Dicas para aprender inglês em casa

Muitas pessoas desejam aprender inglês (em casa) e não faltam motivos. Desde poder ver séries sem legenda, conseguir aquela promoção na empresa, se comunicar durante aquela viagem para Miami, conseguir uma bolsa de estudos no exterior, entre outros motivos.

Muitas pessoas não têm tempo para ir a uma escola, por possuírem uma vida corrida, ou tempo livre em horários muito complicados. Há pessoas que trabalham de madrugada ou em escala 12×36, por exemplo. Uma situação dessa pode desanimar e fazer com que desistam de aprender inglês, pois não podem assumir um compromisso em determinado horário de ir a uma escola de idiomas para assistir às aulas. 

Uma pessoa que não conseguisse ir a uma escola de inglês não teria muitas alternativas para aprender antigamente, mas hoje em dia há muitos materiais disponíveis. Seja na internet ou por meio de livros didáticos, qualquer um pode aprender no conforto da sua casa nos horários que tiver tempo livre. Parece uma ótima opção, não é?

Pensando nessas pessoas, nesse artigo abordaremos algumas dicas sobre como aprender inglês em casa e aumentar seus conhecimentos da língua, vamos lá?

estudando em casa
Aprender inglês em casa é possível.

Defina um objetivo

Você quer aprender inglês, certo? Mas o que você deseja fazer com a língua?

Saber qual é o seu objetivo ao aprender inglês é essencial para dar direcionamento aos seus estudos e facilitar a busca de materiais de estudos. Defina um objetivo bem específico. “Ser fluente” e “falar bem” não é um objetivo bem definido, mas “entender as reuniões da empresa”, “sobreviver no exterior”, “mandar e-mails em inglês”, “ver séries sem legenda” e “passar em um exame de proficiência (como os de Cambridge, por exemplo), são objetivos específicos e mais fáceis de traçar um plano de estudos.

Pense em uma pessoa que quer uma promoção na empresa. Ela pode focar seus estudos na aquisição de vocabulário de negócios, sobre como escrever e-mails, palavras-chave que podem aparecer durante uma reunião.

Definir um objetivo e traçar um plano sólido de estudos são somente o ínicio para uma jornada de estudos e aprendizagem bem sucedida.

Sozinho, professor particular ou plataforma online?

O fato de você aprender inglês em casa não significa que você vai aprender sozinho. Muitos professores particulares ensinam inglês online, por meio de plataformas de videoconferência e até pelo WhatsApp. Caso você opte por aprender com auxílio de um professor, por exemplo, pesquise bem as opções disponíveis e seja claro quanto as suas razões para estudar inglês. Saber as opções e as razões vai te ajudar a não se decepcionar e acabar pagando mensalidades para o professor ou a assinatura de uma plataforma online e se arrepender depois.

Escolha o material de estudos

Após definir qual seu objetivo com a língua inglesa, é hora de procurar materiais e conteúdos focados em seus objetivos. Escolher o material de estudos adequado é extremamente importante, ainda mais para quem optar por aprender sozinho.

Se você deseja aprender inglês para negócios, por exemplo, procure materiais e sites que falem sobre esse assunto, as principais palavras e o uso em contexto.

Você pode procurar dicas de como escrever e-mails, exercícios com vocabulário de negócios ou vídeos no Youtube que ensinam o que você deseja aprender.

Ouça músicas e acompanhe as letras

Muitas pessoas começaram a aprender inglês através das músicas. Hoje em dia você não precisa comprar o CD para acompanhar a letra com a tradução do lado, nem mesmo comprar uma revista sobre música. Muitos sites, como o Vagalume, por exemplo, possuem a letra original e a tradução ao lado, assim você consegue acompanhar a letra e a tradução. Existe até um programa na TV Cultura com essa proposta, o Inglês com Música.

Além de você treinar seu listening, ganhar vocabulário, você pode aprender ouvindo músicas que você gosta. Não é interessante?

Leia em inglês

Você gosta de ler notícias? Que tal começar o dia e se informar em inglês por meio de canais como a BBC ou CNN? Você ficará informado sobre as últimas notícias e ainda terá oportunidade de adquirir vocabulário.

“Ah, mas eu sou iniciante, não consigo ler quase nada”. Não há com o que se preocupar, pois existem outras maneiras de treinar sua leitura. Há muitos livros de leitura fácil e designado para estudantes, como os graded readers, por exemplo.

O importante é organizar um tempo em casa para praticar sua leitura em inglês diariamente.

Assista filmes e séries em inglês

Você tem alguma plataforma de streaming? Que tal ver um filme ou série em inglês? 

Veja filmes com áudio e legenda em inglês, para que você conheça mais os sons da língua, veja o uso em diversos contextos e também adquira vocabulário. Se você ainda está começando, tente ver desenhos animados de apenas 20 minutos. Assista primeiro o episódio em português e depois veja mais 2 vezes  em inglês.

O hábito de ver filmes e séries em inglês ajudará a melhorar o seu listening, além disso, torna o seu estudo muito mais interessante com a aquisição de novas palavras e até gírias.

Tenha disciplina e mantenha um estudo constante.

É melhor estudar meia hora por dia do que estudar três horas uma vez por semana, pois temos tendência a esquecer o conteúdo estudado se não fizermos uma revisão. Por isso, procure dividir bem o seu tempo de estudos ao longo da semana, para que assim você tenha contato constante com a língua e também facilita a memorização do vocabulário e as regras gramaticais. 

Usar o app Duolingo vai te ajudar a criar disciplina com a língua. O app te manda mensagens até que você estude por alguns minutos todos os dias. Colocar um alarme no celular também pode te ajudar a parar para estudar.

Encontre pessoas para praticar

Essa dica pode ser feita para aprender inglês em casa ou fora de casa.

Você pode encontrar outras pessoas interessadas em conversar em inglês, tanto nativos quanto estudantes, pela internet. Existem grupos nas redes sociais focados em encontrar pessoas que estudam inglês e que queiram praticar a conversação. Com o celular, você pode entrar em grupos de whatsapp e telegram ou baixar aplicativos em que é possível encontrar nativos em inglês que queiram aprender português, assim um ensina o outro, formando uma relação benéfica para os dois.

Pela internet, muitas pessoas marcam encontros em determinados lugares para falar em inglês. Em sites como o meetup, por exemplo, você pode procurar eventos para estudantes de inglês.

Aqui no Inglês na Rede também temos uma copilação de meetups com locais com encontros de inglês.

Não tenha medo de errar

Errar faz parte do aprendizado, todos nós estamos sujeitos a cometer erros, até mesmo os nativos cometem alguns erros gramaticais. Por isso, não tenha medo de falar e nem vergonha de perguntar pois só assim você conseguirá praticar e aperfeiçoar suas habilidades. Você é um estudante de uma língua estrangeira, é normal que não fale perfeitamente logo no começo. Tenha paciência e perseverança e logo você colherá os resultados.

Não existe fórmula secreta para aprender uma língua. O que existe são técnicas e estratégias que vão te ajudar a aprender e essas acima e as demais deste blog com certeza vão te ajudar na aquisição da língua. 

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.