Como saber se seus estudos estão surtindo efeito?

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Veja as vantagens de ser PRO

Como saber se seus estudos estão dando resultado? Como saber se não estou apenas perdendo tempo? Será que existe um caminho mais rápido ou fácil para a fluência em inglês? Esses são alguns dos vários pesadelos de nós, estudantes de inglês autodidata. Essas também são perguntas que nunca se calam e que vez ou outra voltam a nos atormentar.

Todo estudante que decide estudar por conta própria, seja por escolha própria ou por motivos financeiros, sabe dos riscos que irá enfrentar. Alguns dos pontos negativos são a solidão, a falta de feedback, geralmente temos poucas pessoas para praticar o que estamos aprendendo, entre outros motivos.

Essas são dificuldades que, alguns de nós, enfrentamos diariamente em nossa busca por dominar o idioma dos anglo-saxões.

Porém, de todas as dificuldades mencionadas, acredito que a falta de feedback seja uma das piores. Pois estamos investindo um bom tempo de nossas vidas estudando algo onde não temos certeza se iremos ou se estamos conseguindo os benefícios que buscamos.

Será que você estudante que ler esse artigo, está estudando o conteúdo de acordo com o nível que pode absorver? Será que está seguindo um cronograma de estudo organizado e que venha a lhe ajudar a dominar as 4 habilidades principais, sendo elas: ler, escrever, falar e ouvir? Como você sabe que seus estudos está surtindo o resultado que deseja ou almeja?

 

Carro preso no engarrafamento - Foco nos estudos
Como saber se está no rumo a fluência em inglês?

 

Enquete – Seus estudos estão dando resultado?

Para tentar entender os leitores aqui do Blog e saber se eles passam por essa dificuldade, gostaríamos muito de ter seu feedback sobre essa dúvida. Publicamos recentemente uma enquete aqui no Blog e nela, perguntei se você sabe se seus estudos está dando resultado.

Participe respondendo abaixo! 🙂

Como você sabe que seus estudos estão dando resultado?

  • Eu mesmo me avalio (41%, 26 Votos)
  • Não sei 🙁 (27%, 17 Votos)
  • Através de testes online (19%, 12 Votos)
  • Meu professor avalia (14%, 9 Votos)

Total de Votos: 64

Carregando ... Carregando ...

 

Obrigado por participar da enquete! 😀

Vamos ver agora algumas formas que você pode utilizar para avaliar se você está no caminho certo. Leia com atenção as dicas dadas e as coloque em prática sempre que puder. Vamos lá!

 

Avaliações Online

Uma maneira muito boa e barata de avaliar seu inglês é usando a internet. Existem vários sites online onde é possível fazer testes de aptidão ou mesmo teste de avaliação de conhecimento do seu inglês.

Esses sites podem ser usados para avaliar de forma simples e rápida se você está indo bem ou mal em determinados assuntos. Principalmente se você deseja avaliar apenas seus conhecimento em writing e reading, onde online é bem mais fácil.

 

Testando seu speaking

Mesmo assim, testar seu speaking não é tão complicado. Existem vários grupos online onde você pode conversar com outros falantes que dominam a língua inglesa. E não tem nada melhor que testar com pessoas reais em ambientes “de verdade”, onde seu inglês e sua comunicação será testada e avaliada.

Outra opção é participar de meetups em inglês. O Blog Inglês na Rede realiza meetups em inglês mensalmente no Recife. Essa é uma boa oportunidade para sentar e conversar em inglês, seja você um estudante iniciante ou um falante de inglês avançado, até mesmo nativo.

Aqui no Blog temos uma pequena lista de meetups em outras cidades. Veja se sua cidade está na lista, caso não esteja, procure em sua cidade se encontros como este são realizados. Se existir, nos avise que poderemos atualizar a lista com meetups realizados em sua cidade.

 

Testando seu listening

Avaliar seu listening é o fácil de todos. Exatamente porque conteúdo online para praticar o listening é extremamente abundante nos dias atuais.

É possível encontrar na net vários jornais com notícias em inglês, revistas, podcasts, vídeos no Youtube, músicas, entrevistas, documentários e etc. Ou seja, praticar o listening e avaliar se consegue entender o que é dito é mais fácil do que achar o amor de sua vida no Tinder ou no Badoo. =P

 

Pedir feedback do professor

Outra sugestão é solicitar feedback de alguém bem experiente no idioma ou de um professor de inglês. Eu costumava fazer isso bastante entre meus 13, 16 anos de idade, bem no início do meu estudo de inglês.

Ia na casa do falecido professor de inglês, Kássimo, e levava o material que estudava para ele dá seu feedback. Os conselhos deles foram importantíssimos para 1) entender qual tipo de material eu deveria estudar, pois na época estudava com materiais muito mais avançado do que poderia absorver e 2) ver o que ele poderia me dizer sobre meu progresso no idioma.

É claro que, eu era um pobre garoto de uma cidade pequena no litoral sul de Pernambuco. Dificilmente algum professor de cidade grande irá fazer esse tipo de avaliação sem cobrar algo antes.

Porém, isso não deve lhe desencorajar. Um professor de inglês é um profissional e merece ser recompensado por seu trabalho. Assim, use esse tipo de avaliação apenas quando necessário. Dessa forma não irá precisar gastar muito com avaliações constantes e quando precisar, terá o feedback que está procurando.

 

Concluindo

O que quero passar para todos é que, existem várias formas que um estudante pode usar para avaliar seu inglês, mesmo não fazendo parte de um curso de idiomas ou mesmo que ele não tenha um professor de inglês particular a sua disposição.

Estudar sozinho não é desculpa para não saber seu nível , ou para ficar perdido no que está estudando ou mesmo não saber se está ou não progredindo em seus estudos. Essas informações são importantes para nos guiar e nos motivar a continuar focando no que funciona.

As sugestões acima foram apenas algumas que você pode fazer para testar ou analisar se seus estudos estão surtindo efeito. E espero que elas lhe ajude e que o resultado desses testes lhe motive ainda mais a continuar os estudos da língua inglesa.

Caso você já tenha uma forma de avaliar seus estudos, compartilhe na área de comentários. Outros estudantes como você pode se beneficiar de sua metodologia. Também participe da enquete do Blog.

Bons estudos!

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Semanal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Vantagens de ser PRO