Motivação – Não sei falar português quanto mais inglês

Hi, folks! Hoje o artigo vai para aquelas pessoas que têm medo de falar inglês em público, que só arriscam dizer alguma coisa quando estão sozinhas, na frente do professor ou mesmo quando têm certeza do que vai falar.

O resto do tempo passam protegidos, usando aquela velha desculpa de que “eu não sei falar inglês” ou “o meu inglês é péssimo” ou até o mesmo “não sei nem falar português quanto mais inglês”.

Motivação - Não sei falar português quanto mais inglês
Mantenha-se motivado. Não use a desculpa: não sei nem falar português direito.

Meu conselho

Por isso, aqui fica a minha dica (ou melhor, o meu conselho): erre o máximo que puder agora, só assim haverá aprendizado e progresso. Chegará um dia que você não terá esta oportunidade, aí o trabalho e esforço de uma vida inteira poderão ser desperdiçados.

Quem nunca passou pela experiência em que um native speaker falava com alguém e nem tudo o que ele falava a outra pessoa entendia? Eu já passei por essa situação.

São nestes momentos que percebemos que achávamos que sabíamos inglês, quando na realidade descobrimos que não falávamos. Acabamos por sentir a sensação de que deveríamos ter praticado mais, estudado mais, pesquisado mais e acima de tudo errado mais quando tínhamos chance.

As pessoas às vezes me perguntam qual a melhor maneira de falar/saber inglês fluentemente. Sempre digo que a melhor forma é praticando, ou melhor, errando”.

Assim, quando for falar em inglês, terá mais confiança em você mesmo. Não ficará pensando se tal palavra se pronúncia assim ou assado, falará com mais firmeza e passará segurança ao receptor.

Isso vai melhorar a sua pronúncia e dicção em inglês e logo mais estará falando como um americano/britânico/canadense/australiano, ou seja lá qual for o inglês que esteja estudando ou aprendendo.

A prática faz com que você se familiarize com o idioma. Haverá momentos em que irá escutar frases, palavras, collocations e expressões idiomáticas que você nem mesmo precisará traduzi-las em sua mente. Pois elas virão quase que automaticamente. Isso irá lhe ajudar em seu tempo de resposta, desse modo atingindo a fluência que deseja.

Conclusão

Por isso pratique, pratique e pratique. Erre, erre e erre. Não faça como muitos que deixam de aproveitar oportunidades brilhantes porque estudou/estuda inglês, porém não conhecem, nem praticaram a língua. Assim, eles não conseguem mostrar resultados.

Mas e você? Como você pratica o seu inglês? O que está fazendo para levar seu inglês para o próximo nível? Você é como muitas pessoas que dizem mal falo português quanto mais inglês?

Aguardo comentários.

Não esquecendo que você pode ficar atualizado do que acontece aqui no Blog através do nosso Twitter @inglesnarede e da nossa página no Facebook.

Cya next time!

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.