Inglês para vestibular e concurso

Hi folks! Hoje temos um guest post dos organizadores do site Questões de Concurso. Um site com provas, exercícios e materiais para quem está fazendo ou estudando para concursos. Espero que achem útil! Se você quiser sugerir um artigo para o blog, entre em contato, será um prazer. =)

Se preparar para uma prova (concurso ou vestibular) não é fácil. Exige muita dedicação e estudo. Principalmente quando as provas incluem questões em inglês ou outras línguas. As provas de língua estrangeira visam medir o conhecimento do candidato e constatar se este conhecimento é suficiente para o exercício da função definida ou para o ingresso em uma escola de ensino superior.

Assim como nas provas de português, as questões de inglês em vestibulares e concursos estão cheias de pegadinhas e, para se dar bem, é necessário muita atenção na hora de resolver estas questões. Mais do que nas perguntas de português, já que esta é nossa língua nativa. Isto quer dizer que, por melhor que seja o seu domínio da língua inglesa, você ainda pode se confundir na hora da prova, principalmente por causa do nervosismo que toma conta de quem está sendo testado.

Uma ótima dica para quem quer se preparar para as questões de inglês em vestibulares e concursos é a leitura de artigos e livros em inglês, sem ajuda de tradução. O esforço que se faz na hora de ler um livro inteiro em inglês faz com nossa memória se acostume melhor a “pensar em inglês”. Muitas vezes, temos a tendência de “pensar em português”, ou seja: lemos uma frase em inglês, traduzimos mentalmente para o português, pensamos a resposta e traduzimos a resposta para o inglês. O ideal seria condicionar o cérebro a pensar em inglês, raciocinar e desenvolver a resposta também em inglês.

O consumo de conteúdo escrito em inglês faz com que a gente se acostume com determinadas expressões que só são usadas e só fazem sentido na língua inglesa. Da mesma maneira que existem pegadinhas nas questões em português, existem também em inglês. Assim, se você usa o método “lê em inglês – traduz – responde em português – traduz a resposta”, corre o risco de se perder na tradução e acabar errando a resposta.

Se a prova for para uma área muito específica, a dica quente é pesquisar termos técnicos daquela área. Na maioria das vezes, as questões mais complexas estão ligadas a estas expressões que, por não utilizarmos no dia a dia, acabam nos confundindo muito.

Outro ponto importante é estar com a bagagem cheia de sinônimos. Usar, em todas as respostas, as mesmas palavras, pode mostrar que seu vocabulário é pequeno, mesmo acertando as respostas. Se a prova exigir redação em outras línguas, este pode ser um ponto crucial na hora da avaliação.

Por fim, é preciso estar por dentro das notícias de conhecimentos gerais. Neste quesito, fica a dica: a maioria das provas usa como base as seguintes publicações The Economist, The New York Times, Newsweek, BusinessWeek e The Wall Street Journal. A maioria delas tem bastante conteúdo online disponível, sem falar que eles são gratuitos.

Fica a dica! =)

 

Dicas Relacionadas

Assine nossa Newsletter

Se junte a outros estudantes de inglês iguais a você e assine a newsletter para receber
artigos do Almanaque, perguntas da Sala e ficar informado da publicação de novas dicas de inglês. Não enviamos spam.

Você precisa está logado para deixar um comentário. Ainda não é membro, faça parte, é gratuito! :D

Logar ou Seja PRO ➜