O que significa “coolhunter” em português?

Em um mundo de redes sociais, internet e moda rodando as mentes das pessoas, fica cada vez mais difícil para as empresas saberem exatamente o que interessa ao seu público alvo agora e o que não irá os interessar no futuro.

A cerca de duas décadas foi criado o termo coolhunting, referindo-se a um novo tipo de profisional de marketing, chamados de coolhunters.

Na dica de inglês de hoje iremos aprender o que esse profissional faz e por que ele é de suma importância para as empresas que estão de olho no futuro de seus negócios.

 coolhunter em português? Como?

 

Significado

O termo coolhunter vem da junção da palavra “cool” (que em inglês pode significar tanto “legal/descolado” quanto “tendência”), com o termo hunt (que significa caçar, procurar, está sempre a procura de algo;).

Em português, coolhunter é um caçador de tedências, ou seja, ele está sempre antenado com as novidades principalmente de moda, design, marketing, inovação, publicidade e jornalismo, a procura de novidades e principalmente buscando conhecer os hábitos dos consumidores.

O trabalho do coolhunter consiste em sempre viajar, está observando e fotografando pessoas, lugares, também tem que está por dentro do que seus consumidores estão fazendo ou querendo/buscando.

 

Coolhunter como Profissão

Um caçador de tendências pode trabalhar em diversas áreas. Porém as mais comuns e que mais empregam atualmente são em firmas (chamada de coolhunting firms em inglês) e no interiores das empresas (In-house em inglês). Vejamos como cada uma delas funcionam.

 

Coolhunting Firm – Uma coolhunting firm na verdade é uma agência de marketing cujo principal trabalho é conduzir pesquisas com públicos específicos/definidos. Elas recolhem as informações, produzem relatórios detalhados e fazem previsões baseados nessas informações tentando descobrir/identificar tendências futuras.

Um ponto interessante é que essas pesquisas podem ser compradas por praticamente qualquer empresa/pessoa cuja intituição esteja direcionando algum produto ou serviço para o público alvo determinado.

As coolhunting firms também podem oferecer serviços de consultoria para quem deseja atendimento personalizado, prática muito comum a grandes corporações no mundo todo.

 

In-house – Diferente das coolhunting firms, algumas empresas optam por criar divisões de pesquisas dentro da própria empresa. Essa escolha tem algumas vantagens pois os dados coletados permanecem dentro da empresa e são usados para promover produtos internos.

Isso acaba se tornando uma vantagem por que pesquisas feitas por coolhunting firms estão disponível a qualquer pessoa que esteja disposta a pagar por ela. E quando a pesquisa é feita in-house, só sua empresa tem acesso aos dados, resultado, você um passo a frente da sua concorência.

 

Coolhunter, o Profissional

Como pudemos observar, o profissional coolhunter precisa ser uma pessoa antenada, tem que está ligada tanto online quanto offline. Como as empresas estão começando a dar mais atenção as redes sociais, o profissional tem que está familiarizado com os principais perfis sociais.

Ser uma pessoa dinâmica, ligada e observadora é muito importante para seguir a profissão também.

 

Eu acredito que seja só. Espero que tenha entendido o que é faz um coolhunter. Agora é com vocês! Deixe seus comentários com dúvidas, perguntas e sugestões. Aproveite também para nos seguir no Twitter, Facebook, Google+ e Orkut. Cya!

 

Dica de Inglês Relacionada

O que significa “headhunter” em português?

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜