Vale a pena aprender inglês sem oportunidade de trabalho? – [Dúvida de Leitor]

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Seja um membro PRO ➜

Aqui no Blog Inglês na Rede sempre recebemos dúvidas de inglês de leitores e estudantes, geralmente na área de comentários e algumas por e-mail. Recebi recentemente uma dúvida por e-mail, achei a pergunta do rapaz muito interessante e gostaria de compartilhar aqui no Blog como resposta para ele que fez a pergunta. Espero que minha resposta possa ajudar outros estudantes de inglês que estão na mesma situação que ele.

Antes de mais nada, a pergunta que me foi feita está relacionada a péssima situação que a economia do Brasil vem passando com essa crise. Não tenho certeza se isso é uma situação recorrente devido a essa crise, mas noto que muitas pessoas estão ficando desanimada com o cenário atual e isso acaba se refletindo em outras áreas da vida da pessoa.

Para entender do que estou falando, veja a pergunta que o Bruno (alterei o nome do rapaz) enviou para mim usando o formulário de contato aqui do Blog:

Fala Renato , descobri o Blog Inglês na Rede por acaso e vi que somos da mesma cidade (Recife).

 

A razão de está mandando este e-mail é por que ando desmotivado demais para aprender inglês. Devido a falta de oportunidade de conseguir um emprego e outras coisas a mais, embora o assunto não tem nada haver com dúvida de inglês, espero que isso não seja problema.

 

A pergunta é: vale a pena aprender inglês sem ter  oportunidade de trabalho? Será que só saber falar inglês é o bastante para conseguir alguma coisa?

 

Sempre tive vontade de viajar para o exterior e fazer intercâmbio, mas infelizmente minhas condições financeiras nunca permitiram.

 

Antes de mais nada, eu notei que venho escrevendo bastante aqui no Blog sobre as vantagens de se aprender inglês. Analisando aqui as dicas que já escrevi, cito abaixo algumas delas que você poderá achar útil:

 

Também confesso que fico impressionado que em pleno século XXI, ainda há pessoas que não tem certeza das vantagens em aprender esse idioma, considerado o mais falado no mundo dos negócios. Mas segue minha resposta.

Acredito que seu problema Bruno não está nas desvantagens ou nas vantagens em aprender inglês, e está relacionado a sua situação atual. Perder ou não consegui um emprego tem um efeito muito negativo em nossa autoestima, principalmente quando temos pessoas que dependem de nós financeiramente. Isso acaba nos fazendo achar que não conseguimos realizar certas coisas, nos dá uma sensação de incapacidade, já que uma das principais tarefas, que é trabalhar, não conseguimos exercer.

Sobre sua primeira pergunta, Bruno:

A pergunta é vale a pena aprender inglês sem ter oportunidade de trabalho? Será que só saber falar inglês é o bastante para conseguir alguma coisa?

Bruno, eu acredito que vale muito a pena aprender inglês, por uma série de motivos que já escrevi aqui no Blog em outros artigos. Mas só saber inglês não é suficiente. Imagine que uma mulher vá se candidatar a uma vaga de secretária bilíngue em uma empresa de grande porte.

Em uma vaga como essa, saber falar, escrever e ler em inglês é primordial, porém não é suficiente. Mesmo sendo muito boa em inglês, se ela não for uma boa secretária, ela provavelmente não ficará muito tempo na vaga.

O que quero dizer é que só o inglês não é motivo de se manter um emprego, porém falar inglês é motivo de se consegui um emprego. Esse é um dos motivos das empresas requisitarem tanto o domínio da língua inglesa. As empresas que precisam de funcionários que fale inglês tem a necessidade não apenas de um ótimo profissional em sua área, porém elas precisam também de um profissional que possa trocar experiência com outras filiais ao redor do mundo. É nessa hora que o inglês se torna útil e é por esse motivo que quem fala tem mais vantagem do que quem não fala.

 

Sempre tive vontade de viajar para o exterior e fazer intercâmbio, mas infelizmente minhas condições financeiras nunca permitiram.

Aprender inglês é um processo que leva anos, então o fato de não ter condições de viajar para o exterior agora, isso não significa que deva começar a estudar inglês apenas quando se tem condições de bancar uma viagem. Comece a estudar agora e quando tiver condições, estará preparado para a viagem.

 

Resumindo Bruno, eu te recomendo tentar olhar para o mercado com outros olhos, procure se animar em relação a crise e principalmente, tente buscar melhorar seus conhecimentos, tanto em inglês quanto em sua área de atuação. Ficar desanimado achando que o mundo é ruim apenas pra ti, não irá resolver seus problemas, ou muito menos irá lhe trazer as oportunidades de trabalho que tanto deseja.

Apenas estudando, procurando formas criativas de resolver seus problemas é que conseguirá sair desse patamar e sair dessa situação.

E eu acredito que estudar inglês é uma das primeiras coisas que deveria fazer. Comece seus estudos o quanto antes e com o tempo você verá portas sendo abertas para você graças a esse conhecimento que irá aprender.

 

Sucesso e bons estudos! =)

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Quinzenal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜