalho, mas em sua vida.

Ou seja, aprender inglês por que o mercado de trabalho está exigindo, é apenas um dos bons motivos e uma de várias boas vantagens que você terá em dominar esse idioma.

Pense a respeito e bons estudos. 🙂

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Quinzenal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜