Será que as pessoas que falam outro idioma são mais inteligentes?

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Experimente gratuitamente agora!

Recentemente o site de notícias VOA – Voice of America publicou um artigo intitulado “Are people who speak more than one language smarter?” – Será que as pessoas que falam outro idioma são mais inteligentes?

Outro idioma?

Achei o artigo interessante e gostaria de compartilhar com vocês o que acho sobre o assunto.

Uma das primeiras coisas que me passou pela cabeça quando li o artigo foi sobre algumas recordações de parentes e amigos me dizendo o quão inteligente eles acreditam que sou por saber falar inglês com certa fluência.

Se você sabe falar inglês fluentemente e principalmente se aprendeu por conta própria, daí esta percepção de superinteligência fica ainda mais óbvia. Porém, além de um certo grau de inteligência, acredito que outras habilidades são necessárias para uma pessoa aprender outro idioma. Primeiro vejamos o que foi descoberto no artigo do VOA.

 

A Pesquisa

De acordo com uma pesquisa publicada neste artigo do site VOA News, até os anos 50, quem falava dois idiomas tinha baixas notas nos testes de inteligência. Já a partir dos anos 60, quem era bilíngue conseguia notas muito maiores do que quem era apenas monolíngue (pessoa que fala somente um idioma).

Recentemente, através de testes chamados “sistema de controle executivo”, a pesquisadora Ellen Bialystok, da Universidade de Toronto no Canadá, conseguiu provar que pessoas que falam dois idiomas são de fato mais inteligentes que outras, porém essa inteligência é mais evidente em habilidades específicas.

A pesquisa mostrou que quem fala outro idioma tem uma capacidade de comunicação muito maior do que quem é monolíngue, além disso, quem fala duas línguas consegue distinguir melhor o significado de uma palavra, chegando até a separar melhor os seus vários sentidos em diversos contextos (o que acontece muito na língua inglesa, por exemplo).

O estudo também provou que quem fala dois idiomas tem uma capacidade maior de controlar sua atenção. Isso seria possível por que quando estamos falando em outro idioma (em inglês, por exemplo) temos que sobrepor uma língua sobre a outra, exigindo um maior controle de atenção de nossa parte ao falarmos.

 

Meu Ponto de Vista

Muito se discute se quem fala outro idioma é mais inteligente ou não. Eu acredito sinceramente que para uma pessoa aprender outra língua existe muito mais envolvido do que simplesmente inteligência.

Imagine, por exemplo, que você seja considerado uma pessoa muito inteligente, ao estudar um idioma você reter as regras gramaticais rapidamente, tem certa facilidade com a pronúncia e consegue se expressar bem o que deseja no novo idioma. Talvez isso aparente que você tenha todas as habilidades necessárias para se tornar um falante fluente neste idioma, porém você não conseguirá falar fluentemente apenas com sua inteligência e aptidões.

Muitos outros fatores estão envolvidos no processo de aprendizagem de um idioma. E um dos fatores que acho muito importante e que noto poucas pessoas prestarem a devida atenção está na organização. Se você for desorganizado em seus estudos, principalmente se for um estudante autodidata, como espera manter um nível de crescimento aceitável em seu idioma?

Observe a analogia abaixo muito comum entre estudantes autodidatas:

Imagine que hoje você estude 30 minutos, amanhã mais 10 minutos, depois de dois dias 1 hora e meia, três dias depois 2 horas e assim por diante. Uma pessoa que estuda neste ritmo com certeza não verá bons resultados de seus estudos a curto nem ao menos a longo prazo, fazendo-o regredir ao invés de progredir no aprendizado de seu idioma.

Quem é organizado nos estudos tem facilidade em aprender mais rapidamente um idioma. Sabendo disso, você pode se perguntar, como posso me tornar mais organizado em meus estudos?

Veremos essa parte agora.

 

Como tornar seu estudo do idioma mais organizado?

booksTodos sabem que a organização é essencial em tudo que fazemos, ela nos traz resultados muito mais satisfatórios e muito mais rapidamente. No estudo de seu idioma não pode ser diferente.

Você tem que definir horários diários para estudar, a escolha de um local apropriado onde não seja interrompido também é muito importante. Além disso, sempre escolha a matéria/assunto que lhe traga mais resultados e que você se sinta mais a vontade ou que tenha mais prazer em estudar.

Por exemplo, alguns dos assuntos que mais gosto e que mais estudo para melhorar meu vocabulário são os “collocations”, as “expressões idiomáticas”, os “false friends”, os “Phrasal Verbs”, além das “gírias/slangs” é claro.

Quando as estou estudando sei que sempre estou aprendendo algo diferente, novas palavras e expressões que são usadas no nosso cotidiano. Embora eu ache o estudo da gramática importante, acredito que não adianta passar uma hora ou duas estudando a gramática se você não se sente motivado a isso. Isso os desmotivará e você não evoluirá em seu idioma.

Se você se mantiver motivado e organizado em seus estudos, tenha certeza que com tempo você notará que seu inglês dará um salto em tanto. A organização nos meus estudos é algo que faço desde que comecei a estudar inglês e quem tem me ajudado imensamente a melhorar meu vocabulário.

A organização nos estudos é só um exemplo de muitos de que você precisa muito mais que sua inteligência para aprender outro idioma. Se você for muito organizado, mas se não souber manter a atenção nos assuntos principais ou que te traz mais resultados, você também não verá bons resultados.

O importante é sempre ter um equilíbrio, use alguma qualidade que tenha para sobrepor alguma deficiência. Além de estudar no que te dar mais prazer e resultados, é claro.

 

E você o que acha? Quem fala dois idiomas são de fato mais inteligentes?

Compartilhe conosco sua opinião, você acredita que quem fala outro idioma é mais inteligente do que quem não fala? Se você concorda, por quê? Se discorda disso, também nos explique seu ponto de vista.

Conte-nos também como você organiza seus estudos e se ele está lhe trazendo os resultados desejados/esperados. Aguardo comentários. Cya!

 

Dicas Recomendadas

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Quinzenal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Experimente gratuitamente agora!