Por que é importante um caderno de vocabulário?

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Seja um membro PRO ➜

Vez ou outra, respondo a dúvidas de leitores do Blog em forma de artigo. Hoje vou responder a dúvida da Luana, ela me fez uma pergunta um tanto interessante na área de comentário de uma dica aqui no Blog. Achei que merecia uma resposta mais elaborada e nesse artigo, respondo a pergunta dela.

 

Oi Renato.

Atualmente, meu estudo de inglês é baseado em aula particular. Utilizamos um livro como guia para ordem de assuntos.

Os exercícios são feitos diretamente no livro e a cada aula usamos uma folha específica de aula onde são feitas as anotações de novo vocabulário, gramática, etc.

Para estudar em casa uso um caderno onde faço resumos e escrevo sobre tudo: novo vocabulário, exercícios de escrita, etc.

Tudo isso para perguntar (risos): Para você é importante ter um caderno exclusivo para vocabulário? Por quê?

Obrigada.

 

De antemão Luana, me parece que você está bem organizada em relação a seus estudos e achei boa a estratégia de ensino de seu professor particular.

Agora respondendo a sua pergunta, eu acho muito importante ter um caderno de vocabulário por uma série de motivos. Alguns deles são:

 

Por sua utilidade

O simples fato de poder anotar palavras e frases que vamos aprendendo já é um motivo mais que bom para ter um caderno de vocabulário. Se você for uma estudante aplicada, sempre estará anotando palavras que vai aprendendo em situações fora da sala de aula, no seu caso, fora das aulas particulares. Ou seja, ele é muito útil para qualquer estudante de inglês.

Só por esse motivo, eu já recomendaria fortemente a utilização do caderno.

 

Anotar informações adicionais sobre certas palavras e frases

Se você já utiliza o caderno de vocabulário e nunca fez isso, provavelmente irá fazer. Fazer anotações em cima ou do lado da folha para adicionar mais significados a determinada palavra ou frase à medida que vai estudando e aprendendo.

Tem palavras que achamos que tem apenas certos significados, até encontramos a mesma palavra ou frase sendo usada em contextos inesperados. Quando encontramos tais palavras e frases sendo usada nesses contextos, elas precisam ser anotadas para que possa gravar seu uso. Isso enriquece seu conhecimento sobre a língua inglesa e aumenta seu vocabulário.

 

Facilidade para analisar palavras que aprendeu e anotou

Eu tinha o costume de pegar meu caderno de vocabulário apenas para revisar as palavras e frases que estudava. Na época, na verdade não era bem um caderno, eram várias folhas soltas onde anotava as palavras que aprendia e seus significados.

Sempre achei que constantemente olhando e revisando aquelas palavras e frases, minha mente acabaria que gravando tudo e eu não esqueceria mais. De certa forma, isso acabou acontecendo.

Um exemplo muito bom e de fato real que isso realmente funciona está em conversar com falantes nativos do português que vivem há muitos anos nos EUA, por exemplo. Fica muito claro que eles esquecem certas palavras e gírias por sempre estarem falando em inglês e não português. Como a maioria das pessoas tem pouco contato com o inglês cara a cara, a única saída é praticar através da leitura e escuta. E o caderno de vocabulário ajuda bastante nessa prática.

 

O caderno de vocabulário é como um histórico de suas atividades

Tudo o que você anota, aprende e pratica está nesse caderno. Ao longo do tempo, você não tem apenas um, você tem dois, três ou mais dependendo do tamanho de seu caderno e a quantidade de anotações de palavras que faz.

Com o tempo, você acaba percebendo quanto aprendeu. Isso é bom para nossa autoestima como estudantes de inglês. Um dos motivos pelo qual não desanimei quando comecei a estudar inglês, foi minha percepção do quanto tinha aprendido. Quanto mais aprendia, mais queria aprender, e isso me move até os dais de hoje.

 

Ou seja Luana, motivos da importância de se ter um caderno de vocabulário não faltam. Eu recomendo fortemente a qualquer estudante de inglês. Pode ter certeza que seu estudo de inglês será diferente com ele.

Cya! =D

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Quinzenal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜