Criando metas e objetivos para seu inglês em 2016

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Seja um membro PRO ➜

Começo do ano é sempre inspirador e revigorante. É o começo de um novo ano, de novas oportunidades, de novas ideias e novos objetivos e projetos. Existe algo interessante no começo das coisas para nós seres humanos que nos faz sentir que será diferente. Talvez seja por que somos uma das poucas especies que temos a oportunidade e a capacidade de mudar ou alterar o que fazemos e buscar fazer de forma diferente, preferencialmente, de uma forma melhor. Esse deve ser um dos motivos que o começo do ano é tão importante e inspirador para muitos.

Começo de ano é também um momento quando muitas pessoas, inclusive nós do Blog Inglês na Rede, costumamos fazer resoluções com metas e objetivos que desejamos realizar a curto prazo. Embora muitas pessoas são contra a esse tipo de resolução, por achar que ninguém de fato atinge as metas estabelecidas ou não dão a devida atenção no atingimento da mesma, adicionar metas e objetivos sempre foi uma de nossas atividades e que tivemos muito sucesso.

Atrasos acontecem? Sim. A Sala, por exemplo, estava prevista para ser lançada no meio do ano de 2015, mesmo com esses atrasos que acontecem, acredito que as metas e objetivos sejam importantes para não lhe tirar do trilho. São elas que mantem nosso foco no que de fato é importante e no que trará o resultado para o que deseja atingir. É através das metas que separamos o que é importante e o que é irrelevante. É quando dizemos o que é perda de tempo e o que não é.

São por esses motivos que somos fã de definição de metas e objetivos. E é por esses motivos também que nesse artigo, iremos compartilhar algumas dicas que você pode usar para definir as suas metas para o ano de 2016.

As dicas dadas serão focadas para dois tipos de estudantes, os estudantes que já estudaram inglês ou que estudam atualmente e as pessoas que nunca estudaram ou que não estudam, mas que estão considerando começar os estudos da língua inglesa.

 

Você já estuda ou já estudou inglês?

 

Reavaliar metas antigas

Uma das primeiras coisas a se fazer se você estuda ou já estudou inglês ou deseja recomeçar os estudos é analisar metas antigas. Essas metas podem ser as que definiu para o ano de 2014 ou 2015 e que não conseguiu cumprir.

Pegue essas metas e analise se elas podem ser adicionadas e realizadas nesse ano de 2016 ou se elas necessitam de mais tempo para serem realizadas. Vejamos um exemplo de definição de meta correta e outro exemplo da definição de meta feita de forma errada.

Definição de Meta Errada:

  • Falar inglês com fluência;
  • Escrever um livro em inglês;
  • Arrumar um namorado(a) com meu inglês;
  • Entender o noticiário em inglês;
  • Etc.

Explicação: Essas definições são de longo prazo e não seriam concluídas com apenas um ano de estudo. Por isso elas não são as melhores definições para se colocar.

 

Definição de Meta Correta:

  • Ler livros mensalmente sobre gramática, listening, speaking, etc;
  • Aprender e comunicar diálogos básicos de apresentação;
  • Escrever textos básicos em inglês;
  • Entrar em salas de bate-papo e praticar semanalmente meu inglês;
  • Etc.

Explicação: Por que essa segunda definição é melhor e é a correta? Simples, na segunda definição acima, eu coloquei metas e objetivos que posso realizar no meu dia a dia durante o ano. São elas que irão me ajudar a realizar a meta maior, que é de fato falar inglês com fluência. (Aqui estou supondo que esse seja o desejo da grande maioria).

 

Leitura complementar sobre definição de meta: Como definir objetivos para seus estudos?

 

Definir metas simples que possam ser feitas diariamente é também muito bom para você avaliar se está tendo resultado. Exemplo, se seu objetivo é entender o noticiário em inglês e depois de seis meses de estudo e prática de listening, não consegui entender um noticiário simples, ai você precisará analisar a forma de seu estudo ou outro possível problema que possa está atrapalhando seu desenvolvimento. A ideia é avaliar se o método de estudo está funcionando e mudar no caso de não está dando resultado.

Por isso a importância de metas mais simples, metas que você possa fazer diariamente ou semanalmente, metas de curto prazo que venham a fortalecer ou ajudar a atingir os objetivos de longo prazo, essas são as metas e objetivos que você precisa criar para o ano de 2016.

 

Avaliar por que não atingiu metas antigas

Conheço essa citação muito famosa e que vem a calhar sobre esse assunto, ela é:

Insanity: doing the same thing over and over again and expecting different results.

 

Citação de Albert Einstein

Eu adoro essa citação por que é através dela que resumimos a explicação dessa parte de dicas sobre metas e objetivos, que é: você não conseguirá atingir suas metas e objetivos se continuar fazendo o que fazia ou o que deveria está fazendo no passado, principalmente se a forma que você estuda não traz os resultados que procura. Continuar no erro não irá aumentar ou trazer os resultados que tanto deseja.

Se você deseja atingir os resultados que definiu para seu inglês esse ano, aconselho a pensar diferente ou começar a fazer diferente. Estudou sozinho em 2015 e não conseguiu progredir no seu inglês? Mude para uma escola de idiomas. Estudou em uma escola e não viu melhora em seu aprendizado, tente estudar sozinho. Ou tente estudar com um professor de inglês particular, ou faça um curso de 3 meses no exterior ou faça um imersão em inglês no final de semana.

O objetivo é procurar formas diferentes de aprender inglês, sempre com foco no que dá mais resultado para seu aprendizado.

 

Você não estuda ou nunca estudou inglês?

 

Definir metas e objetivos

Se você não estuda ou nunca estudou inglês, existem três partes importantes que precisa definir. Elas são:

  • Definir onde você quer chegar;
  • Quando deseja chegar lá;
  • Defina o que estudar.

 

Essas três tarefas são explicadas com mais detalhes no artigo Como definir objetivos para seus estudos?. Responder essas três perguntas é de extrema importância, pois sem a resposta para essas perguntas, você terá mais dificuldades e talvez perca tempo perambulando sem rumo e sem objetivo.

É através da resposta dessas perguntas que você irá definir as metas desse ano para seus estudos. Primeiro você define exatamente onde você quer chegar com seu inglês, depois você define quanto tempo espera realizar esse objetivo (nessa parte, tente ser realista e não tão otimista) e por último, você define o que precisa estudar para atingir onde deseja chegar.

 

Respondendo essas três perguntas e definindo suas metas e objetivos para 2016, você terá mais chance de sucesso. E se caso você já definiu suas metas e objetivos para esse ano, compartilhe conosco na área de comentários ou deixe sua resposta na Sala, a Comunidade do Blog Inglês na Rede.

Cya e bons estudos! =D

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Quinzenal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜