Lista de Vocabulário – Tempo, quantidade e seu uso

Olá gente! Hoje trago para vocês algumas dicas para quem gosta de fazer lista de vocabulário em inglês. Se você é como eu, tenho certeza que tem aquele caderno que anota todas as palavras, expressões e frases em inglês que não conhece e está sempre as revisando para se familiarizar com as palavras. Dessa forma, chegará o momento que tais palavras já não serão estranhas e você não irá ter a necessidade de está as revisando mais, fazendo parte de seu vocabulário.

Uma das primeiras pessoas que conheço que começou a ensinar a fazer esse “caderno de vocabulário” de forma organizada e sem regras gramáticais em inglês foi Denilso de Lima. Em seu artigo de 2009, How about organizing a Lexical Notebook? (Tradução literal, Como organizar um caderno de vocabulário?) Denilso ensina e explica uma maneira melhor de organizar seu caderno de vocabulário em inglês. Recomendo a leitura da dica.

Porém, na dica de inglês de hoje iremos focar na quantidade de palavras, expressões e frases que colocamos nesse caderno de vocabulário ou lexical notebook como foi curado por Denilso. Também iremos considerar a periodicidade que você coloca as palavras e frases em inglês em seu caderno/lista de vocabulário.

Se tiver dúvidas, perguntas ou sugestões, deixem na área de comentários no final do artigo.

 

Lista de Vocabulário em Inglês

 

Quantidade

Quando estamos criando uma lista de vocabulário ou mesmo um caderno de vocabulário, você pode ficar tentado a enchê-lo de palavras novas, como se seu caderno fosse um buffet e você tivesse direito a apenas uma passagem. Embora uma lista grande possa parecer interessante, essa não é a ação que eu recomende e explicarei por que.

Imagine que você pegue uma notícia em inglês de um jornal que não costuma ler, provavelmente você encontrará várias palavras que não conhece e irá começar a anotar essas palavras com a ajuda de um dicionário de inglês. Dependendo de seu nível de conhecimento em inglês e da quantidade de palavras que você conhece, você pode chegar a anotar mais de 20 palavras em seu lexical notebook tirados apenas de um único artigo.

Até ai tudo bem. O problema poderá ocorrer no tempo que levará para aprender e reter essas 20 palavras que anotou desse único artigo. A quantidade de palavras que anotamos em nossa lista de vocabulário ou em nosso lexical notebook deve ser levada em consideração. Aprender uma lista exige bastante concetração e energia, isso sem falar do tempo disponível que você terá para aprender as novas palavras.

Por isso, antes de sair anotando as palavras que não conhece em seu caderno de vocabulário, opte por entender o contexto geral do texto e as palavras que você ver repetidamente nesse texto, essas palavras que se repete valerá a pena você estudar e entender como elas funcionam em inglês.

Por isso aqui vai a primeira dica:

1ª Dica – Crie uma lista de vocabulário curta, apenas com as palavras necessárias e que realmente trará resultados para seu inglês.

 

Tempo

Outro ponto importante quando for criar uma lista ou um caderno de vocabulário em inglês é a quanto você já conhece das palavras dessa lista e quanto tempo você irá precisar para aprender e reter elas em sua mente.
Por exemplo, aprender 10 palavras que você conhece mais ou menos bem pode levar cerca de 10 a 20 minutos (tempo pode variar de pessoa para pessoa, idade, etc;), ao passo que aprender 10 palavras em inglês que você nunca viu em sua vida pode levar até 30 minutos.

Isso sem falar no seu tempo disponível para aprender as palavras dessa lista de vocabulário. Você pode ter o dia todo para estudar, já outras pessoas terão apenas 30 minutos no horário do almoço, outras terão apenas 10 a 20 minutos antes de ir para a cama, e assim por diante.

Ou seja, o tempo que você tem disponível para aprender e estudar essa lista deve ser levado em consideração quando você for criar sua própria lista de vocabulário.

2ª Dica – Dependendo do tamanho de sua lista (veja a dica anterior ) você deve separar um tempo que der para estudar, entender e praticar as palavras e frases de seu caderno de vocabulário.

 

Uso da Lista

Outro ponto importante quando for criar sua lista de vocabulário é em relação ao seu uso. Ou seja, das palavras que você irá anotar e estudar, onde você irá utilizá-las? Será que você está se preparando para uma entrevista de emprego em inglês? Ou está se preparando para algum teste de Cambridge? Dependendo do que você está estudando, sua lista ou seu caderno de vocabulário pode ter caminhos diferentes.

Georgia Scurletis que é diretora de Curriculum do site Vocabulary.com aconselha estudantes que querem fazer lista de vocabulário a começarem com 25 palavras, separando essa lista de palavras em objetivos mais direcionados as necessidades do estudantes, veja:

List learners must start with 25-word lists, then pare them down for more directed goals, or build them up for longer term learning at will.

Georgia Scurletis, diretora de Curriculum, Vocabulary.com

Ou seja, ela recomenda que além de separar as palavras que precisamos conhecer e estudar, que essas pequena lista seja proveitosa para nossos objetivos, seja ele qual for. Assim, além de está aprendendo palavras novas, ela estará nos sendo úteis também.

3ª Dica – Crie lista de palavras que além de melhorar seu vocabulário em inglês, que também sejam úteis em sua vida ou que tragam sentido para você. Seja no trabalho, em casa, etc.

 

Para encerrar a dica de hoje, compartilhe na área de comentários abaixo o seu método de criação de sua lista de vocabulário. De que maneira você a organiza? Quanto tempo você separa para estudar e praticar as palavras que coloca em sua lista?

Nas próximas dicas de inglês irei publicar também como eu organizo minha lista de vocabulário (lexical notebook), meu tempo para estudar e a quantidade de palavras que coloco. Assim espero que muitos aprendam através da minha experiência.

Até a próxima dica! =D

 

Links relacionados

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜