English 3.0 – Como a internet está influenciando a língua inglesa?

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Seja PRO ou Tente gratuitamente

Eu não sei vocês, mas nos artigos que leio sobre o futuro da língua inglesa, não é incomum alguém dizer que a internet está acabando com o idioma. Seja por que ninguém escreve direito, seja o não uso da gramática normativa, seja por que a comunicação está sendo perdida devido a digitalização, seja lá por qual for o motivo, sempre tem alguém para falar que ninguém vai falar inglês certo ou que o inglês está sendo afetado negativamente por causa da internet e etc.

Minha preocupação sempre foi em entender como o inglês é usado no mundo e se ele continuará sendo usado como é nos dias atuais, porém no futuro.

Nesse curto vídeo de 20 minutos, que poderá ver no começo desse artigo, Tom Chatfield, David Crystal, Robert McCrum, Fiona McPherson e Simon Horobin, autores e linguistas renomados, falam um pouco desse impacto que a internet trouxe para a língua inglesa e até que ponto esse impacto é negativo e principalmente, se vai durar.

 

English 3.0

 

Eu gostaria de destacar do documentário, um ponto que achei interessante, que é a visão de que a internet não está destruindo a língua inglesa e sim, apenas as pessoas estão usando a língua inglesa de formas diferentes.

Algo que percebo por experiência própria, é a forma como eu mesmo falava português aos meus 12 anos, que mudou muito aos meus 15, 18, 20 e agora aos 23. Ou seja, a medida que vamos crescendo, vamos passando por mudanças que por diversos motivos, acabam influenciando em nossos hábitos de fala, escrita e etc.

Se você sentar para conversar com seu avô ou avó, talvez eles consigam lhe fazer rir ou ficar surpreso, das diferenças que existiam na época deles.

O ponto aqui é entender como a comunicação está em constante mudança, de geração para geração ela vai crescendo e se adaptando. Crystal fala no documentário de outros eventos que mudaram o rumo da comunicação, tais como a invenção da impressão, do telefone, dos meios de comunicação,  e da internet. E no decorrer dessas mudanças, muitas pessoas achavam que era o fim.

No caso da internet, o impacto é notório, muita coisa mudou em nossas vidas. Tudo é online, digital, as relações interpessoais ficaram mais fracas, principalmente com os familiares. Na língua inglesa, trouxe uma gama de palavras e termos novos que vão e voltam dependendo da idade, nível social, ou da vida da pessoa que a fala.

Eu particularmente não acredito que a internet esteja destruindo a língua inglesa. Pelo contrário, acredito que ela abriu portas para um número maior de pessoas, terem acesso a informação e a usar essas informações como desejarem. Além de poder expressar opiniões da forma que desejarem. Toda essa interação acaba ajudando na criação de novas palavras, termos e também erros, comum a qualquer ser humano.

Para entender melhor, veja o vídeo acima, em inglês, e depois compartilhe o que você acha a respeito nos comentários. Cya around! =)

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Semanal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO