Você tem problemas de pronúncia?

Problemas com pronúnciaQuando eu comecei a estudar português, eu tinha muita dificuldade em reproduzir o som de “ão” e diferenciar entre “avó” e “avô” – e não vou nem falar do dia em que eu pedi uma “água de cocô” em vez de uma água de coco!

Acertar a pronúncia é essencial para alunos de qualquer idioma, não apenas para evitar erros constrangedores, mas também porque pronúncia boa é fundamental à comunicação. Que adianta ter um vocabulário imenso e gramática perfeita se ninguém consegue entender sua fala devido a problemas de pronúncia?

No meu trabalho com alunos brasileiros de todos os níveis, eu vinha notando as mesmas dificuldades de pronúncia em inglês, e criei um curso de pronúncia para ajudar a superar estes erros.

Apresento aqui cinco dos erros mais comuns, com exemplos para você praticar. Você escutar o áudio desta parte da postagem e praticar comigo.

 

1. Pronúncia do “R”

Em português, o “R” no início ou fim da palavra tem o som do “H” em inglês. Muitos alunos levam este hábito ao inglês, assim pronunciando restaurant como “restaurante” e confundindo pares de palavras como head  e red.

A letra “R” em inglês é um R forte – aquele que algumas pessoas chamam de “R caipira” – e sempre tem este som, seja no início, no meio, ou no final da palavra. Pratique com estes exemplos:

regular / restaurant / terrible / were

head / red

hair / rare

habit / rabbit

whom / room

 

2. Pronúncia do “TH”

O “TH” tem duas pronúncias: uma vocalizada (como nas palavras mother e there) e uma não-vocalizada (como nas palavras think e with). Como estes sons não existem em português, muita gente substitui um som de D ou F, respectivamente. O segredo do TH é colocar a língua entre os dentes e soprar. Pratique em frente do espelho!

TH vocalizado: brother / there / those / breathe / weather

TH não-vocalizado: Thursday / theater / teeth / truth / thirsty

 

3. Pronúncia do “S” em palavras parecidas

Em palavras parecidas que começam com “s” em inglês e com “es” em português, tenha cuidado para não adicionar este som de “e” antes da palavra em inglês – por exemplo, fale “sport” e não “es-port”

Pratique com estes exemplos:

Scandal

Spirit

Story

Special

Sports

Student

Se ficar difícil evitar o “e,” faça o seguinte exercício: prolongue e exagere o “S” inicial:

Sssssstudent

Repita várias vezes, cada vez diminuindo a duração do “S” até conseguir falar “student” perfeitamente!

 

4. Pronúncia de B, D, G, P, T, e K no final das palavras

Como os palavras em português não costumam terminar com estes consoantes, muitos alunos brasileiros adicionam um vogal a mais quando falam inglês. Assim, big vira biggie, rock vira rocky, e difficult vira difficulty.

Tente reproduzir a diferença:

eight / eighty

rock / rocky

sleep / sleepy

fog / foggy

red / ready

 

5. Pronúncia de Vogais Semelhantes

A língua portuguesa é linguisticamente rica em vogais, mais o inglês possui alguns vogais que não se encontram em português, que resulta em dificuldade em diferenciar pares de palavras com vogais semelhantes. Veja os exemplos:

seat / sit / set

this / these

dad / dead

man / men

pull / pool

heart / hot

No meu curso, você aprende algumas técnicas para superar estes e mais 10 problemas de pronúncia.

 

Como melhorar sua pronúncia

A boa notícia é que você pode, sim, melhorar sua pronúncia! Recomendo duas técnicas:

 

1) Faça menos reading e mais listening

Escutar inglês falado é essencial para melhorar a pronúncia, e é especialmente importante porque muitas palavras são pronunciadas diferentemente da forma que aparecem escritas:

women = wimin

bought = bót

how = rau

know =

climb = claim

Procure um podcast que vem com transcrição e segue os seguintes passos:

  • Primeiro, leia o texto e consulte o dicionário para aprender quaisquer palavras que você não reconhece, para o vocabulário não ser um obstáculo ao entendimento.
  • Em seguida, escute o áudio enquanto você acompanha o texto escrito.
  • Finalmente, escute o áudio de novo frase por frase, pausando depois de cada uma para repeti-la, procurando imitar a pronúncia correta.

 

2) Faça um curso de pronúncia

Estudar pronúncia especificamente vai lhe ajudar a identificar e consertar os erros que podem atrapalhar a comunicação. Treinar é importante também, pois os músculos da língua e boca precisam se acostumar com as novas combinações de sons.

No meu curso de pronúncia para brasileiros, você aprende como evitar os 15 erros mais comuns e pratica sua pronúncia com mais de 800 palavras e frases com áudio. O curso inclui uma avaliação personalizada da sua pronúncia, onde eu dou dicas individuais para você melhorar ainda mais.

Se assinar o curso até o dia 10 de junho, você ainda ganha um novo e-book sobre os 75 erros mais comuns de gramática e vocabulário na fala, com explicações que vão lhe ajudar a falar mais como um nativo. Não perca! É só clicar em www.pronunciaperfeita.com e se cadastrar para ter acesso imediato e permanente ao material.

Espero ver você dentro do curso!

Shayna Oliveira é natural dos Estados Unidos e mora no Brasil há 4 anos. Ela é professora de inglês e tradutora, e oferece dicas de inglês nos sites www.PronunciaPerfeita.com e www.EspressoEnglish.net.

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜