Vale a pena aprender inglês sem oportunidade de trabalho?

Aqui no Inglês na Rede sempre recebemos dúvidas de leitores e estudantes, geralmente na área de comentários e algumas por e-mail.

Recentemente recebi uma dúvida por e-mail. Achei a pergunta do rapaz muito interessante e gostaria de compartilhar aqui no Blog como resposta para ele que fez a pergunta. Espero que minha resposta possa ajudar outros estudantes de inglês que estão na mesma situação.

Antes de mais nada, a pergunta que foi feita está relacionada à péssima situação que a economia do Brasil vem passando com essa crise. Não tenho certeza se isso é uma situação recorrente devido a essa crise, mas noto que muitas pessoas estão desanimadas com o cenário atual, refletindo em outras áreas da vida.

Vale a pena aprender inglês sem ter oportunidade de trabalho?

Para entender do que estou falando, veja a pergunta que o Bruno (alterei o nome do rapaz) enviou para mim usando o formulário de contato aqui do Blog:

E-mail do Bruno

Fala Renato, descobri o Inglês na Rede por acaso e vi que somos da mesma cidade (Recife).

A razão de estar mandando este e-mail é porque ando desmotivado demais para aprender inglês. Devido a falta de oportunidade de conseguir um emprego e outras coisas a mais, embora o assunto não tem nada haver com dúvida de inglês, espero que isso não seja problema.

A pergunta é: vale a pena aprender inglês sem ter oportunidade de trabalho? Será que só saber falar inglês é o bastante para conseguir alguma coisa?

Sempre tive vontade de viajar para o exterior e fazer intercâmbio, mas infelizmente minhas condições financeiras nunca permitiram.

Antes de mais nada, eu notei que venho escrevendo bastante aqui no Blog sobre as vantagens de aprender inglês. Analisando aqui as dicas que já escrevi, cito abaixo algumas delas que você poderá achar útil:

Também confesso que fico impressionado que em pleno século XXI, ainda há pessoas que não tem certeza das vantagens em aprender esse idioma, considerado o mais falado no mundo dos negócios.

Minha resposta para essa pergunta

Acredito que seu problema Bruno não está nas desvantagens ou nas vantagens em aprender inglês, mas sim em relação a sua situação atual. Perder ou não conseguir um emprego tem um efeito muito negativo em nossa autoestima, principalmente quando temos pessoas que dependem de nós financeiramente. Isso acaba nos fazendo achar que não conseguimos realizar certas coisas, nos dá uma sensação de incapacidade, já que uma das principais tarefas, que é trabalhar, não conseguimos exercer.

Sobre sua primeira pergunta, Bruno:

A pergunta é: vale a pena aprender inglês sem ter oportunidade de trabalho? Será que só saber falar inglês é o bastante para conseguir alguma coisa?

Respondendo à primeira pergunta

Bruno, eu acredito que vale muito a pena aprender inglês, por uma série de motivos que já escrevi aqui no Blog em outros artigos. Entretanto, só saber inglês não é suficiente. Imagine que uma mulher vá se candidatar a uma vaga de secretária bilíngue em uma empresa de grande porte.

Em uma vaga como essa, saber falar, escrever e ler em inglês é primordial, porém não é suficiente. Mesmo sendo muito boa em inglês, se ela não for uma boa secretária, ela provavelmente não ficará muito tempo na vaga.

O que quero dizer é que só o inglês não é motivo de se manter um emprego, porém falar inglês é motivo de se conseguir um emprego. Esse é um dos motivos das empresas requisitarem tanto o domínio da língua. As empresas que precisam de funcionários que falem inglês têm a necessidade não apenas de um ótimo profissional em sua área, mas também de um profissional que possa trocar experiências com outras filiais ao redor do mundo. É nessa hora que o inglês se torna útil e é por esse motivo que quem fala tem mais vantagem do que quem não fala.

Respondendo à segunda pergunta

Sempre tive vontade de viajar para o exterior e fazer intercâmbio, mas infelizmente minhas condições financeiras nunca permitiram.

Aprender inglês é um processo que leva anos, então o fato de não ter condições de viajar para o exterior agora não significa que deva começar a estudar inglês apenas quando você tiver condições de bancar uma viagem. Comece a estudar agora e quando tiver condições, estará preparado para a viagem.

Conclusão

Bruno, eu recomendo tentar olhar para o mercado com outros olhos. Procure se animar em relação a crise e principalmente, tente buscar melhorar seus conhecimentos, tanto em inglês quanto em sua área de atuação. Ficar desanimado achando que o mundo é ruim apenas pra ti, não vai resolver seus problemas, nem trará as oportunidades de trabalho que tanto deseja.

Apenas estudando, procurando formas criativas de resolver seus problemas é que conseguirá sair desse patamar e sair dessa situação.

E eu acredito que estudar inglês é uma das primeiras coisas que deveria fazer. Comece seus estudos o quanto antes e com o tempo você verá portas sendo abertas para você graças a esse conhecimento que vai aprender.

Sucesso e bons estudos! =)

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.