O que está fazendo para melhorar seu vocabulário em inglês? [Opinião]

Hoje a dica de inglês é para os que não querem melhorar vocabulário em inglês, para aqueles que têm medo de falar em inglês em público, que só arriscam alguma coisa quando estão sozinhos, na frente do seu professor ou só quando tem certeza do que vai falar. O resto do tempo passam protegidos pelas velhas desculpas “eu não sei falar inglês”, “o meu inglês é péssimo”, “a pronúncia é muito difícil” ou até mesmo a frase “não sei nem falar português, quanto mais inglês”.

Essa última frase para mim é o fim da picada. Desculpe, mas acho uma ignorância tremenda alguém pensar deste jeito nos dias de hoje.

Meu conselho

Por isso, aqui fica a minha dica: erre o máximo que puder agora, só assim haverá aprendizado e você verá resultados em seus estudos de inglês. Chegará um dia em sua vida que você não terá essa preciosa chance/oportunidade, aí o trabalho de estudar anos e anos poderá ser jogado no ralo.

A importância de praticar

Um bom exemplo disso é quando nos encontramos com um English native speaker (falante de inglês nativo) e nos deparamos com uma situação em que achávamos que falávamos inglês fluentemente, quando na realidade descobrimos que não falávamos. Nesse momento, sentimos a sensação de que deveríamos ter praticado, estudado e pesquisado mais.

Quem nunca passou pela experiência em que um native speaker dialogava com você e nem tudo que ele falava você entendia ou você pedia para ele repetir diversas vezes tentando entender o assunto em questão.

O que está fazendo para melhorar seu vocabulário em inglês? [Opinião]
Estudar e praticar é a melhor maneira de melhorar seu vocabulário em inglês

Pratique e não tenha medo de errar

Por isso, acredito que a melhor forma de falar/saber inglês fluentemente é praticando, ou melhor, “errando”. Você pode estar matriculado na melhor escola de idiomas do planeta, se você não praticar seu inglês fora da escola, não procurar novas informações em inglês, ler blogs de língua inglesa como este e escutar podcasts em inglês, você não vai melhorar seu vocabulário e muito menos conseguirá falar inglês fluentemente.

Conforme vamos praticando/errando, ficamos mais confiantes ao falar em inglês. Chegará um momento em que não ficará pensando se tal palavra se pronúncia assim ou assado, pois saberá qual é a palavra certa para determinado contexto.

Falará com mais firmeza e convicção, melhorando assim a sua pronúncia e dicção em inglês e logo mais estará falando como um americano/britânico/canadense/australiano ou seja lá qual for o inglês que você está estudando ou aprendendo.

A prática também fará com que você se familiarize com o idioma. Haverá momentos em que vai escutar frases em inglês, palavras e expressões idiomáticas que você nem mesmo precisará traduzir em sua mente. Elas virão quase que automaticamente. Dessa forma, melhorará a velocidade de resposta, e desse modo atingindo a fluência em inglês que tanto deseja.

Por isso, pratique, pratique e pratique. Erre, erre e erre. Não faça como muitos que deixam de aproveitar grandes oportunidades porque estudaram inglês, porém não conhecem e nem praticam a língua.

E você? O que está faz para melhorar seu vocabulário?

O que você está fazendo para melhorar seu vocabulário em inglês? Além do curso de inglês regular, você está escutando podcasts em inglês, lendo as notícias em inglês, lendo blogs como este que ajudam as pessoas a melhorarem seu vocabulário em inglês?

Compartilhe como está aprendendo inglês nos comentários abaixo.

Aguardo respostas. See you soon!

Dicas de Inglês

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.