Exames de Cambridge – O que são, quais são e por que fazer?

Olá pessoal, as provas para os Exames de Cambridge estão chegando, se você está pensando ou se preparando para fazer o exame, maravilha. O certificado de realização dos Exames de Cambridge é mais uma forma de provar que tem proficiência em inglês, principalmente se for viajar ou estudar no exterior.

exames de cambridge

Porém, caso você não saiba o que são e para que servem os Exames de Cambridge, continue comigo que nesse artigo irei compartilhar um pouco sobre eles: o que são, quais são e também por que fazer.

 

O que são?

Para entender os exames de Cambridge, precisamos entender que existe algo bem maior que isso. Os exames nada mais são que uma forma de provar/certificar em qual nível de conhecimento da língua inglesa uma pessoa está, baseado em seus conhecimentos linguísticos, fluência, vocabulário, além da experiência e foco.

Todos os exames de Cambridge são organizados levando em consideração o CEFR – Common European Framework of Reference. A Universidade de Cambridge, muita famosa por prestar o serviço da aplicação das provas e também participar da formulação do exame é apenas a instituição que realiza e certifica esses estudantes de acordo com os testes que desejam.

Ou seja, a grande maioria dos exames atualmente é realizado pela Universidade de Cambridge, embora alguns deles, como o TOEIC, são realizados por outras instituições.

Obs: É importante lembrar que as instituições locais que realizam os Exames em sua cidade, geralmente escolas de idiomas, precisam ter autorização de Cambridge para prestar o exame. Verificar se a instituição que irá fazer é credenciada é importante.


Veja esse vídeo abaixo (em inglês) para entender melhor a formação e a estrutura do CEFR.

 

Como podemos ver no vídeo, existe um número muito grande de exames que podem ser realizados. Existem exames para motivos específicos e áreas específicas.

Nesse artigo irei focar nos principais e os mais conhecidos aqui no Brasil, caso queira conhecer os outros mais a fundo, recomendo que visite o site Cambridge English – Language Assessment.

 

Quais são?

Os principais exames realizados pelos brasileiros são:

 

Esses são os mais comuns aqui no Brasil, embora existam muitos outros como citei antes. Como os exames são realizados para verificar e certificar o seu nível de conhecimento no idioma, você pode começar pelo KET, um dos primeiros e mais básico, subindo gradativamente para o PET, depois o FCE e por ai em diante.

Isso não significa que precisa fazer esse caminho passo a passo, se desejar, pode começar pelo FCE ou CPE se achar que está preparado. O importante é ter o conhecimento para tal e se preparar bastante.

Dica: É importante antes de prestar o exame, estudar como a prova é realizada, quais assuntos cairão e estudar bastante. Como os exames de Cambridge não são gratuitos e nem baratos, é importante que faça o exame com confiança também.

 

Por que fazer?

Existe uma série de motivos para prestar os exames de Cambridge, os mais comuns são para testar seus conhecimentos, ou seja, verificar se está no nível que acha que está.

Outro motivo é quando vamos fazer um intercâmbio de estudo para o exterior, onde muitas instituições de ensino exigem o resultado do Exame IELTS ou similar. Isso claro dependendo do ramo de atividade, onde podem exigir exames específicos para o ramo/setor.

Os exames de Cambridge também podem ser realizados e utilizados como um termômetro para verificar se seu inglês está “em forma”. É muito importante para nós brasileiros, já que não temos tanto contato com a língua inglesa no nosso dia a dia.

Resumindo, os motivos para prestar os exames podem ser vários e varia de caso a caso, o importante é que entenda o funcionamento do exame que irá estudar e prestar, pois esses exames não são simples nem mesmo fáceis.

 

Para lhe ajudar, abaixo compartilho links úteis com informações importantes sobre os Exames de Cambridge. Agora é com você, escolha o exame, estude e boa sorte! =)

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜