Verbos irregulares e regulares, como diferenciar?

Estuda inglês mas tem dificuldade? Não sabe se seus estudos
estão surtindo efeito? Está na hora de você tentar o Inglês na Rede.

Tudo o que você precisa para colocar seu
inglês em prática e atingir fluência.

Experimente gratuitamente agora!

PalavrasOlá gente! Recebi uma pergunta bem interessante do leitor Rafael Moura em nosso perfil no Twitter (@InglesnaRede). A pergunta é relacionada a identificação correta dos verbos regulares e irregulares em inglês. Ou seja, Rafael que saber identificar quando um verbo é regular e quando ele é irregular, assim ele poderá identificar e usar de forma correta do verbo em inglês.

Acredito que muitos outros estudantes tenham a mesma dúvida, e por isso, resolvi responder a pergunta do Rafael aqui no Blog. Porém, antes de responder a pergunta dele, iremos analisa-la e entende-la melhor, veja a pergunta abaixo:

Como recebemos visitantes de diversos níveis de proficiência em inglês aqui no Blog, para responder a essa pergunta do Rafael, primeiro irei explicar um pouco como é um verbo regular e um verbo irregular em inglês e quando eles são usados.

Uma das primeiras coisas que temos que entender e aprender é que todo verbo carrega um sentido de ideia ou ação em uma frase. Essa ideia ou ação pode ser expressada nos seguintes tempos verbais:

  • No presente, algo que está acontecendo ou que a pessoa está sentindo naquele exato momento;
  • No passado, algo que já aconteceu, sentiu, sofreu, etc. Algo que aconteceu no passado e ficou no passado. Observe que não inclui o passado perfeito (Present Perfect) aqui;
  • No futuro, algo que irá acontecer, algo que você irá sentir, prever, etc.

Obs.: Nessa dica irei focar apenas no passado, assim não perderemos o foco da pergunta do Rafael.

Para expressar essa ideia ou ação em uma frase no passado, em inglês teremos sempre que usar um dos dois verbos, são eles os verbos regulares e os verbos irregulares. Cada um tem uma forma ou o que podemos chamar de estrutura no passado em inglês, vejamos um pouco de cada um:

 

Passado dos Verbos Regulares

Os verbos regulares são usados no passado e particípio passado em inglês com o simples acréscimo do “ed” ou apenas do “d” no final. Essa regra é bem parecida com as dos verbos no presente simples quando estão na terceira pessoa do singular em inglês. (Leia mais sobre a regra do presente simples aqui.)

Vejamos alguns exemplos de verbos usados na forma ou estrutura regular em inglês, os verbos no passado abaixo são respectivamente to honor, to work e to guide.

Exemplos

  • This soldier is honored to helping you. – Este soldado está honrado em lhe ajudar.
  • Yesterday they worked all day long. – Eles trabalharam o dia todo ontem.
  • We were guided for his brother. – Nós fomos guiados pelo irmão dele.

Acredito que com as frases acima você já tenha entendido como são usados os verbos regulares em inglês e suas terminações no passado. Fizemos apenas acrescentar o “Ed” ou o um “D” no final do verbo deixando o assim no passado.

É importante que você grave essa informação pois o número de verbos irregulares é MUITO MENOR que o de verbos regulares, deixando a maioria dos verbos seguindo essa regra.

 

Passado dos Verbos Irregulares

Em um mundo perfeito, todos os verbos seriam como os verbos regulares, onde quando fossemos expressar uma ideia ou ação no passado, apenas acrescentaríamos um “ed” ou um “d” no final dos verbos e pronto, estaríamos expressando perfeitamente nossa intenção em inglês.

O problema é que os verbos irregulares não seguem a mesma regra ou ordem dos verbos regulares. Pelo contrário, cada verbo irregular tem uma forma diferente para cada tempo verbal no passado em inglês. Ou seja, existem verbos com maneiras diferentes de escrever nos tempos verbais passado em inglês, veja alguns exemplos deles na tabela abaixo no passado simples e no particípio passado:

Verbos Passado Simples (Past Simple) Passado Particípio (Past Participle)
Arise Arouse Arisen
Begin Began Begun
Dream Dreamed/Dreamt Dreamt
Dive Dived/Dove Dived
Draw Drew Drawn
Drink Drank Drunk
Fall Fell Fallen
Fight Fought Fought
Speak Spoke Spoken

 

Como dá para notar na tabela acima, cada verbo irregular tem sua própria maneira de escrever, falar, etc, variando do tempo verbal que está sendo usado. Também é possível notar que um verbo irregular pode assumir tanto a estrutura irregular, como também a estrutura regular ao mesmo tempo, como é o caso do verbo “to dream” em inglês.

Vejamos alguns exemplos simples para você entender, os verbos no passado irregular abaixo são, to drive, to lie, to sit e to run.

Exemplos

  • Susan drove to London two weeks ago. – Susan dirigiu (se mudou para, viajou para) até Londres duas semanas atrás.
  • Juan lay on the couch and his sister sat on the floor. – Juan deitou no sofá e sua irmã sentou no chão
  • We run two kilometers yesterday. – Nós corremos dois km ontem.

Se você prestou atenção nos verbos irregulares em seu estado normal e suas formas no passado na tabela e nos exemplos acima, acredito que notou a grande mudança em sua forma de escrever de um tempo verbal para outro.

É essa mudança que deixa muitos estudantes de inglês confusos e acredito eu que foi essa diferença que deixou Rafael confuso e o que fez ele me perguntar quais são os verbos regulares e quais são os irregulares em inglês?

Isso também nos faz fazer as seguintes perguntas: Quando devemos usar um e quando devemos usar o outro? Como podemos identificar se um verbo é regular ou irregular? E qual passado gramatical está esse verbo irregular, passado simples ou particípio passado?

 

Vamos as Respostas

Agora que já sabemos um pouco como é um verbo irregular e um verbo regular, como eles são usados em inglês e suas diferenças de acordo com o tempo verbal no passado em inglês, podemos responder a pergunta do Rafael, vejamos novamente sua dúvida:

@RafaelMoura – A resposta para essa pergunta é sim e não. Por que? Para identificar se um verbo é irregular ou não é mais fácil. Precisamos apenas olhar para ele e ver se ele não tem a estrutura regular no passado (com o “ed” ou o “d” no final). Quando em um texto/artigo encontrar uma frase onde o verbo não tem essa estrutura, então podemos dizer que ele é irregular.

Da mesma forma é o verbo regular, se em uma frase o verbo estiver com um “ed” ou o “d” no final, é muito provável que ele seja um verbo regular no passado simples.

Obs.: Vale salientar que existe certos verbos que também assumem formas irregulares e formas regulares ao mesmo tempo quando estão no passado em inglês. Um bom exemplo dele citado aqui nessa dica é o verbo “to dream“, na tabela mais acima. Por isso, o importante é sempre que ver esses verbos irregulares, anotar em seu caderno de vocabulário e revisar para não esquecer.

Outro ponto importante Rafael é que embora tenhamos que de certa forma gravar esses verbos em nossa cabeça, eu particularmente não sou fã e não recomendo decorar lista de verbos em inglês. Prefiro seguir as dicas e conselhos dos grandes gurus no ensino da língua inglesa como Denilso de Lima, que pregam que a melhor maneira de aprender verbos, collocations, expressões idiomáticas e gírias em inglês é pelo contexto da frase, ou nesse caso, aprender o significado e uso de um verbo por dia/vez.

Por hoje é só folks! Espero ter ajudado. Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria fazer uma pergunta, deixe um comentário na área abaixo. Até a próxima dica! 😀

 

Outras dicas interessantes sobre o assunto:

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês.
Envio Quinzenal.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Experimente gratuitamente agora!