A importância da atenção nos estudos do inglês

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Seja um membro PRO ➜

Escutar, ou listening em inglês, é um dos principais fatores para o aprendizado de qualquer coisa, não apenas de um idioma. O listening é importante para o entendimento do que é falado e também do que é absorvido quando estamos conversando ou escutando alguém falar.

Algo tão primordial para o aprendizado, e que muitos tem dificuldade em entender, principalmente em inglês. Mas será que os estudantes de inglês, principalmente os que estudam em escola de idiomas, estão tomando os devidos cuidados na hora de escutar seu professor de inglês? Será que estão se esforçando nas aulas em não apenas escutar por escutar, mas entender o objetivo do professor e o que ele está ensinando?

Não escutar para entender o que é falado é algo muito ruim para o desenvolvimento de qualquer atividade, matéria ou idioma, porém é algo comum não só apenas em salas de aulas, mas também em qualquer conversa ou debate sobre qualquer assunto.

Quando penso nessas perguntas, me vem também a questão da atenção em outros pontos importantes, principalmente para quem estuda um idioma sozinho. Por exemplo, será que os estudantes autodidatas, como eu, estão dando a devida atenção a seus estudos? Seja no âmbito da leitura, ou na hora de assistir vídeoaulas ou escutar seus podcasts?

Será que você, como estudante de inglês, está sempre fazendo notas das informações que aprende nos estudos, em sala de aula, em uma conversa com um nativo ou falante em um nível mais avançado que o seu? É seu hábito, toda semana, procurar aplicar em sua vida o que vem aprendendo? Ou pelo menos compartilhando com outros estudantes que ainda estão começando?

Nesse artigo, espero compartilhar um pouco de algo que já debati a respeito aqui no Blog, mas que é sempre bom reforçar, que é a falta de foco e atenção dos estudantes de inglês em relação ao estudos e objetivos desejados. Vamos juntos tentar entender como podemos melhorar esses problemas.

 

atencao-nos-estudos
Arrumar um local para estudar ajuda a focar no conteúdo estudado.

 

Preparação

Quando somos crianças, uma das primeiras e principais perguntas que nos fazem é, “o que você quer ser quando crescer?”. Uma pergunta legítima, já que todo o tempo, esforço e dinheiro serão investidos nessa escolha. Esse também é um dos motivos da importância em saber exatamente o que queremos ser ou onde queremos chegar.

Muitas pessoas procuram fazer várias coisas, assim poderão ter uma noção do que mais os atraem e os deixam feliz. Outros descobrem logo cedo a sua vocação e se dedicam a estudar para determinada área escolhida.

Mas o que isso tem a ver com inglês? Ou com a atenção nos estudos do inglês? Em minha humilde opinião, bastante coisa. Essa analogia mostra que para um estudante tomar proveito do que é ensinado, ele precisa entender primeiro o que ele deseja está sabendo no futuro, um estudante que não sabe seus pontos fortes no idioma, onde precisa melhorar, o que precisa aprender e etc, como ele irá desenvolver as habilidades sonhadas/desejadas?

Ou seja, antes de falarmos em como melhorar nossa atenção nos estudos, precisamos entender exatamente quais são nossos objetivos em relação a esses estudos. Para mim, esse é na verdade o ponto chave do estudante de inglês, pois sabendo onde se quer chegar e seus objetivos, você estará criando um atalho para chegar lá, tornando seu aprendizado mais rápido e também prazeroso.

 

Foco na atenção

Como o título do artigo é sobre atenção, não posso deixar de mencionar algumas coisas importantes. Principalmente, na parte do listening, onde é comum aqui no Blog as pessoas comentarem que tem dificuldades.

E eles talvez tenham razão, existem muitos obstáculos que nos interferem de escutar com certa atenção. Nossa mente pode está cheia de ansiedades, barulho ou movimentos na sala ou fora da sala que pode nos distrair.

Desconforto físico pode tornar difícil nossa concentração, entre muitos outros problemas que pode diretamente ou indiretamente afetar nossa capacidade de sentar, escutar e de fato prestar a atenção ao que o professor está ensinando, de forma a entender e absorver esse ensinamento.

 

Mas o que pode nos ajudar a manter essa atenção focada na aula ou no estudo?

Eu acredito que os olhos é um grande influenciador quando estamos tentando focar nossa atenção. Assim, por que não usar seus olhos de forma a que lhe ajude a se concentrar na aula ou estudo em questão? Quando um professor estiver dando exemplos, ou quando ele estiver lendo algo em inglês para a turma, o acompanhe em sua leitura no livro.

Resista a tentação de virar sua cabeça em uma direção oposta por causa de algum barulho ou distração de um colega de classe. Se você sempre ficar olhando para coisas sem sentido na aula, sua mente ficará cheia de coisas que só o distraem. Você estará sem informação importante, e também estará perdendo muito do que está sendo apresentado pelo professor.

Parece besteira, mas quem nunca esteve conversando cara a cara com alguém e algo chamou a atenção da outra pessoa – seja uma bela mulher ou homem, o carro preferido e etc, daí quando você pergunta se a pessoa entendeu, ela diz: “O que? Repete que não estava prestando atenção.” Ou seja, por um ou dois segundos de distração, a pessoa deixou de entender o que você falou por 5 minutos.

Isso tudo vem a reforçar da importância do foco que o estudante precisa dá aos estudos, e para os que estudam em escola de idiomas, ao conteúdo do professor.

 

Atenção aos pontos chaves

Algo importante que irá lhe ajudar no foco ao estudo e em seu aprendizado, é tentar entender qual é o foco da aula. O que o professor quer lhe passar nessa aula? O que ele deseja que você saia sabendo que você não sabia quando entrou na sala de aula?

E obviamente, a melhor forma de identificar isso é com atenção ao que é falado. Porém, escutar com atenção a uma aula ou conversa em inglês, envolve mais do que apenas colecionar pontos chaves, não sei o autor dessa frase, mas ela não fala mais que a verdade para o nosso contexto aqui:

Uma conversa é como uma jornada, embora exista várias coisas interessantes ao longo do caminho, o principal é o destino que se deseja chegar.

Ou seja, enquanto você está escutando com atenção a aula, tente entender o objetivo daquela aula, e claro, considere como esse(s) objetivo(s) irá lhe contribuir para o atingimento de seus objetivos pessoais. Pra isso, você precisa entender quais são seus objetivos pessoais, caso contrário, você poderá está atrasando seus sonhos e deixando de aproveitar seu tempo de forma mais eficiente.

Para encerrar, é importante mencionar que recebo um número grande de comentários e e-mails aqui no Blog de pessoas que querem aprender inglês, muitos perguntam como podem aprender inglês, como se a língua inglesa tivesse um esquina onde o estudante pudesse entrar e sair lá do outro lado, com a tão sonhada fluência.

Porém, algo que sempre pergunto quando recebo essas perguntas é: qual é seu objetivo em estudar inglês? O que pretende conseguir com a língua inglesa? E como pretende chegar lá? Nas respostas, percebo a falta de consciência de algumas pessoas sobre a questão do esforço que aprender um idioma exige, do foco, do saber onde ele quer chegar, do que ele quer aprender, da jornada que ele quer seguir, e que embora eles saibam que virão muitas coisas interessantes ao longo do caminho, o principal, que é o destino onde eles querem chegar, eles ainda não identificaram.

Isso reforça o meu desejo que todos pensem e analisem o que realmente querem, que decidam quais são seus objetivos, onde desejam chegar e então a partir daí, você pode começar sua caminhada, sabendo onde quer chegar, por que munido dessas informações será bem mais fácil encontrar a esquina que lhe levará até a fluência em inglês.

 

Bons estudos! =)

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Quinzenal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜