Aljazeera – Por que você deve acompanhar esse site de notícia em inglês?

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Experimente gratuitamente agora!

Em 2011, compartilhei aqui no Blog Inglês na Rede 3 sites de notícias para praticar o seu inglês. Na época, esses eram os principais sites de notícias que costumava acompanhar. O meu objetivo era simples, seguir sites em inglês para praticar o que estudava e para aprender palavras e expressões novas. Ao invés de estudar textos fictícios de livros de ensino/estudo, estudar com notícias de verdade fazia mais sentido para mim.

Eu achava que se estudasse com textos de verdade, estaria melhor preparado para usar o meu inglês na vida real. Sem falar que a forma de escrita e os termos usados eram formais, algo muito importante para quem está começando a aprender um idioma.

Porém, não continuei praticando apenas com os sites recomendados naquele artigo. Após muito acompanhar os mesmos sites de notícias, senti a necessidade de buscar outras formas de escrita, outros pontos de vista relacionados ao mesmo assunto.

Nessa busca por outra opinião sobre os acontecimentos mundiais, encontrei o site de notícias da Aljazeera. Nesse artigo irei compartilhar o por que gosto tanto deste site e também por que recomendo a todos estudantes começarem a segui-lo também.

Aljazeera Media Network
Marca oficial da rede de notícias Aljazeera.

 

Um pouco sobre o site de notícia Aljazeera

Tomei conhecimento da rede de notícias Aljazeera ano passado, coincidentemente através da CNN, quando cobriam o ataque de São Bernadino, EUA.

A CNN tem um estilo diferente de apresentar as notícias. Eles costumam fazer as reportagens sem parar, quase que por um dia inteiro, principalmente quando se trata de um acontecimento grave ou muito polêmico.

Essa forma de jornalismo, com o tempo foi me chateando, já que parecia que o objetivo do jornal ao invés de informar o público sobre determinados acontecimentos, estava mais para enrolar ou mesmo “criar a sensação” de que era algo extremamente sério para manter os telespectadores assistindo. A estratégia funcionou bastante no começo, até começar a entender como eles lidavam com as notícia e começar a perder todo o interesse pelo o estilo jornalístico que eles utilizam.

Outro ponto que me desmotivou bastante, foi em relação a certos tópicos que a cultura americana não compartilham e entendem pouco e ainda assim, adoram criticar, tais como: islamismo, guerras religiosas, emigração, etc.

Obs.: Acho importante reforçar aqui que embora tenho algumas opiniões contrárias ao estilo jornalístico da CNN e outros jornais americanos, observo que na maioria das vezes eles fazem um bom trabalho. Alguns programas como o GPS, com Fareed Zakaria na CNN, é bastante interessante e tem um estilo jornalístico muito bom.

Entretanto, quando se trata de qualidade e comprometimento com a notícia, nesse quesito, eu dou bastante crédito ao site da Aljazeera. Acompanhando o trabalho deles por um tempo é possível notar uma preocupação com o conteúdo apresentado, como se eles quisessem dá a perspectiva deles sobre os acontecimentos do mundo, que coincidentemente, são totalmente imparciais e sempre buscam trazer informações que suportam as afirmações que fazem. Onde que em sites de notícias Norte-americano, a impressão que passa é que a opinião vale mais que os fatos ou as evidências.

Uma situação peculiar que é fácil notar essa diferença está quando o assunto é relacionado a ataques terroristas, guerras religiosas e tudo relacionado ao Islamismo. Por ser uma rede de notícia aparentemente do Islamismo, eles trazem uma perspectiva de quem é “de dentro” da religião. E por fazerem parte, eles não veem a notícia da mesma forma como os jornais de nossa parte do mundo, principalmente quando esses mesmos jornais, são injustos e propagam informações erradas.

Felizmente, informação e opinião importam e temos que ter muito cuidado ao escutar certos “experts” e suas opiniões sem conhecer ou entender o outro lado, e acredito que o site de notícia Aljazeera faz esse papel, de membro do outro lado, brilhantemente.

Sempre publicando notícias com uma perspectiva diferente dos comumente vistos por aqui, com uma preocupação e seriedade com o conteúdo apresentado, com um estilo de escrita agradável e focado no inglês britânico.

Foi acompanhando o trabalho deles por mais de um ano, lendo suas notícias, assistindo suas entrevistas, que comecei a gostar bastante do estilo jornalístico dessa instituição e são por esses motivos que recomendo a todos a adicionar o Aljazeera na lista de site de notícias para praticar seu inglês.

 

Assim, você poderá praticar a língua inglesa e ao mesmo tempo conhecer uma visão diferente sobre os principais acontecimentos mundiais. Em breve estarei compartilhando outro site de notícia que costumo ler e que irei recomendar aos leitores daqui do Blog.

Bons estudos! =)

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Semanal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Experimente gratuitamente agora!