O que “commodity” significa em português?

Um dos pontos positivos que a globalização trouxe, foi a troca de informações entre países. Pois foi através dessa troca de informações que outras oportunidades surgiram. Por exemplo, devido a facilidade e a rapidez na comunicação, os países ficaram mais “próximos” um dos outros e hoje podem fazer negócios de forma mais ampla e rápida.

O principal benefício veio na troca de mercadorias, importação e exportação. Nessa troca de mercadorias e, ao mesmo tempo, de conhecimento, houve uma troca do vocabulário utilizado. Ou seja, o uso de certos termos e expressões em inglês eram tão comuns, que mesmo a palavra não sendo do próprio idioma, acabaram que todos utilizavam a mesma palavra para facilitar.

Um exemplo de uma palavra que ficou conhecida e usada em sua forma original foi a palavra “commodity“. O uso dessa palavra foi tão amplo ao longo dos anos que outros países a “pegaram emprestado” e colocaram em uso sem traduzir para o idioma local.

Um desses países foi o Brasil. E nesse artigo você irá entender o que significa a palavra commodity em inglês e como fazemos uso dela por aqui. 🙂

 

Etimologia da palavra

Para os curiosos interessados em saber a origem da palavra commodity, segue uma explicação rápida a respeito.

Tudo começa com a palavra em Latim commoditas. Foi a partir dessa palavra que os franceses criaram a palavra commodité, palavra essa que no século XV a língua inglesa começava a usar, embora que uma versão um pouco alterada, chamada commodity.

 

Na época que os franceses pegaram emprestado a palavra do Latim, vários outros termos tinham sido criados com palavras semelhantes. Tais como commodus, de onde palavras tais como, commodious ou accommodate, foram criadas.

 

commodity em inglês
Soja e milho são alguns exemplos de commodities.

 

Significado de commodity

Antes de tentarmos entender o uso da palavra commodity em português, será bem mais fácil aprender como ela é usada em inglês. Já que foi da língua inglesa que a língua portuguesa a pegou emprestado.

E para responder a essa dúvida, eu fiz uma boa pesquisa online. Segue o que descobrir: de acordo com o dicionário de inglês Longman, a palavra commodity tem dois significados, são eles:

Significado 01: Commodity pode ser um um produto que é vendido ou comprado. Por exemplo, um produto agrícola, tal como o milho ou a soja.

 

Significado 02: Outro significado da palavra commodity é quando algo, ou alguma coisa, é de qualidade ou necessário.

 

A explicação do significado não é bem clara, como pode ver. Porém, esses dois não são os únicos significados que a palavra commodity possui. No dicionário Merrian Webster, podemos aprender alguns outros significados:

Significado 03: Algo obsoleto ou escasso (em sua qualidade ou quantidade).

 

Significado 04Um produto ou serviço que quando em excesso, seu preço tende a diminuir, levando a pequenas margens de lucro ou ao aumento de atenção por parte do público.

 

Significado 05: Algo que seja sujeito a troca ou exploração em determinado mercado.

 

Todos esses significados estão corretos, porém, no dia a dia eles ainda não nos ajudam muito, pois o uso da palavra commodity é bastante amplo. O importante é analisar que o uso dessa palavra está ligado diretamente a produtos e serviços, além de que está relacionado a economía.

Outro ponto é que nem sempre a tradução precisa ser literal, na verdade, nenhuma tradução é necessária, já que usamos ela em sua forma original tanto em inglês quanto em português. Veja alguns exemplos abaixo, retirado de sites de notícias reais, para entender ao que me refiro.

Exemplos

What makes something a commodity? (The Economist) – O que faz algo ser uma commodity?

Commodity price rally won’t stimulate new projects. (Financial Review) – O aumento do preço da commodity não irá estimular novos projetos.

 

Percebeu que em nenhum dos exemplos eu traduzir a palavra commodity? A tradução não é necessária pois seu uso em nosso idioma é o mesmo que em seu idioma original, o inglês.

Uma dica final, coloque a palavra commodity em sua lista de vocabulário junto às outras palavras similares em uso, tais como Shopping Center, smartphone, e tantas outras palavras que usamos em inglês, porém não traduzimos para o português ao usá-las aqui no Brasil.

Bons estudos! 🙂

Tags: commodity

Foto de perfil de Renato Alves

Renato Alves

Renato é um estudante de inglês autodidata, lecionou aulas particulares por dois anos. Atualmente, vive em Recife, PE e tem como principais hobbys, escrever para o Blog Inglês na Rede, produzir os podcasts do EnglishCast e ajudar na produção da Revista Inglês Brasil.

Assine nossa Newsletter

Se junte aos mais de 2.163 estudantes de inglês e assine nossa newsletter
para receber artigos do Almanaque, comentários e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês do IRB .
Envio Quinzenal

Deixe uma resposta